Análise financeira entre comprar, montar ou fazer um telescópio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donato, Felipe José Virgínio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4479
Resumo: Este trabalho propõe uma análise financeira dentre as possibilidades existentes para se adquirir um telescópio e tem por finalidade auxiliar professores, escolas, clubes de astronomia, astrônomos amadores, iniciantes na astronomia, todos aqueles que desejam possuir um. O breve histórico de como o telescópio refletor surgiu na astronomia, apresentado neste trabalho, explica as vantagens sobre a luneta e que outros astrônomos e matemáticos já haviam projetado modelos antes que Newton viesse a construir o primeiro exemplar deste tipo. Também é abordado como os instrumentos ópticos podem atuar numa série de atividades educativas dentro e fora da escola, proporcionando muitas vezes a experiência de observar por um pela primeira vez. Neste estudo foram analisados três cenários: comprar um telescópio, montar ou fazer – que difere de montar pois neste é manufaturado a maioria dos componentes. Os dados de valores tanto de telescópios prontos quanto de seus componentes foram coletados em sites populares de astronomia e de outros comércios eletrônicos em geral. Para se manufaturar algumas peças como focalizador e suporte do espelho, por exemplo, são utilizados basicamente material em PVC, madeira, parafusos e porcas, os quais foram orçados em um armazém local. Felizmente a mecânica é bastante simples, o que permite que uma construção amadora tenha uma qualidade de imagem igual ou muito próxima de um feito em fábrica. Entretanto há peças feitas de vidro que são muito complicadas e trabalhosas para fazer, são os espelhos e as oculares. Fabricá-los carece de um maquinário específico para as várias etapas do tratamento do vidro, além de habilidade para deixá-los perfeitos em todos seus aspectos, já que uma boa imagem resulta de medidas precisas dos componentes que conduzem a luz. Por este motivo foi pesquisado o custo para comprar os espelhos e oculares para compor todos os cenários. Após levantar os dados, montar os cenários e compará-los, fazer um telescópio mostrou ser a alternativa mais barata de se adquirir um.
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Neste estudo foram analisados três cenários: comprar um telescópio, montar ou fazer – que difere de montar pois neste é manufaturado a maioria dos componentes. Os dados de valores tanto de telescópios prontos quanto de seus componentes foram coletados em sites populares de astronomia e de outros comércios eletrônicos em geral. Para se manufaturar algumas peças como focalizador e suporte do espelho, por exemplo, são utilizados basicamente material em PVC, madeira, parafusos e porcas, os quais foram orçados em um armazém local. Felizmente a mecânica é bastante simples, o que permite que uma construção amadora tenha uma qualidade de imagem igual ou muito próxima de um feito em fábrica. Entretanto há peças feitas de vidro que são muito complicadas e trabalhosas para fazer, são os espelhos e as oculares. Fabricá-los carece de um maquinário específico para as várias etapas do tratamento do vidro, além de habilidade para deixá-los perfeitos em todos seus aspectos, já que uma boa imagem resulta de medidas precisas dos componentes que conduzem a luz. Por este motivo foi pesquisado o custo para comprar os espelhos e oculares para compor todos os cenários. Após levantar os dados, montar os cenários e compará-los, fazer um telescópio mostrou ser a alternativa mais barata de se adquirir um.This work proposes a financial analysis among the existing possibilities to acquire a telescope and has as purpose to assist teachers, schools, astronomy clubs, amateur astronomers, beginners in astronomy, everyone who wishes to have one. A brief history of how the reflector telescope appeared in astronomy shows the advantages over the refractor scope and that other designs were projected by astronomers and mathematicians before Newton get to build the first reflector example. It was also raised how optical instruments are useful in a variety of educational activities in and outside school, providing most of the times the experience of observing through a telescope for the first time ever. In this research three scenarios were analyzed: buy a telescope, assemble or make one – which differs from assemble by manufacturing most of components. The data of values of the telescopes and of its components were collected in popular astronomy sites and others general e-commerces. To manufacture some parts such as the focuser and mirror support, for example, it is basically used PVC material, wood, screws and nuts, which were budgeted in a local warehouse. Fortunately, it has a simple mechanics which allow an amateur construction get a really close image quality from a factory made one. However, there are glass made parts too complicated to make, such as the mirrors and oculars. Manufacture them requests a specific machinery for the various steps of glass treatment, and also ability to make them perfect in all their aspects, once a good image is the result of accurate measurements of light-conducting components. For this reason, it was researched the costs to buy the mirrors and oculars to compose all the scenarios. After collecting all data, set up the scenarios were compared, making a telescope proved to be the cheapest way to acquire one.BrasilMiranda, Antônio Carlos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3236324734090101Donato, Felipe José Virgínio2023-05-02T20:33:10Z2023-05-02T20:33:10Z2022-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfDONATO, Felipe José Virgínio. Análise financeira entre comprar, montar ou fazer um telescópio. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4479porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-05-08T13:25:07Zoai:dspace:123456789/4479Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-05-08T13:25:07Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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