O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Heloisa Karla Guilherme de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2261
Resumo: O presente artigo se configura como um relato de experiência, cujo objetivo é promover uma reflexão sobre a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso na aula de Língua Portuguesa, visando o estudo da linguagem verbal e não verbal e o estímulo à leitura. Para isso, foi usado como recurso metodológico a aplicação de uma oficina numa turma do 6º ano da Educação de Jovens e Adultos. A oficina incluiu a leitura e a interpretação de uma história em quadrinho e uma abordagem voltada para as características desse gênero, além de orientações para a sua elaboração. Percebemos que a leitura desse gênero facilitou a abordagem e a compreensão quanto ao estudo da linguagem verbal e não verbal e proporcionou motivação para a produção textual do gênero em questão.
id UFRPE_763edbd7cf58b77943237cf8bc7ad560
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/2261
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesaHistórias em quadrinhosLeitura - Estudo e ensinoHistórias em quadrinhos na educaçãoO presente artigo se configura como um relato de experiência, cujo objetivo é promover uma reflexão sobre a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso na aula de Língua Portuguesa, visando o estudo da linguagem verbal e não verbal e o estímulo à leitura. Para isso, foi usado como recurso metodológico a aplicação de uma oficina numa turma do 6º ano da Educação de Jovens e Adultos. A oficina incluiu a leitura e a interpretação de uma história em quadrinho e uma abordagem voltada para as características desse gênero, além de orientações para a sua elaboração. Percebemos que a leitura desse gênero facilitou a abordagem e a compreensão quanto ao estudo da linguagem verbal e não verbal e proporcionou motivação para a produção textual do gênero em questão.BrasilSantos, Sulanita Bandeira da Cruzhttp://lattes.cnpq.br/6811800497475912http://lattes.cnpq.br/9012661375569097Medeiros, Heloisa Karla Guilherme de2020-04-29T17:15:31Z2020-04-29T17:15:31Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis11 f.application/pdfMEDEIROS, Heloisa Karla Guilherme de. O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa. 2019. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2261porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-04T21:03:11Zoai:dspace:123456789/2261Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-04T21:03:11Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa
title O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa
spellingShingle O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa
Medeiros, Heloisa Karla Guilherme de
Histórias em quadrinhos
Leitura - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos na educação
title_short O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa
title_full O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa
title_fullStr O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa
title_full_unstemmed O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa
title_sort O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa
author Medeiros, Heloisa Karla Guilherme de
author_facet Medeiros, Heloisa Karla Guilherme de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sulanita Bandeira da Cruz
http://lattes.cnpq.br/6811800497475912
http://lattes.cnpq.br/9012661375569097
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Heloisa Karla Guilherme de
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Leitura - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos na educação
topic Histórias em quadrinhos
Leitura - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos na educação
description O presente artigo se configura como um relato de experiência, cujo objetivo é promover uma reflexão sobre a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso na aula de Língua Portuguesa, visando o estudo da linguagem verbal e não verbal e o estímulo à leitura. Para isso, foi usado como recurso metodológico a aplicação de uma oficina numa turma do 6º ano da Educação de Jovens e Adultos. A oficina incluiu a leitura e a interpretação de uma história em quadrinho e uma abordagem voltada para as características desse gênero, além de orientações para a sua elaboração. Percebemos que a leitura desse gênero facilitou a abordagem e a compreensão quanto ao estudo da linguagem verbal e não verbal e proporcionou motivação para a produção textual do gênero em questão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-29T17:15:31Z
2020-04-29T17:15:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Heloisa Karla Guilherme de. O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa. 2019. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2261
identifier_str_mv MEDEIROS, Heloisa Karla Guilherme de. O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa. 2019. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1823239667231752192