O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ana Beatriz de Carvalho Paz de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/686
Resumo: A modernidade e sua consequente globalização têm trazido consigo inúmeros elementos que impactam comportamentos e modificam a forma de vida cotidiana das pessoas. As crianças que antes brincavam nas ruas, substituem os jogos populares ou tradicionais pelas novas tecnologias digitais. Levando em consideração a importância da prática desses jogos para o desenvolvimento infantil, o ambiente escolar através das aulas de educação física é um meio de resgatá-los. Diante disso o problema de pesquisa foi referente ao lugar que os jogos populares ocupam nas aulas de educação física do ensino fundamental. Nesta pesquisa - ação, foram trabalhados o tema jogos populares durante 5 (cinco) intervenções, tendo como objetivo principal problematizar a pertinência desses jogos na educação infantil, a partir de seqüências didáticas de ensino, como também, o regaste dos jogos e brincadeiras que os pais e avós praticavam quando crianças, refletir criticamente o conteúdo jogo nas aulas de educação física e estimular o processo de ressignificação dos jogos populares. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada no bairro do Ibura - Recife/PE, com 107 alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da referida unidade escolar. Adotou-se como referencial metodológico a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e a análise de conteúdo. Os resultados foram positivos, detectados ao longo das atividades realizadas durante o período de intervenções, constatando as contribuições no processo de ensino - aprendizagem.
id UFRPE_8b241f07ac36b8e2fd5e3c0385485996
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/686
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-açãoEducação infantilEducação física para criançasJogos infantisEsportes - Estudo e ensinoJogos educativosCrianças DesenvolvimentoA modernidade e sua consequente globalização têm trazido consigo inúmeros elementos que impactam comportamentos e modificam a forma de vida cotidiana das pessoas. As crianças que antes brincavam nas ruas, substituem os jogos populares ou tradicionais pelas novas tecnologias digitais. Levando em consideração a importância da prática desses jogos para o desenvolvimento infantil, o ambiente escolar através das aulas de educação física é um meio de resgatá-los. Diante disso o problema de pesquisa foi referente ao lugar que os jogos populares ocupam nas aulas de educação física do ensino fundamental. Nesta pesquisa - ação, foram trabalhados o tema jogos populares durante 5 (cinco) intervenções, tendo como objetivo principal problematizar a pertinência desses jogos na educação infantil, a partir de seqüências didáticas de ensino, como também, o regaste dos jogos e brincadeiras que os pais e avós praticavam quando crianças, refletir criticamente o conteúdo jogo nas aulas de educação física e estimular o processo de ressignificação dos jogos populares. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada no bairro do Ibura - Recife/PE, com 107 alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da referida unidade escolar. Adotou-se como referencial metodológico a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e a análise de conteúdo. Os resultados foram positivos, detectados ao longo das atividades realizadas durante o período de intervenções, constatando as contribuições no processo de ensino - aprendizagem.Modernity and its consequent globalization have brought with it innumerable elements that impact behavior and modify the daily way of life of people. Children who used to play in the streets, replace popular or traditional games with new digital technologies. Taking into account the importance of practicing these games for children's development, the school environment through physical education classes is a means of rescuing them. In view of this the research problem was related to the place that the popular games occupy in the physical education classes of elementary school. In this action research, the theme of popular games was elaborated during 5 (five) interventions, whose main objective was to problematize the pertinence of these games in children 's education, from didactic sequences of teaching, as well as watering games and games that parents and grandparents practiced as children, critically reflect the game content in physical education classes and stimulate the process of redefining popular games. The present work was developed in a school located in the neighborhood of Ibura - Recife / PE, with 107 students of the first and second years of elementary school. Qualitative research of the research-action type and content analysis were adopted as a methodological reference. The results were positive, detected during the activities carried out during the intervention period, confirming the contributions in the teaching - learning process.BrasilCosta, Marcos André Nunes dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8153899U9https://www.escavador.com/sobre/7093734/marcos-andre-nunes-costaAndrade, Ana Beatriz de Carvalho Paz de2019-01-14T12:37:59Z2019-01-14T12:37:59Z20182019-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f.application/pdfANDRADE, Ana Beatriz de Carvalho Paz de. O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/686porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-01-16T11:16:14Zoai:dspace:123456789/686Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-01-16T11:16:14Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação
title O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação
spellingShingle O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação
Andrade, Ana Beatriz de Carvalho Paz de
Educação infantil
Educação física para crianças
Jogos infantis
Esportes - Estudo e ensino
Jogos educativos
Crianças Desenvolvimento
title_short O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação
title_full O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação
title_fullStr O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação
title_full_unstemmed O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação
title_sort O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação
author Andrade, Ana Beatriz de Carvalho Paz de
author_facet Andrade, Ana Beatriz de Carvalho Paz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Marcos André Nunes da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8153899U9
https://www.escavador.com/sobre/7093734/marcos-andre-nunes-costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Ana Beatriz de Carvalho Paz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Educação física para crianças
Jogos infantis
Esportes - Estudo e ensino
Jogos educativos
Crianças Desenvolvimento
topic Educação infantil
Educação física para crianças
Jogos infantis
Esportes - Estudo e ensino
Jogos educativos
Crianças Desenvolvimento
description A modernidade e sua consequente globalização têm trazido consigo inúmeros elementos que impactam comportamentos e modificam a forma de vida cotidiana das pessoas. As crianças que antes brincavam nas ruas, substituem os jogos populares ou tradicionais pelas novas tecnologias digitais. Levando em consideração a importância da prática desses jogos para o desenvolvimento infantil, o ambiente escolar através das aulas de educação física é um meio de resgatá-los. Diante disso o problema de pesquisa foi referente ao lugar que os jogos populares ocupam nas aulas de educação física do ensino fundamental. Nesta pesquisa - ação, foram trabalhados o tema jogos populares durante 5 (cinco) intervenções, tendo como objetivo principal problematizar a pertinência desses jogos na educação infantil, a partir de seqüências didáticas de ensino, como também, o regaste dos jogos e brincadeiras que os pais e avós praticavam quando crianças, refletir criticamente o conteúdo jogo nas aulas de educação física e estimular o processo de ressignificação dos jogos populares. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada no bairro do Ibura - Recife/PE, com 107 alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da referida unidade escolar. Adotou-se como referencial metodológico a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e a análise de conteúdo. Os resultados foram positivos, detectados ao longo das atividades realizadas durante o período de intervenções, constatando as contribuições no processo de ensino - aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-14T12:37:59Z
2019-01-14T12:37:59Z
2019-01-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Ana Beatriz de Carvalho Paz de. O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/686
identifier_str_mv ANDRADE, Ana Beatriz de Carvalho Paz de. O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 77 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277164454936576