Relações entre profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e professores da sala regular na inclusão de pessoas com deficiência na sala de aula de EJA.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5541 |
Resumo: | Historicamente o sistema educacional pertencia apenas aos “iguais”, incluir os jovens adultos e idosos e, também, as pessoas com deficiência acarretou nas reflexões que impulsionam as reformulações das práticas educativas, propostas curriculares e, sobretudo, nas políticas públicas. Este estudo de caso de caráter qualitativo buscou analisar a construção de práticas educativas inclusivas na EJA a partir da articulação entre profissionais envolvidos (professor da turma, professor do AEE, auxiliar do AEE) em uma escola municipal do Recife e, tecendo a relação dessas práticas com os direcionamentos propostos nos documentos “Política de Ensino da Rede Municipal do Recife, Educação dos Jovens e Adultos e do decreto de Lei nº 36.306”. Neste contexto, fizemos uso da análise documental e da entrevista semi-estruturada como instrumentos de coleta de dados, assim, percebemos o esvaziamento das políticas educacionais quando relacionadas ao cotidiano escolar e a fala recorrente das participantes da pesquisa sobre a falta de momentos de interação entre as práticas educativas estudadas, além da falta de formação continuadas para os profissionais que compõem as instituições escolares. |
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Relações entre profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e professores da sala regular na inclusão de pessoas com deficiência na sala de aula de EJA.Educação de jovens e adultosPrática pedagógicaEducação inclusivaHistoricamente o sistema educacional pertencia apenas aos “iguais”, incluir os jovens adultos e idosos e, também, as pessoas com deficiência acarretou nas reflexões que impulsionam as reformulações das práticas educativas, propostas curriculares e, sobretudo, nas políticas públicas. Este estudo de caso de caráter qualitativo buscou analisar a construção de práticas educativas inclusivas na EJA a partir da articulação entre profissionais envolvidos (professor da turma, professor do AEE, auxiliar do AEE) em uma escola municipal do Recife e, tecendo a relação dessas práticas com os direcionamentos propostos nos documentos “Política de Ensino da Rede Municipal do Recife, Educação dos Jovens e Adultos e do decreto de Lei nº 36.306”. Neste contexto, fizemos uso da análise documental e da entrevista semi-estruturada como instrumentos de coleta de dados, assim, percebemos o esvaziamento das políticas educacionais quando relacionadas ao cotidiano escolar e a fala recorrente das participantes da pesquisa sobre a falta de momentos de interação entre as práticas educativas estudadas, além da falta de formação continuadas para os profissionais que compõem as instituições escolares.Historically, the educational system belonged only to equals, including young adults and the elderly, as well as people with disabilities, led to reflections that drive the reformulation of educational practices, curricular proposals and, above all, public policies. This qualitative case study sought to analyze the construction of inclusive educational practices in EJA from the articulation between professionals involved (class teacher, AEE teacher, AEE assistant) in a municipal school in Recife and, weaving the relationship of these practices with the directions proposed in the documents “Teaching Policy of the Municipal Network of Recife, Youth and Adult Education and the decree of Law n 36.306”. In this context, we made use of documentary analysis and semi-structured interviews as data collection instruments, thus, we perceive the emptying of educational policies when related to the daily school life and the recurrent speech of the research participants about the lack of moments of interaction between the educational practices studied, in addition to the lack of continuing education for the professionals who make up the school institutions.BrasilGama, Ywanoska Maria Santos dahttp://lattes.cnpq.br/3597509026061375http://lattes.cnpq.br/1398858336713229Almeida, Marcos Afonso Monteiro de2024-01-30T11:20:56Z2024-01-30T11:20:56Z2023-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfALMEIDA, Marcos Afonso Monteiro de. Relações entre profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e professores da sala regular na inclusão de pessoas com deficiência na sala de aula de EJA. 2023. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5541porhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-30T11:21:03Zoai:dspace:123456789/5541Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-30T11:21:03Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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