Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Leandro José
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3197
Resumo: Perfis Conceituais foram pensados por Mortimer como uma maneira de modelar a heterogeneidade do pensamento nas salas de aula de Ciências e, ao curso das décadas, passou a contar com um arcabouço teórico e metodológico que permite pensar a proposta como uma teoria de aprendizagem, a Teoria dos Perfis Conceituais. A proposição de perfis conceituais, as reflexões teóricas e metodológicas e as aplicações em sala de aula configuram os caminhos mais usuais das investigações neste programa de pesquisa, porém, mas recentemente, alguns trabalhos centram as atenções em modos e pensar e formas de falar relacionadas a comunidades de prática, grupos que compartilham mesmos interesses. Assim, situamos o presente trabalho nesta perspectiva, apresentando o objetivo geral, analisar a emergência das zonas dos perfis conceituais de Energia, Substância e Vida em imagens e em vídeos de jogos de videogame clássicos, que foram apresentados a três gamers, com diferentes relações com as Ciências Naturais, que atuam em instituições diferentes, mas que fazem parte da mesma comunidade de prática. A partir de entrevista semiestruturada com os participantes, buscamos analisar a emergência dos modos de pensar sobre tais conceitos, a partir de suas formas de falar, quando colocados em situações específicas dos jogos, a partir das situações apresentadas, imagens e trechos curtos de jogos, exibidos em vídeo. Nas análises, buscamos associar as formas de falar com os modos de pensar que são característicos das zonas de cada um dos perfis conceituais considerados. Percebermos a emergência de várias zonas dos perfis conceituais destacados, associados a cada um dos contextos apresentados, em situações dos jogos, levando em consideração o valor pragmático de cada modo de pensar. Ainda, consideramos a proposta como uma possibilidade de ampliar a compreensão sobre conceitos fundamentais nas Ciências, em situações fora das salas de aula, ampliando os direcionamentos para o programa de pesquisa em perfis conceituais.
id UFRPE_5601e9dbf05998890bbe5394dee91c11
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3197
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos?Ensino de CiênciasAprendizagemConceitosPerfis Conceituais foram pensados por Mortimer como uma maneira de modelar a heterogeneidade do pensamento nas salas de aula de Ciências e, ao curso das décadas, passou a contar com um arcabouço teórico e metodológico que permite pensar a proposta como uma teoria de aprendizagem, a Teoria dos Perfis Conceituais. A proposição de perfis conceituais, as reflexões teóricas e metodológicas e as aplicações em sala de aula configuram os caminhos mais usuais das investigações neste programa de pesquisa, porém, mas recentemente, alguns trabalhos centram as atenções em modos e pensar e formas de falar relacionadas a comunidades de prática, grupos que compartilham mesmos interesses. Assim, situamos o presente trabalho nesta perspectiva, apresentando o objetivo geral, analisar a emergência das zonas dos perfis conceituais de Energia, Substância e Vida em imagens e em vídeos de jogos de videogame clássicos, que foram apresentados a três gamers, com diferentes relações com as Ciências Naturais, que atuam em instituições diferentes, mas que fazem parte da mesma comunidade de prática. A partir de entrevista semiestruturada com os participantes, buscamos analisar a emergência dos modos de pensar sobre tais conceitos, a partir de suas formas de falar, quando colocados em situações específicas dos jogos, a partir das situações apresentadas, imagens e trechos curtos de jogos, exibidos em vídeo. Nas análises, buscamos associar as formas de falar com os modos de pensar que são característicos das zonas de cada um dos perfis conceituais considerados. Percebermos a emergência de várias zonas dos perfis conceituais destacados, associados a cada um dos contextos apresentados, em situações dos jogos, levando em consideração o valor pragmático de cada modo de pensar. Ainda, consideramos a proposta como uma possibilidade de ampliar a compreensão sobre conceitos fundamentais nas Ciências, em situações fora das salas de aula, ampliando os direcionamentos para o programa de pesquisa em perfis conceituais.Conceptual Profiles were thought of by Mortimer as a way to model the heterogeneity of thinking in Science classrooms and, over the decades, came to rely on a theoretical and methodological framework that allows thinking of the proposal as a theory of learning, the Theory of the Conceptual Profiles. The proposition of conceptual profiles, theoretical and methodological reflections and applications in the classroom configure the most usual paths of investigations in this research program, however, more recently, some works focus attention on ways of thinking and ways of speaking related to communities of practice, groups that share the same interests. Thus, we situate the present work in this perspective, presenting the general objective, to analyze the emergence of the zones of the conceptual profiles of Energy, Substance and Life in images and in videos of classic video games, which were presented