Análise do conteúdo dança nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25385 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar como o conteúdo da dança é tratado nas Propostas Curriculares Estaduais (PCE) de Educação Física no Ensino Fundamental procurando delinear como o conteúdo é abordado nesses documentos. Para tanto, desenvolveu-se uma análise documental em 17 PCE. Os dados foram analisados a partir de categorias temáticas, sendo elas: a indicação ou não da dança como um conteúdo da Educação Física, e a identificação do referencial teórico; quais os termos empregados para designar a dança; a existência ou não de propostas de organização curricular e classificação dos subtemas da dança; e se as dimensões dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal) foram ou não apresentadas. Os resultados apontaram que a dança é um conteúdo relevante para as PCE, já que todas propuseram esse tema em suas diretrizes. Todavia, os objetivos, o referencial teórico e as dimensões dos conteúdos apresentaram divergências entre si. |
id |
UEM-9_97f81d07d4507cf5c4faa1bdbb1300ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/25385 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do conteúdo dança nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física do BrasilEducação Física escolarDançaPropostas Curriculares Estaduais.Este estudo teve como objetivo analisar como o conteúdo da dança é tratado nas Propostas Curriculares Estaduais (PCE) de Educação Física no Ensino Fundamental procurando delinear como o conteúdo é abordado nesses documentos. Para tanto, desenvolveu-se uma análise documental em 17 PCE. Os dados foram analisados a partir de categorias temáticas, sendo elas: a indicação ou não da dança como um conteúdo da Educação Física, e a identificação do referencial teórico; quais os termos empregados para designar a dança; a existência ou não de propostas de organização curricular e classificação dos subtemas da dança; e se as dimensões dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal) foram ou não apresentadas. Os resultados apontaram que a dança é um conteúdo relevante para as PCE, já que todas propuseram esse tema em suas diretrizes. Todavia, os objetivos, o referencial teórico e as dimensões dos conteúdos apresentaram divergências entre si. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25385Journal of Physical Education; Vol 26 No 3 (2015); 353-365Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 353-365Journal of Physical Education; v. 26 n. 3 (2015); 353-3652448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25385/15474dos Santos Diniz, Irlla KarlaDarido, Suraya Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:36Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/25385Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:36Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do conteúdo dança nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física do Brasil |
title |
Análise do conteúdo dança nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física do Brasil |
spellingShingle |
Análise do conteúdo dança nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física do Brasil dos Santos Diniz, Irlla Karla Educação Física escolar Dança Propostas Curriculares Estaduais. |
title_short |
Análise do conteúdo dança nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física do Brasil |
title_full |
Análise do conteúdo dança nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física do Brasil |
title_fullStr |
Análise do conteúdo dança nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física do Brasil |
title_full_unstemmed |
Análise do conteúdo dança nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física do Brasil |
title_sort |
Análise do conteúdo dança nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física do Brasil |
author |
dos Santos Diniz, Irlla Karla |
author_facet |
dos Santos Diniz, Irlla Karla Darido, Suraya Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Darido, Suraya Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Diniz, Irlla Karla Darido, Suraya Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar Dança Propostas Curriculares Estaduais. |
topic |
Educação Física escolar Dança Propostas Curriculares Estaduais. |
description |
Este estudo teve como objetivo analisar como o conteúdo da dança é tratado nas Propostas Curriculares Estaduais (PCE) de Educação Física no Ensino Fundamental procurando delinear como o conteúdo é abordado nesses documentos. Para tanto, desenvolveu-se uma análise documental em 17 PCE. Os dados foram analisados a partir de categorias temáticas, sendo elas: a indicação ou não da dança como um conteúdo da Educação Física, e a identificação do referencial teórico; quais os termos empregados para designar a dança; a existência ou não de propostas de organização curricular e classificação dos subtemas da dança; e se as dimensões dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal) foram ou não apresentadas. Os resultados apontaram que a dança é um conteúdo relevante para as PCE, já que todas propuseram esse tema em suas diretrizes. Todavia, os objetivos, o referencial teórico e as dimensões dos conteúdos apresentaram divergências entre si. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25385 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25385/15474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 26 No 3 (2015); 353-365 Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 353-365 Journal of Physical Education; v. 26 n. 3 (2015); 353-365 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544263192576 |