Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Suzi Batista da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4410
Resumo: Para atenuar as principais dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem são propostas metodologias com enfoque em uma didática mais voltada às ações de pesquisa, investigação e da experimentação, as quais poderão proporcionar estratégias do ponto de vista didático e pedagógico mais ativas facilitando a participação do aluno neste processo. Os conteúdos na eletroquímica têm sido frequentemente apontados por professores e estudantes do ensino médio como um dos assuntos que representa grandes dificuldades no processo de ensino – aprendizagem. Diante da dificuldade exposta essa pesquisa teve como objetivo elaborar uma sequência didática para amenizar as dificuldades de aprendizagem no ensino da eletroquímica utilizando como aporte os biossensores. As metodologias de ensino propostas para o estudo dos conceitos sobre células galvânicas (pilhas) envolvem atividades práticas experimentais por investigação e resolução de problemas (situação-problema). Para isso foi proposto utilizar o funcionamento de biossensores eletroquímicos como ferramenta didática para o conhecimento conceitual aplicado à eletroquímica. Desta forma, o uso de metodologias específicas para o ensino de química promove resultados significativos, proporcionando ao aluno refletir e resolver as contradições das situações problemáticas como um recurso na construção de conceitos, efetivando a aprendizagem do aluno.
id UFRPE_9bf9418e01e2a32a4ba7adbb8687e75d
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4410
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem.Química - Estudo e ensinoSequência didáticaEletroquímicaBiossensoresAprendizagem significativaPara atenuar as principais dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem são propostas metodologias com enfoque em uma didática mais voltada às ações de pesquisa, investigação e da experimentação, as quais poderão proporcionar estratégias do ponto de vista didático e pedagógico mais ativas facilitando a participação do aluno neste processo. Os conteúdos na eletroquímica têm sido frequentemente apontados por professores e estudantes do ensino médio como um dos assuntos que representa grandes dificuldades no processo de ensino – aprendizagem. Diante da dificuldade exposta essa pesquisa teve como objetivo elaborar uma sequência didática para amenizar as dificuldades de aprendizagem no ensino da eletroquímica utilizando como aporte os biossensores. As metodologias de ensino propostas para o estudo dos conceitos sobre células galvânicas (pilhas) envolvem atividades práticas experimentais por investigação e resolução de problemas (situação-problema). Para isso foi proposto utilizar o funcionamento de biossensores eletroquímicos como ferramenta didática para o conhecimento conceitual aplicado à eletroquímica. Desta forma, o uso de metodologias específicas para o ensino de química promove resultados significativos, proporcionando ao aluno refletir e resolver as contradições das situações problemáticas como um recurso na construção de conceitos, efetivando a aprendizagem do aluno.To mitigate the main difficulties encountered in the teaching and learning process, methodologies are proposed with a focus on didactics more focused on research, investigation and experimentation actions, which may provide more active strategies from the didactic and pedagogical point of view, facilitating the participation of the student. student in this process. The contents in electrochemistry have been frequently pointed out by high school teachers and students as one of the subjects that represents great difficulties in the teaching - learning process. In view of the difficulty exposed, this research aimed to develop a didactic sequence to alleviate the learning difficulties in teaching electrochemistry using the biosensors as input. The teaching methodologies proposed for the study of the concepts about galvanic cells (batteries) involve practical experimental activities through investigation and problem solving (problem situation). For this purpose, it was proposed to use the functioning of electrochemical biosensors as a didactic tool for conceptual knowledge applied to electrochemistry. In this way, the use of specific methodologies for teaching chemistry promotes significant results, allowing the student to reflect and resolve the contradictions of problematic situations as a resource in the construction of concepts, making the student's learning process effective.BrasilSouza, Sandra Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/2869555050306545http://lattes.cnpq.br/4678692939311710Silva, Suzi Batista da2023-04-19T21:01:04Z2023-04-19T21:01:04Z2020-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfSilva, Suzi Batista da. Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4410porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-19T21:02:04Zoai:dspace:123456789/4410Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-19T21:02:04Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem.
title Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem.
spellingShingle Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem.
Silva, Suzi Batista da
Química - Estudo e ensino
Sequência didática
Eletroquímica
Biossensores
Aprendizagem significativa
title_short Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem.
title_full Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem.
title_fullStr Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem.
title_full_unstemmed Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem.
title_sort Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem.
author Silva, Suzi Batista da
author_facet Silva, Suzi Batista da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Sandra Rodrigues de
http://lattes.cnpq.br/2869555050306545
http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Suzi Batista da
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Sequência didática
Eletroquímica
Biossensores
Aprendizagem significativa
topic Química - Estudo e ensino
Sequência didática
Eletroquímica
Biossensores
Aprendizagem significativa
description Para atenuar as principais dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem são propostas metodologias com enfoque em uma didática mais voltada às ações de pesquisa, investigação e da experimentação, as quais poderão proporcionar estratégias do ponto de vista didático e pedagógico mais ativas facilitando a participação do aluno neste processo. Os conteúdos na eletroquímica têm sido frequentemente apontados por professores e estudantes do ensino médio como um dos assuntos que representa grandes dificuldades no processo de ensino – aprendizagem. Diante da dificuldade exposta essa pesquisa teve como objetivo elaborar uma sequência didática para amenizar as dificuldades de aprendizagem no ensino da eletroquímica utilizando como aporte os biossensores. As metodologias de ensino propostas para o estudo dos conceitos sobre células galvânicas (pilhas) envolvem atividades práticas experimentais por investigação e resolução de problemas (situação-problema). Para isso foi proposto utilizar o funcionamento de biossensores eletroquímicos como ferramenta didática para o conhecimento conceitual aplicado à eletroquímica. Desta forma, o uso de metodologias específicas para o ensino de química promove resultados significativos, proporcionando ao aluno refletir e resolver as contradições das situações problemáticas como um recurso na construção de conceitos, efetivando a aprendizagem do aluno.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-05
2023-04-19T21:01:04Z
2023-04-19T21:01:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Suzi Batista da. Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4410
identifier_str_mv Silva, Suzi Batista da. Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277151214567424