to three gamers, with different relationships with the Natural Sciences, which work in different institutions, but which are part of the same community of practice. Based on a semi-structured interview with the participants, we sought to analyze the emergence of ways of thinking about such concepts, based on their ways of speaking, when placed in specific situations of the games, based on the situations presented, images and short excerpts from games, displayed on video. In the analyses, we seek to associate the ways of speaking with the ways of thinking that are characteristic of the zones of each of the conceptual profiles considered. We perceive the emergence of several areas of the highlighted conceptual profiles, associated with each of the presented contexts, in game situations, taking into account the pragmatic value of each way of thinking. Still, we consider the proposal as a possibility to broaden the understanding of fundamental concepts in Science, in situations outside the classroom, expanding the directions for the research program in conceptual profiles.BrasilSimões Neto, José Euzébiohttp://lattes.cnpq.br/3815549830656148http://lattes.cnpq.br/3560726840212196Silva, Flávia Cristiane Vieira dahttp://lattes.cnpq.br/7354496286889274Barbosa, Leandro José2022-09-05T19:37:13Z2022-09-05T19:37:13Z2022-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfBarbosa, Leandro José. Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos? 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3197porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-09-05T19:37:27Zoai:dspace:123456789/3197Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-09-05T19:37:27Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos?
title Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos?
spellingShingle Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos?
Barbosa, Leandro José
Ensino de Ciências
Aprendizagem
Conceitos
title_short Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos?
title_full Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos?
title_fullStr Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos?
title_full_unstemmed Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos?
title_sort Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos?
author Barbosa, Leandro José
author_facet Barbosa, Leandro José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões Neto, José Euzébio
http://lattes.cnpq.br/3815549830656148
http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
Silva, Flávia Cristiane Vieira da
http://lattes.cnpq.br/7354496286889274
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Leandro José
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Aprendizagem
Conceitos
topic Ensino de Ciências
Aprendizagem
Conceitos
description Perfis Conceituais foram pensados por Mortimer como uma maneira de modelar a heterogeneidade do pensamento nas salas de aula de Ciências e, ao curso das décadas, passou a contar com um arcabouço teórico e metodológico que permite pensar a proposta como uma teoria de aprendizagem, a Teoria dos Perfis Conceituais. A proposição de perfis conceituais, as reflexões teóricas e metodológicas e as aplicações em sala de aula configuram os caminhos mais usuais das investigações neste programa de pesquisa, porém, mas recentemente, alguns trabalhos centram as atenções em modos e pensar e formas de falar relacionadas a comunidades de prática, grupos que compartilham mesmos interesses. Assim, situamos o presente trabalho nesta perspectiva, apresentando o objetivo geral, analisar a emergência das zonas dos perfis conceituais de Energia, Substância e Vida em imagens e em vídeos de jogos de videogame clássicos, que foram apresentados a três gamers, com diferentes relações com as Ciências Naturais, que atuam em instituições diferentes, mas que fazem parte da mesma comunidade de prática. A partir de entrevista semiestruturada com os participantes, buscamos analisar a emergência dos modos de pensar sobre tais conceitos, a partir de suas formas de falar, quando colocados em situações específicas dos jogos, a partir das situações apresentadas, imagens e trechos curtos de jogos, exibidos em vídeo. Nas análises, buscamos associar as formas de falar com os modos de pensar que são característicos das zonas de cada um dos perfis conceituais considerados. Percebermos a emergência de várias zonas dos perfis conceituais destacados, associados a cada um dos contextos apresentados, em situações dos jogos, levando em consideração o valor pragmático de cada modo de pensar. Ainda, consideramos a proposta como uma possibilidade de ampliar a compreensão sobre conceitos fundamentais nas Ciências, em situações fora das salas de aula, ampliando os direcionamentos para o programa de pesquisa em perfis conceituais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-05T19:37:13Z
2022-09-05T19:37:13Z
2022-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Barbosa, Leandro José. Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos? 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3197
identifier_str_mv Barbosa, Leandro José. Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos? 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277158811500544