O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mariana Josefa de Carvalho
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27217
Resumo: Orientador: Elvira Mari Kubo
id UFPR_9651523d30a8811151b7dd87e58c2b8e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27217
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Almeida, Mariana Josefa de CarvalhoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaKubo, Elvira Mari2022-04-12T12:54:19Z2022-04-12T12:54:19Z1994https://hdl.handle.net/1884/27217Orientador: Elvira Mari KuboDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e ArtesInclui referênciasResumo: Este trabalho tem como objeto de análise o ensino de História, abrangendo o de História do Brasil, no 2S grau, em Londrina C1971-19823 inserido num dado contexto histórico. Buscou verificar se os conteúdos trabalhados pelos professores e alunos teve como referencial a concepção "Tradicional de História" ou sfe a abordagem se deu sob a influencia de concepções contemporâneas, sendo observadas as transforma- oI ções e detectadas as permanências presentes no cotidiano escolar. Foram considerados quatro ângulos essenciais para o encaminhamento do trabalho: - fundamentação teórica do ensino de História; - leis que nortearam os currículos escolares; . - determinação do processo ensino-aprendizagem; - a posição do professor frente à profissão e à sociedade. Para tal utilizou-se como fontes da pesquisa: legislação, relatório histórico-funcional dos professores e documentação das escolas - grades curriculares, programas de ensino, planos de curso, diários de classe, históricos dos colégios e regimentos escolares. Complementando a documentação acima mencionada, foram efetuadas entrevistas com professores das disciplinas dos estabelecimentos estaduais de ensino. A análise dos dados proporcionou a seguinte conclusão: o ensino de História encontra-se em fase de transição para o modelo marcado pelas exigências de novas concepções; prima, ainda, pela indefinição, em termos de adição de idéias e metodologias e sofre da ausência de uma participação mais autêntica e criteriosa por parte não só dos docentes, como daqueles que têm em suas mãos os fios da trama da tessitura didático-pedagógica.Résumé: Ce travail a pour but- l'analyse, dans un certain contexte historique, de l'enseignement de l'Histoire, en incluant_ 1'Histoire du Brésil, dans le secondaire, à Londrina. Il a été vérifié si. les thèmes abordés par les enseignants et par les élèves ont utilisé comme référentiel la conception "Traditionnelle de l'Histoire" ou si l'approche a été faite sous l'influence de conceptions contemporaines, en tenant compte des transformations et en detectant les permanences du quotidien scolaire. Il a été considéré quatre aspects essentiels dans cette étude: - base théorique de l'enseignement de l'Histoire; - lois qui ont determiné les curriculum scolaires; - établissement du processus enseignement - apprentissage; ' - la posture de l'enseignant face à la profession et à la société. . Pour cela, il a été utilisé les sources la législation, dossiers relatifs à chaque doccuments administratifs des écoles - programmes, carnets de classe, historique des sui vantes: ensei gnant, di sei pli nés, écoles et régiments scolaires. En plus des doccuments cités ci-dessus,, il a également été effectué des entrevues avec les enseignants des disciplines des établissements scolaires de l'État. L'analyse des données a permis ces conclusions: l'enseigment de l'Histoire est en phase de transition vers un modèle marqué par les exigences de nouvelles, conceptions; il est clair qu'il existe un manque de définition en ce qui concerne l'adoption d'idées et de méthodologies ainsi comme une absence de participation authentique et critique de la part des enseignants et de ceux qui détiennent le pouvoir de décision didactique et pédagogique.375 f. : grafs., tabs. ; 28cm.application/pdfDisponivel em formato digitalEducaçãoHistoria (Segundo grau)Historia (Primeiro grau)Escolas públicas - LondrinaTesesCNPqO ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ALMEIDA, MARIANA JOSEFA DE CARVALHO.pdfapplication/pdf10568863https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27217/1/D%20-%20ALMEIDA%2c%20MARIANA%20JOSEFA%20DE%20CARVALHO.pdf086533e788c5074071971fcc5230cc6eMD51open accessTEXTD - ALMEIDA, MARIANA JOSEFA DE CARVALHO.pdf.txtExtracted Texttext/plain528581https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27217/2/D%20-%20ALMEIDA%2c%20MARIANA%20JOSEFA%20DE%20CARVALHO.pdf.txt36f8e529131910794f990d6f1a26389fMD52open accessTHUMBNAILD - ALMEIDA, MARIANA JOSEFA DE CARVALHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27217/3/D%20-%20ALMEIDA%2c%20MARIANA%20JOSEFA%20DE%20CARVALHO.pdf.jpg70304bb71c339096f0fda3a8f9cd588aMD53open access1884/272172022-04-12 09:54:19.937open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27217Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-12T12:54:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982)
title O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982)
spellingShingle O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982)
Almeida, Mariana Josefa de Carvalho
Educação
Historia (Segundo grau)
Historia (Primeiro grau)
Escolas públicas - Londrina
Teses
CNPq
title_short O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982)
title_full O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982)
title_fullStr O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982)
title_full_unstemmed O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982)
title_sort O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982)
author Almeida, Mariana Josefa de Carvalho
author_facet Almeida, Mariana Josefa de Carvalho
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Mariana Josefa de Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kubo, Elvira Mari
contributor_str_mv Kubo, Elvira Mari
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Historia (Segundo grau)
Historia (Primeiro grau)
Escolas públicas - Londrina
Teses
CNPq
topic Educação
Historia (Segundo grau)
Historia (Primeiro grau)
Escolas públicas - Londrina
Teses
CNPq
description Orientador: Elvira Mari Kubo
publishDate 1994
dc.date.issued.fl_str_mv 1994
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-12T12:54:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-12T12:54:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27217
url https://hdl.handle.net/1884/27217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponivel em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 375 f. : grafs., tabs. ; 28cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27217/1/D%20-%20ALMEIDA%2c%20MARIANA%20JOSEFA%20DE%20CARVALHO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27217/2/D%20-%20ALMEIDA%2c%20MARIANA%20JOSEFA%20DE%20CARVALHO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27217/3/D%20-%20ALMEIDA%2c%20MARIANA%20JOSEFA%20DE%20CARVALHO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 086533e788c5074071971fcc5230cc6e
36f8e529131910794f990d6f1a26389f
70304bb71c339096f0fda3a8f9cd588a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860262332989440