Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4546 |
Resumo: | Mesmo fazendo parte da história da humanidade por cerca de 5000 anos, a ciência Astronomia acaba sendo ainda negligenciada por muitos. Ela está presente em disciplinas como ciências, geografia e física, mas não é abordada como uma área única. Muitos professores encontram dificuldades em lecionar temas astronômicos por não terem sido preparados em sua formação básica, muitos recorrem há livros diversos não possuem uma fonte única e acessível de informação. Com o avanço da tecnologia, a informação chega cada vez mais depressa para o usuário, a exemplo a utilização dos smartphones. As lojas de aplicativos contam com algumas aplicações que podem servir de base para o ensino de várias disciplinas escolares, mas não há uma ferramenta que concentre guias de aulas, roteiros de atividade prática e corpos celestes para observação ao longo do ano. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi propor uma aplicação móvel capaz de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem da astronomia. |
id |
UFRPE_7ade617726f887bfec350660a898ba2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4546 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomiaAstronomiaProfessores – FormaçãoAplicativos móveisEnsinoAprendizagemMesmo fazendo parte da história da humanidade por cerca de 5000 anos, a ciência Astronomia acaba sendo ainda negligenciada por muitos. Ela está presente em disciplinas como ciências, geografia e física, mas não é abordada como uma área única. Muitos professores encontram dificuldades em lecionar temas astronômicos por não terem sido preparados em sua formação básica, muitos recorrem há livros diversos não possuem uma fonte única e acessível de informação. Com o avanço da tecnologia, a informação chega cada vez mais depressa para o usuário, a exemplo a utilização dos smartphones. As lojas de aplicativos contam com algumas aplicações que podem servir de base para o ensino de várias disciplinas escolares, mas não há uma ferramenta que concentre guias de aulas, roteiros de atividade prática e corpos celestes para observação ao longo do ano. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi propor uma aplicação móvel capaz de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem da astronomia.Even being part of human history for about 5000 years, astronomy science ends up being neglected by many. It is present in subjects such as science, geography and physics, but it is not approached as a single area. Many teachers find it difficult to teach astronomical topics because they have not been prepared in their basic training, many resort to different books and do not have a single and accessible source of information. With the advancement of technology, information arrives faster and faster to the user, such as the use of smartphones. The application stores have some applications that can serve as a basis for teaching various school subjects, but there is no tool that concentrates lesson guides, practical activity guides and celestial bodies for observation throughout the year. With that in mind, the objective of this work was to propose a mobile application capable of helping teachers and students in the teaching and learning process of astronomy.BrasilLeite, Bruno Silvahttp://lattes.cnpq.br/3132287799322332http://lattes.cnpq.br/4932752031807872Santos, Robson Alves dos2023-05-11T11:55:08Z2023-05-11T11:55:08Z2022-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis26 f.application/pdfSANTOS, Robson Alves dos. Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4546porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-05-11T11:55:15Zoai:dspace:123456789/4546Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-05-11T11:55:15Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia |
title |
Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia |
spellingShingle |
Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia Santos, Robson Alves dos Astronomia Professores – Formação Aplicativos móveis Ensino Aprendizagem |
title_short |
Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia |
title_full |
Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia |
title_fullStr |
Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia |
title_sort |
Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia |
author |
Santos, Robson Alves dos |
author_facet |
Santos, Robson Alves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, Bruno Silva http://lattes.cnpq.br/3132287799322332 http://lattes.cnpq.br/4932752031807872 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Robson Alves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia Professores – Formação Aplicativos móveis Ensino Aprendizagem |
topic |
Astronomia Professores – Formação Aplicativos móveis Ensino Aprendizagem |
description |
Mesmo fazendo parte da história da humanidade por cerca de 5000 anos, a ciência Astronomia acaba sendo ainda negligenciada por muitos. Ela está presente em disciplinas como ciências, geografia e física, mas não é abordada como uma área única. Muitos professores encontram dificuldades em lecionar temas astronômicos por não terem sido preparados em sua formação básica, muitos recorrem há livros diversos não possuem uma fonte única e acessível de informação. Com o avanço da tecnologia, a informação chega cada vez mais depressa para o usuário, a exemplo a utilização dos smartphones. As lojas de aplicativos contam com algumas aplicações que podem servir de base para o ensino de várias disciplinas escolares, mas não há uma ferramenta que concentre guias de aulas, roteiros de atividade prática e corpos celestes para observação ao longo do ano. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi propor uma aplicação móvel capaz de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem da astronomia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-16 2023-05-11T11:55:08Z 2023-05-11T11:55:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Robson Alves dos. Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4546 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Robson Alves dos. Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
26 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1802120134079283200 |