O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5549 |
Resumo: | Este estudo teve como finalidade analisar os livros Bons Amigos e Desafios Educação Infantil do PNLD 2022 da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. Assim, consideramos a estética que foi adaptada ou produzida para a Educação Infantil, além dos conceitos chave desta etapa da Educação Básica que são as concepções sobre a criança e seu papel no processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento desse estudo, debruçamo-nos em compreender a Educação Infantil, o Design Pedagógico dos livros, o PNLD 2022, entre outros conceitos chaves para o desenvolvimento da pesquisa e, para isso, recorremos aos seguintes autores: Bujes (2001), Behar e Torrezzan (2009), Silva (2012), Carbonieri e Magalhães (2022), entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa documental, baseada na análise de conteúdo. Os resultados sugeriram que, ambos os livros didáticos disponibilizados pelo edital do PNLD 2022 dizem que seus conteúdos contemplam a BNCC e o próprio PNLD 2022 em questão, porém dão ênfase a conceitos de literacia e numeracia, propondo atividades repetitivas e mecânicas, ou seja, é importante enfatizar que os livros didáticos do PNLD 2022 para a Educação Infantil vêm de uma perspectiva preparatória das crianças para a alfabetização. E, no que concerne à estética (tipografia, ilustrações e cores) presente nos livros analisados, são coerentes com a faixa etária numa perspectiva de criança moderna. |
id |
UFRPE_643b2f169ac20fcf0fe4a394d91ac42d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/5549 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica.Livros didáticosEducação infantilLivros - DiagramaçãoEste estudo teve como finalidade analisar os livros Bons Amigos e Desafios Educação Infantil do PNLD 2022 da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. Assim, consideramos a estética que foi adaptada ou produzida para a Educação Infantil, além dos conceitos chave desta etapa da Educação Básica que são as concepções sobre a criança e seu papel no processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento desse estudo, debruçamo-nos em compreender a Educação Infantil, o Design Pedagógico dos livros, o PNLD 2022, entre outros conceitos chaves para o desenvolvimento da pesquisa e, para isso, recorremos aos seguintes autores: Bujes (2001), Behar e Torrezzan (2009), Silva (2012), Carbonieri e Magalhães (2022), entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa documental, baseada na análise de conteúdo. Os resultados sugeriram que, ambos os livros didáticos disponibilizados pelo edital do PNLD 2022 dizem que seus conteúdos contemplam a BNCC e o próprio PNLD 2022 em questão, porém dão ênfase a conceitos de literacia e numeracia, propondo atividades repetitivas e mecânicas, ou seja, é importante enfatizar que os livros didáticos do PNLD 2022 para a Educação Infantil vêm de uma perspectiva preparatória das crianças para a alfabetização. E, no que concerne à estética (tipografia, ilustrações e cores) presente nos livros analisados, são coerentes com a faixa etária numa perspectiva de criança moderna.This study aimed to analyze the books Bons Amigos and Desafios Educação Infantil from PNLD 2022 of Early Childhood Education, the first stage of Basic Education. Thus, we consider the aesthetics that were adapted or produced for Early Childhood Education, in addition to the key concepts of this stage of Basic Education, which are the conceptions about children and their role in the teaching and learning process. For the development of this study, we focused on understanding Early Childhood Education, the Pedagogical Design of books, the PNLD 2022, among other key concepts for the development of the research and, for that, we resorted to the following authors: Bujes (2001), Behar and Torrezzan (2009), Silva (2012), Carbonieri and Magalhães (2022), among others. The research is of a qualitative nature and is characterized as a bibliographical research, based on content analysis. The results suggested that both textbooks made available by the PNLD 2022 public notice say that their contents include the BNCC and the PNLD 2022 itself in question, but emphasize the concepts of literacy and numeracy, proposing repetitive and mechanical activities, that is, it is It is important to emphasize that the PNLD 2022 textbooks for Early Childhood Education come from a preparatory perspective of children for literacy. And, with regard to the aesthetics (typography, illustrations and colors) present in the analyzed books, they are consistent with the age group in a modern child's perspective.BrasilSales, Michelle Beltrão Soareshttp://lattes.cnpq.br/0306357391583829http://lattes.cnpq.br/1145653737118181Almada, Fernanda Gonçalves Ramos2024-01-30T17:49:44Z2024-01-30T17:49:44Z2023-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 f.application/pdfALMADA, Fernanda Gonçalves Ramos. O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5549porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-30T17:49:48Zoai:dspace:123456789/5549Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-30T17:49:48Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica. |
title |
O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica. |
spellingShingle |
O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica. Almada, Fernanda Gonçalves Ramos Livros didáticos Educação infantil Livros - Diagramação |
title_short |
O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica. |
title_full |
O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica. |
title_fullStr |
O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica. |
title_full_unstemmed |
O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica. |
title_sort |
O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica. |
author |
Almada, Fernanda Gonçalves Ramos |
author_facet |
Almada, Fernanda Gonçalves Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sales, Michelle Beltrão Soares http://lattes.cnpq.br/0306357391583829 http://lattes.cnpq.br/1145653737118181 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almada, Fernanda Gonçalves Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Educação infantil Livros - Diagramação |
topic |
Livros didáticos Educação infantil Livros - Diagramação |
description |
Este estudo teve como finalidade analisar os livros Bons Amigos e Desafios Educação Infantil do PNLD 2022 da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. Assim, consideramos a estética que foi adaptada ou produzida para a Educação Infantil, além dos conceitos chave desta etapa da Educação Básica que são as concepções sobre a criança e seu papel no processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento desse estudo, debruçamo-nos em compreender a Educação Infantil, o Design Pedagógico dos livros, o PNLD 2022, entre outros conceitos chaves para o desenvolvimento da pesquisa e, para isso, recorremos aos seguintes autores: Bujes (2001), Behar e Torrezzan (2009), Silva (2012), Carbonieri e Magalhães (2022), entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa documental, baseada na análise de conteúdo. Os resultados sugeriram que, ambos os livros didáticos disponibilizados pelo edital do PNLD 2022 dizem que seus conteúdos contemplam a BNCC e o próprio PNLD 2022 em questão, porém dão ênfase a conceitos de literacia e numeracia, propondo atividades repetitivas e mecânicas, ou seja, é importante enfatizar que os livros didáticos do PNLD 2022 para a Educação Infantil vêm de uma perspectiva preparatória das crianças para a alfabetização. E, no que concerne à estética (tipografia, ilustrações e cores) presente nos livros analisados, são coerentes com a faixa etária numa perspectiva de criança moderna. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-14 2024-01-30T17:49:44Z 2024-01-30T17:49:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMADA, Fernanda Gonçalves Ramos. O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5549 |
identifier_str_mv |
ALMADA, Fernanda Gonçalves Ramos. O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
81 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277161186525184 |