A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Isadora Salvador Felix
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1795
Resumo: O presente estudo se propõe, por meio de revisão bibliográfica, investigar como os jogos populares são importantes como conteúdo de ensino nas aulas de educação física escolar, o estudo se justifica pela preocupação de como esses jogos estão desaparecendo da história das crianças devido a fatores como a violência, urbanização e os avanços tecnológicos. O ensino desses jogos nas aulas de educação física escolar é um meio de resgatá-los e dar continuidade a uma manifestação cultural do nosso país. Sendo assim, destacamos o que diz a literatura acerca da importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico os resultados, após pesquisa em dois sites o Revista Brasileira de ciências do Esporte (RCBCE)e no Scielo que apresentaram dez eoito estudos, respectivamente. No entanto, apenas trêsdeles possuem temáticas aproximadas sobre o conteúdo de jogos, enquanto a temática de jogo como conteúdo escolar não foram encontrados estudos referentes. Apesar disso, podemos identificar os aspectos do referencial teórico nos mesmos.
id UFRPE_c94fb06db2e94a689bc4b1b909238f9b
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1795
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolarJogos infantis simbólicosEducação física para criançasBrincadeirasO presente estudo se propõe, por meio de revisão bibliográfica, investigar como os jogos populares são importantes como conteúdo de ensino nas aulas de educação física escolar, o estudo se justifica pela preocupação de como esses jogos estão desaparecendo da história das crianças devido a fatores como a violência, urbanização e os avanços tecnológicos. O ensino desses jogos nas aulas de educação física escolar é um meio de resgatá-los e dar continuidade a uma manifestação cultural do nosso país. Sendo assim, destacamos o que diz a literatura acerca da importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico os resultados, após pesquisa em dois sites o Revista Brasileira de ciências do Esporte (RCBCE)e no Scielo que apresentaram dez eoito estudos, respectivamente. No entanto, apenas trêsdeles possuem temáticas aproximadas sobre o conteúdo de jogos, enquanto a temática de jogo como conteúdo escolar não foram encontrados estudos referentes. Apesar disso, podemos identificar os aspectos do referencial teórico nos mesmos.The present study proposes, through literature review, to investigate how popular games are important as teaching content in physical education classes, the study is justified by the concern about how these games are disappearing from children's history due to factors such as violence, urbanization and technological advances. Teaching these games in school physical education classes is a way of rescuing them and continuing a cultural manifestation of our country. Thus, we highlight what the literature says about the importance of popular games as content in school physical education classes. The study consists of a qualitative research of bibliographic character the results, after searching in two sites RCBCE and Scielo that presented ten and eight studies, respectively. However, only three of them have approximate themes about game content, while the game theme as school content were not found studies. Nevertheless, we can identify the aspects of the theoretical framework in them.BrasilLindoso, Rosangela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/5807629847319573http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Pereira, Isadora Salvador Felix2020-01-23T11:58:47Z2020-01-23T11:58:47Z2019-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis33 f.application/pdfPEREIRA, Isadora Salvador Felix. A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1795porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2020-01-23T11:58:48Zoai:dspace:123456789/1795Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122020-01-23T11:58:48Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar
title A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar
spellingShingle A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar
Pereira, Isadora Salvador Felix
Jogos infantis simbólicos
Educação física para crianças
Brincadeiras
title_short A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar
title_full A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar
title_fullStr A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar
title_full_unstemmed A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar
title_sort A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar
author Pereira, Isadora Salvador Felix
author_facet Pereira, Isadora Salvador Felix
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lindoso, Rosangela Cely Branco
http://lattes.cnpq.br/5807629847319573
http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Isadora Salvador Felix
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos infantis simbólicos
Educação física para crianças
Brincadeiras
topic Jogos infantis simbólicos
Educação física para crianças
Brincadeiras
description O presente estudo se propõe, por meio de revisão bibliográfica, investigar como os jogos populares são importantes como conteúdo de ensino nas aulas de educação física escolar, o estudo se justifica pela preocupação de como esses jogos estão desaparecendo da história das crianças devido a fatores como a violência, urbanização e os avanços tecnológicos. O ensino desses jogos nas aulas de educação física escolar é um meio de resgatá-los e dar continuidade a uma manifestação cultural do nosso país. Sendo assim, destacamos o que diz a literatura acerca da importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico os resultados, após pesquisa em dois sites o Revista Brasileira de ciências do Esporte (RCBCE)e no Scielo que apresentaram dez eoito estudos, respectivamente. No entanto, apenas trêsdeles possuem temáticas aproximadas sobre o conteúdo de jogos, enquanto a temática de jogo como conteúdo escolar não foram encontrados estudos referentes. Apesar disso, podemos identificar os aspectos do referencial teórico nos mesmos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
2020-01-23T11:58:47Z
2020-01-23T11:58:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Isadora Salvador Felix. A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1795
identifier_str_mv PEREIRA, Isadora Salvador Felix. A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277172447182848