A ludicidade no processo inclusivo das crianças com a síndrome congênita do Zika Vírus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3832 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre a importância da ludicidade no processo de inclusão das crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, e no desenvolvimento educacional dessas crianças. As práticas lúdicas desenvolvidas pelos professores potencializam o processo de inclusão destas crianças amenizando os danos causados pela síndrome. Alguns autores como Eickmann (2016), Huizinga (1990), Negrine (1994) e Villachan-Lyra (2018), apresentam importantes informações que contribuem para compreensão do tema proposto. Para realização da pesquisa, aplicamos um questionário de perguntas abertas, entre alguns professores e auxiliares de salas que atuam nos centros de educação infantil da Rede Municipal do Recife. Para a análise de dados utilizamos a análise de conteúdo. Uma das conclusões a que chegamos é que, as atividades lúdicas aplicadas pelos professores contribuiu para o desenvolvimento das crianças com a Síndrome do Zika Vírus, melhorando o desempenho cognitivo e motor delas, durante o processo de ensino e aprendizagem dessas crianças. |
id |
UFRPE_7e3a3eba92ee28917f88c501fa43e3b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/3832 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
A ludicidade no processo inclusivo das crianças com a síndrome congênita do Zika VírusEducação infantilRecreaçãoEducação inclusivaVírus da ZikaO presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre a importância da ludicidade no processo de inclusão das crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, e no desenvolvimento educacional dessas crianças. As práticas lúdicas desenvolvidas pelos professores potencializam o processo de inclusão destas crianças amenizando os danos causados pela síndrome. Alguns autores como Eickmann (2016), Huizinga (1990), Negrine (1994) e Villachan-Lyra (2018), apresentam importantes informações que contribuem para compreensão do tema proposto. Para realização da pesquisa, aplicamos um questionário de perguntas abertas, entre alguns professores e auxiliares de salas que atuam nos centros de educação infantil da Rede Municipal do Recife. Para a análise de dados utilizamos a análise de conteúdo. Uma das conclusões a que chegamos é que, as atividades lúdicas aplicadas pelos professores contribuiu para o desenvolvimento das crianças com a Síndrome do Zika Vírus, melhorando o desempenho cognitivo e motor delas, durante o processo de ensino e aprendizagem dessas crianças.BrasilCalado, Ednara Felix Nuneshttp://lattes.cnpq.br/6508920503756237http://lattes.cnpq.br/2307543001407309Oliveira, Raquel Maria Silva2023-01-30T13:19:53Z2023-01-30T13:19:53Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis18 f.application/pdfOLIVEIRA, Raquel Maria Silva. A ludicidade no processo inclusivo das crianças com a síndrome congênita do Zika Vírus. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3832poropenAccessAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-01-30T13:19:54Zoai:dspace:123456789/3832Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-01-30T13:19:54Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade no processo inclusivo das crianças com a síndrome congênita do Zika Vírus |
title |
A ludicidade no processo inclusivo das crianças com a síndrome congênita do Zika Vírus |
spellingShingle |
A ludicidade no processo inclusivo das crianças com a síndrome congênita do Zika Vírus Oliveira, Raquel Maria Silva Educação infantil Recreação Educação inclusiva Vírus da Zika |
title_short |
A ludicidade no processo inclusivo das crianças com a síndrome congênita do Zika Vírus |
title_full |
A ludicidade no processo inclusivo das crianças com a síndrome congênita do Zika Vírus |
title_fullStr |
A ludicidade no processo inclusivo das crianças com a síndrome congênita do Zika Vírus |
title_full_unstemmed |
A ludicidade no processo inclusivo das crianças com a síndrome congênita do Zika Vírus |
title_sort |
A ludicidade no processo inclusivo das crianças com a síndrome congênita do Zika Vírus |
author |
Oliveira, Raquel Maria Silva |
author_facet |
Oliveira, Raquel Maria Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Calado, Ednara Felix Nunes http://lattes.cnpq.br/6508920503756237 http://lattes.cnpq.br/2307543001407309 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Raquel Maria Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Recreação Educação inclusiva Vírus da Zika |
topic |
Educação infantil Recreação Educação inclusiva Vírus da Zika |
description |
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre a importância da ludicidade no processo de inclusão das crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, e no desenvolvimento educacional dessas crianças. As práticas lúdicas desenvolvidas pelos professores potencializam o processo de inclusão destas crianças amenizando os danos causados pela síndrome. Alguns autores como Eickmann (2016), Huizinga (1990), Negrine (1994) e Villachan-Lyra (2018), apresentam importantes informações que contribuem para compreensão do tema proposto. Para realização da pesquisa, aplicamos um questionário de perguntas abertas, entre alguns professores e auxiliares de salas que atuam nos centros de educação infantil da Rede Municipal do Recife. Para a análise de dados utilizamos a análise de conteúdo. Uma das conclusões a que chegamos é que, as atividades lúdicas aplicadas pelos professores contribuiu para o desenvolvimento das crianças com a Síndrome do Zika Vírus, melhorando o desempenho cognitivo e motor delas, durante o processo de ensino e aprendizagem dessas crianças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-01-30T13:19:53Z 2023-01-30T13:19:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Raquel Maria Silva. A ludicidade no processo inclusivo das crianças com a síndrome congênita do Zika Vírus. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3832 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Raquel Maria Silva. A ludicidade no processo inclusivo das crianças com a síndrome congênita do Zika Vírus. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277160986247168 |