Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4097 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que ao longo do tempo vem sendo desprestigiada pelas políticas públicas da educação, e que está tendo pouco espaço no debate científico deste campo. Pela limitação da formação inicial e essa escassez de estudos na área, os professores acabam adaptando as metodologias da Educação Física do ensino regular ao ensino da EJA. Desta forma, este estudo tem como objetivo analisar como os principais periódicos da área estão abordando a Educação Física no contexto da EJA, e as proposições didático-metodológicas extraídas. Para isto, foi desenvolvida uma revisão sistemática no portal LILACS, a partir dos descritores Educação Física, EJA, educação, jovens, adultos, professor, ensino, propostas, prática, etc. Foram encontrados seis artigos para a discussão desta pesquisa, e classificados em três categorias. Na análise de conteúdos observou-se como essa temática vem sendo debatida nas pesquisas da área e de que modo propostas didático-metodológicas são apresentadas. De maneira geral, a Educação Física na EJA está sendo pouco debatida e consequentemente um baixo número de proposições didáticos-metodológicas está sendo apresentado. Porém, o que se identificou a partir da análise dos artigos extraídos é que essas proposições encontradas indicam que o ensino da Educação Física na EJA precisa ser desenvolvido diante de uma perspectiva crítica da educação, e deve partir do acúmulo de experiência que o aluno já possui, os conteúdos precisam ser contextualizados com a realidade desses estudantes, respeitando também a diversidade encontrada nas turmas e suas especificidades. |
id |
UFRPE_772deae277f31b820a12eccf9a8bb973 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4097 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática.Educação FísicaEducação de jovens e adultosPrática pedagógicaPesquisa bibliográficaA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que ao longo do tempo vem sendo desprestigiada pelas políticas públicas da educação, e que está tendo pouco espaço no debate científico deste campo. Pela limitação da formação inicial e essa escassez de estudos na área, os professores acabam adaptando as metodologias da Educação Física do ensino regular ao ensino da EJA. Desta forma, este estudo tem como objetivo analisar como os principais periódicos da área estão abordando a Educação Física no contexto da EJA, e as proposições didático-metodológicas extraídas. Para isto, foi desenvolvida uma revisão sistemática no portal LILACS, a partir dos descritores Educação Física, EJA, educação, jovens, adultos, professor, ensino, propostas, prática, etc. Foram encontrados seis artigos para a discussão desta pesquisa, e classificados em três categorias. Na análise de conteúdos observou-se como essa temática vem sendo debatida nas pesquisas da área e de que modo propostas didático-metodológicas são apresentadas. De maneira geral, a Educação Física na EJA está sendo pouco debatida e consequentemente um baixo número de proposições didáticos-metodológicas está sendo apresentado. Porém, o que se identificou a partir da análise dos artigos extraídos é que essas proposições encontradas indicam que o ensino da Educação Física na EJA precisa ser desenvolvido diante de uma perspectiva crítica da educação, e deve partir do acúmulo de experiência que o aluno já possui, os conteúdos precisam ser contextualizados com a realidade desses estudantes, respeitando também a diversidade encontrada nas turmas e suas especificidades.Youth and Adult Education (EJA) is a teaching modality that over time has been discredited by public education policies, and which has had little space in the scientific debate in this field. Due to the limitation of initial training and this lack of studies in the area, teachers end up adapting Physical Education methodologies from regular education to EJA teaching. Thus, this study aims to examine how the main periodicals in the area are approaching Physical Education in the context of EJA, and the didactic-methodological propositions extracted. For this, a systematic review was developed on the LILACS portal, from the descriptors Physical Education, EJA, education, youth, adults, teacher, teaching, proposals, practice, etc. Six articles were found for the discussion of this research, and classified into three categories. In content analysis, it was observed how this theme has been debated in research in the area and how didactic-methodological proposals are presented. In general, Physical Education in EJA is being little debated and, consequently, a low number of didactic-methodological proposals are being presented. However, what was identified from the analysis of the extracted articles is that these propositions found indicate that the teaching of Physical Education in EJA needs to be developed from a critical perspective of education and should start from the accumulation of experience that the student already has, the contents need to be contextualized with the reality of these students, also respecting the diversity found in the classes and their specificities.BrasilLima, Ricardo Bezerra Torreshttp://lattes.cnpq.br/1180447237638262http://lattes.cnpq.br/0128873517491860Pinheiro, Rafael Lutemberg2023-03-08T19:11:45Z2023-03-08T19:11:45Z2021-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfPinheiro, Rafael Lutemberg. Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4097porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-08T19:11:50Zoai:dspace:123456789/4097Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-08T19:11:50Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática. |
title |
Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática. |
spellingShingle |
Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática. Pinheiro, Rafael Lutemberg Educação Física Educação de jovens e adultos Prática pedagógica Pesquisa bibliográfica |
title_short |
Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática. |
title_full |
Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática. |
title_fullStr |
Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática. |
title_full_unstemmed |
Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática. |
title_sort |
Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática. |
author |
Pinheiro, Rafael Lutemberg |
author_facet |
Pinheiro, Rafael Lutemberg |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Ricardo Bezerra Torres http://lattes.cnpq.br/1180447237638262 http://lattes.cnpq.br/0128873517491860 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Rafael Lutemberg |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Educação de jovens e adultos Prática pedagógica Pesquisa bibliográfica |
topic |
Educação Física Educação de jovens e adultos Prática pedagógica Pesquisa bibliográfica |
description |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que ao longo do tempo vem sendo desprestigiada pelas políticas públicas da educação, e que está tendo pouco espaço no debate científico deste campo. Pela limitação da formação inicial e essa escassez de estudos na área, os professores acabam adaptando as metodologias da Educação Física do ensino regular ao ensino da EJA. Desta forma, este estudo tem como objetivo analisar como os principais periódicos da área estão abordando a Educação Física no contexto da EJA, e as proposições didático-metodológicas extraídas. Para isto, foi desenvolvida uma revisão sistemática no portal LILACS, a partir dos descritores Educação Física, EJA, educação, jovens, adultos, professor, ensino, propostas, prática, etc. Foram encontrados seis artigos para a discussão desta pesquisa, e classificados em três categorias. Na análise de conteúdos observou-se como essa temática vem sendo debatida nas pesquisas da área e de que modo propostas didático-metodológicas são apresentadas. De maneira geral, a Educação Física na EJA está sendo pouco debatida e consequentemente um baixo número de proposições didáticos-metodológicas está sendo apresentado. Porém, o que se identificou a partir da análise dos artigos extraídos é que essas proposições encontradas indicam que o ensino da Educação Física na EJA precisa ser desenvolvido diante de uma perspectiva crítica da educação, e deve partir do acúmulo de experiência que o aluno já possui, os conteúdos precisam ser contextualizados com a realidade desses estudantes, respeitando também a diversidade encontrada nas turmas e suas especificidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-08 2023-03-08T19:11:45Z 2023-03-08T19:11:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Pinheiro, Rafael Lutemberg. Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4097 |
identifier_str_mv |
Pinheiro, Rafael Lutemberg. Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
62 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277172560429056 |