Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Deborah Alexandra Silva de Barros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4066
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de investigação a proposta curricular de Pernambuco para o ensino da Educação Física Escolar no Ensino Fundamental. No ano de 2019, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco publica a proposta curricular, a qual se configura como documento de referência para elaboração dos currículos municipais, propostas pedagógicas e projetos político pedagógico de todas as escolas das redes de ensino do Estado. O estudo se propõe a analisar tal proposta a luz das teorizações curriculares a fim de identificar qual teorização curricular fundamenta o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física na escola. Partimos dos estudos de Bardin (2011) e Minayo (2004) para subsidiar nossa análise, sendo esta a análise de conteúdo do tipo categorial temática. Nos apoiaremos também em autores que tratam da temática currículo, teorias curriculares e Educação Física Escolar. A partir da realização da análise, destacamos que o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física escolar no Ensino Fundamental apesar de não anunciar em seu documento, se aproxima de uma perspectiva de ensino de cunho tradicional, por abordar em sua proposta uma perspectiva da Educação Física que vai de contramão a uma educação pautada em uma concepção crítica, ao qual almejamos alcançar.
id UFRPE_807fcc7404801deae69a8c59c81e3d0e
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4066
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física.Educação Física escolarEnsino FundamentalCurrículosProposta curricular - PernambucoO presente trabalho tem como objeto de investigação a proposta curricular de Pernambuco para o ensino da Educação Física Escolar no Ensino Fundamental. No ano de 2019, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco publica a proposta curricular, a qual se configura como documento de referência para elaboração dos currículos municipais, propostas pedagógicas e projetos político pedagógico de todas as escolas das redes de ensino do Estado. O estudo se propõe a analisar tal proposta a luz das teorizações curriculares a fim de identificar qual teorização curricular fundamenta o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física na escola. Partimos dos estudos de Bardin (2011) e Minayo (2004) para subsidiar nossa análise, sendo esta a análise de conteúdo do tipo categorial temática. Nos apoiaremos também em autores que tratam da temática currículo, teorias curriculares e Educação Física Escolar. A partir da realização da análise, destacamos que o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física escolar no Ensino Fundamental apesar de não anunciar em seu documento, se aproxima de uma perspectiva de ensino de cunho tradicional, por abordar em sua proposta uma perspectiva da Educação Física que vai de contramão a uma educação pautada em uma concepção crítica, ao qual almejamos alcançar.The present work has as object of investigation the curriculum proposal of Pernambuco for the teaching of Physical Education in Elementary School. In 2019, the Department of Education of the State of Pernambuco publishes the curriculum proposal, which is configured as a reference document for the preparation of municipal curricula, pedagogical proposals and pedagogical policy projects for all schools in the state's educational networks. The study proposes to analyze this proposal in the light of curricular theorizations in order to identify which curricular theorization underlies the Pernambuco curriculum for the teaching of Physical Education at school. We start from the studies of Bardin (2011) and Minayo (2004) to support our analysis, which is the content analysis of the thematic categorical type. We will also rely on authors who deal with the theme curriculum, curriculum theories and School Physical Education. Based on the analysis, we highlight that the Pernambuco curriculum for teaching Physical Education in Elementary School, despite not having announced it in its document, approaches a teaching perspective of a traditional nature, as it addresses in its proposal a perspective of Physical Education that goes against the grain of an education based on a critical conception, which we aim to achieveBrasilPaiva, Andréa Carla dehttp://lattes.cnpq.br/4607529252776594http://lattes.cnpq.br/1546386833032185Santos, Deborah Alexandra Silva de Barros2023-03-03T15:52:29Z2023-03-03T15:52:29Z2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47 f.application/pdfSantos, Deborah Alexandra Silva de Barros. Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4066porAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-03T15:53:30Zoai:dspace:123456789/4066Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-03T15:53:30Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física.
title Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física.
spellingShingle Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física.
Santos, Deborah Alexandra Silva de Barros
Educação Física escolar
Ensino Fundamental
Currículos
Proposta curricular - Pernambuco
title_short Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física.
title_full Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física.
title_fullStr Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física.
title_full_unstemmed Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física.
title_sort Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física.
author Santos, Deborah Alexandra Silva de Barros
author_facet Santos, Deborah Alexandra Silva de Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Andréa Carla de
http://lattes.cnpq.br/4607529252776594
http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Deborah Alexandra Silva de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Ensino Fundamental
Currículos
Proposta curricular - Pernambuco
topic Educação Física escolar
Ensino Fundamental
Currículos
Proposta curricular - Pernambuco
description O presente trabalho tem como objeto de investigação a proposta curricular de Pernambuco para o ensino da Educação Física Escolar no Ensino Fundamental. No ano de 2019, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco publica a proposta curricular, a qual se configura como documento de referência para elaboração dos currículos municipais, propostas pedagógicas e projetos político pedagógico de todas as escolas das redes de ensino do Estado. O estudo se propõe a analisar tal proposta a luz das teorizações curriculares a fim de identificar qual teorização curricular fundamenta o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física na escola. Partimos dos estudos de Bardin (2011) e Minayo (2004) para subsidiar nossa análise, sendo esta a análise de conteúdo do tipo categorial temática. Nos apoiaremos também em autores que tratam da temática currículo, teorias curriculares e Educação Física Escolar. A partir da realização da análise, destacamos que o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física escolar no Ensino Fundamental apesar de não anunciar em seu documento, se aproxima de uma perspectiva de ensino de cunho tradicional, por abordar em sua proposta uma perspectiva da Educação Física que vai de contramão a uma educação pautada em uma concepção crítica, ao qual almejamos alcançar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
2023-03-03T15:52:29Z
2023-03-03T15:52:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santos, Deborah Alexandra Silva de Barros. Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4066
identifier_str_mv Santos, Deborah Alexandra Silva de Barros. Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120135351205888