O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/27217 |
Resumo: | Orientador: Elvira Mari Kubo |
id |
UFPR_9651523d30a8811151b7dd87e58c2b8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27217 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaKubo, Elvira MariAlmeida, Mariana Josefa de Carvalho2024-09-20T12:17:22Z2024-09-20T12:17:22Z1994https://hdl.handle.net/1884/27217Orientador: Elvira Mari KuboDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e ArtesInclui referênciasResumo: Este trabalho tem como objeto de análise o ensino de História, abrangendo o de História do Brasil, no 2S grau, em Londrina C1971-19823 inserido num dado contexto histórico. Buscou verificar se os conteúdos trabalhados pelos professores e alunos teve como referencial a concepção "Tradicional de História" ou sfe a abordagem se deu sob a influencia de concepções contemporâneas, sendo observadas as transforma- oI ções e detectadas as permanências presentes no cotidiano escolar. Foram considerados quatro ângulos essenciais para o encaminhamento do trabalho: - fundamentação teórica do ensino de História; - leis que nortearam os currículos escolares; . - determinação do processo ensino-aprendizagem; - a posição do professor frente à profissão e à sociedade. Para tal utilizou-se como fontes da pesquisa: legislação, relatório histórico-funcional dos professores e documentação das escolas - grades curriculares, programas de ensino, planos de curso, diários de classe, históricos dos colégios e regimentos escolares. Complementando a documentação acima mencionada, foram efetuadas entrevistas com professores das disciplinas dos estabelecimentos estaduais de ensino. A análise dos dados proporcionou a seguinte conclusão: o ensino de História encontra-se em fase de transição para o modelo marcado pelas exigências de novas concepções; prima, ainda, pela indefinição, em termos de adição de idéias e metodologias e sofre da ausência de uma participação mais autêntica e criteriosa por parte não só dos docentes, como daqueles que têm em suas mãos os fios da trama da tessitura didático-pedagógica.Résumé: Ce travail a pour but- l'analyse, dans un certain contexte historique, de l'enseignement de l'Histoire, en incluant_ 1'Histoire du Brésil, dans le secondaire, à Londrina. Il a été vérifié si. les thèmes abordés par les enseignants et par les élèves ont utilisé comme référentiel la conception "Traditionnelle de l'Histoire" ou si l'approche a été faite sous l'influence de conceptions contemporaines, en tenant compte des transformations et en detectant les permanences du quotidien scolaire. Il a été considéré quatre aspects essentiels dans cette étude: - base théorique de l'enseignement de l'Histoire; - lois qui ont determiné les curriculum scolaires; - établissement du processus enseignement - apprentissage; ' - la posture de l'enseignant face à la profession et à la société. . Pour cela, il a été utilisé les sources la législation, dossiers relatifs à chaque doccuments administratifs des écoles - programmes, carnets de classe, historique des sui vantes: ensei gnant, di sei pli nés, écoles et régiments scolaires. En plus des doccuments cités ci-dessus,, il a également été effectué des entrevues avec les enseignants des disciplines des établissements scolaires de l'État. L'analyse des données a permis ces conclusions: l'enseigment de l'Histoire est en phase de transition vers un modèle marqué par les exigences de nouvelles, conceptions; il est clair qu'il existe un manque de définition en ce qui concerne l'adoption d'idées et de méthodologies ainsi comme une absence de participation authentique et critique de la part des enseignants et de ceux qui détiennent le pouvoir de décision didactique et pédagogique.375 f. : grafs., tabs. ; 28cm.application/pdfDisponivel em formato digitalEducaçãoHistoria (Segundo grau)Historia (Primeiro grau)Escolas públicas - Londrina (PR)TesesHistóriaO ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ALMEIDA, MARIANA JOSEFA DE CARVALHO.pdfapplication/pdf10568863https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27217/1/D%20-%20ALMEIDA%2c%20MARIANA%20JOSEFA%20DE%20CARVALHO.pdf086533e788c5074071971fcc5230cc6eMD51open accessTEXTD - ALMEIDA, MARIANA JOSEFA DE CARVALHO.pdf.txtExtracted Texttext/plain528581https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27217/2/D%20-%20ALMEIDA%2c%20MARIANA%20JOSEFA%20DE%20CARVALHO.pdf.txt36f8e529131910794f990d6f1a26389fMD52open accessTHUMBNAILD - ALMEIDA, MARIANA JOSEFA DE CARVALHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27217/3/D%20-%20ALMEIDA%2c%20MARIANA%20JOSEFA%20DE%20CARVALHO.pdf.jpg70304bb71c339096f0fda3a8f9cd588aMD53open access1884/272172024-09-20 09:17:22.215open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27217Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-09-20T12:17:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982) |
title |
O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982) |
spellingShingle |
O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982) Almeida, Mariana Josefa de Carvalho Educação Historia (Segundo grau) Historia (Primeiro grau) Escolas públicas - Londrina (PR) Teses História |
title_short |
O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982) |
title_full |
O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982) |
title_fullStr |
O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982) |
title_full_unstemmed |
O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982) |
title_sort |
O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982) |
author |
Almeida, Mariana Josefa de Carvalho |
author_facet |
Almeida, Mariana Josefa de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kubo, Elvira Mari |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Mariana Josefa de Carvalho |
contributor_str_mv |
Kubo, Elvira Mari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Historia (Segundo grau) Historia (Primeiro grau) Escolas públicas - Londrina (PR) Teses História |
topic |
Educação Historia (Segundo grau) Historia (Primeiro grau) Escolas públicas - Londrina (PR) Teses História |
description |
Orientador: Elvira Mari Kubo |
publishDate |
1994 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1994 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-09-20T12:17:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-09-20T12:17:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/27217 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/27217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponivel em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
375 f. : grafs., tabs. ; 28cm. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27217/1/D%20-%20ALMEIDA%2c%20MARIANA%20JOSEFA%20DE%20CARVALHO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27217/2/D%20-%20ALMEIDA%2c%20MARIANA%20JOSEFA%20DE%20CARVALHO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27217/3/D%20-%20ALMEIDA%2c%20MARIANA%20JOSEFA%20DE%20CARVALHO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
086533e788c5074071971fcc5230cc6e 36f8e529131910794f990d6f1a26389f 70304bb71c339096f0fda3a8f9cd588a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898666968088576 |