A educação primária e média no Recife em tempos de ditadura civil-militar: reforma educacional e controle político (1968-1971)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriano Ricardo Ferreira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/810
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como a classe política local empreendeu a Reforma do Ensino de 1° e de 2° Gruas de 1971 enquanto projeto de Educação Primária e Média no Recife. Para isso, realizamos uma leitura do cenário em que foi implantada a Lei 5.692/71, que estabeleceu a Reforma de 1971 no Brasil. Posteriormente, verificamos, a partir da perspectiva política, como a Reforma de 1971 foi recebida no contexto local da cidade do Recife. Por fim, procuramos identificar, a partir dos discursos de posse dos chefes do poder executivo dos governos federal, do estado de Pernambuco e da cidade do Recife, como a classe política dirigente local dialogava com o poder central do Regime da Ditadura Civil-Militar, no contexto da implantação da Reforma de 1971. Esta Reforma foi um importante elemento, não só de materialização do projeto político do Estado, mas também como instrumento de controle do Regime sobre os estados federados e suas capitais por via da Educação. Neste sentido, questionamos: como a classe política local empreendeu a Reforma do Ensino de 1° e de 2° Graus de 1971 enquanto projeto de Educação Primária e Média no Recife? Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como fonte de pesquisa, documentos como: Diários Oficiais do governo do estado de Pernambuco, discursos de posse de chefes dos poderes executivos das três esferas administrativas, além de periódicos locais. Os resultados da pesquisa mostram que a Reforma de 1971 foi aprovada no cenário nacional sem qualquer resistência. Em Pernambuco, especialmente em sua capital, houve uma grande articulação entre a classe política local e o poder central do Regime. Isto proporcionou uma reformulação na estrutura, criando bases para uma “reforma” antes mesmo da criação da Lei que a estabelecia.
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Por fim, procuramos identificar, a partir dos discursos de posse dos chefes do poder executivo dos governos federal, do estado de Pernambuco e da cidade do Recife, como a classe política dirigente local dialogava com o poder central do Regime da Ditadura Civil-Militar, no contexto da implantação da Reforma de 1971. Esta Reforma foi um importante elemento, não só de materialização do projeto político do Estado, mas também como instrumento de controle do Regime sobre os estados federados e suas capitais por via da Educação. Neste sentido, questionamos: como a classe política local empreendeu a Reforma do Ensino de 1° e de 2° Graus de 1971 enquanto projeto de Educação Primária e Média no Recife? Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como fonte de pesquisa, documentos como: Diários Oficiais do governo do estado de Pernambuco, discursos de posse de chefes dos poderes executivos das três esferas administrativas, além de periódicos locais. Os resultados da pesquisa mostram que a Reforma de 1971 foi aprovada no cenário nacional sem qualquer resistência. Em Pernambuco, especialmente em sua capital, houve uma grande articulação entre a classe política local e o poder central do Regime. Isto proporcionou uma reformulação na estrutura, criando bases para uma “reforma” antes mesmo da criação da Lei que a estabelecia.This work aims to analyze how the local political class undertook the Reform of the 1st and 2nd Cranes Education of 1971 as a Primary and Medium Education project in Recife. For this, we read the scenario in which Law 5.692 / 71, which established the 1971 Reform in Brazil, was implemented. Later, we verify, from the political perspective, how the Reformation of 1971 was received in the local context of the city of Recife. Finally, we sought to identify, from the inaugural speeches of the heads of executive power of the federal, Pernambuco, and Recife states, how the local political ruling class interacted with the central power of the Regime of the Civil-Military Dictatorship, in the context of the implementation of the 1971 Reform. This Reformation was an important element, not only of the materialization of the political project of the State, but also as an instrument of control of the Regime on the federal states and their capitals through Education. In this sense, we asked: how did the local political class undertake the 1st and 2nd Grade Reform of 1971 as a Primary and Middle Education Project in Recife? Methodologically, we developed a research of qualitative approach, using as research source, documents such as: Official Gazettes of the state government of Pernambuco, speeches held by heads of the executive branches of the three administrative spheres, as well as local periodicals. The survey results show that the 1971 Reform was adopted on the national scene without any resistance. In Pernambuco, especially in its capital, there was a great articulation between the local political class and the central power of the Regime. This provided a reformulation in the structure, creating bases for a "reformation" before the creation of the Law that established it.BrasilMiranda, Humberto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7168486752661621http://lattes.cnpq.br/1254987493556824Silva, Adriano Ricardo Ferreira da2019-03-14T22:11:56Z2019-03-14T22:11:56Z2018-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfSILVA, Adriano Ricardo Ferreira da. A educação primária e média no Recife em tempos de ditadura civil-militar: reforma educacional e controle político (1968-1971). 2018. 54 f. 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