Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, John Miranda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cavalcante, Vinícius Albuquerque
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4601
Resumo: Nessa pesquisa abordamos o ensino de Astronomia com foco no Sistema Solar e na colonização do planeta Marte. A pesquisa tem por objetivo analisar a aplicação de um jogo educacional com estudantes do Ensino Médio da EREM Sizenando Silveira, foram escolhidas duas turmas do 1º ano e duas turmas do 2º ano para aplicação do produto educacional. O referencial teórico foi baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel e nas teorias de ensino através de jogos de Lev Vygotsky. Para isso dividimos o presente trabalho em 5 momentos, no primeiro momento aplicamos um teste de sondagem, no segundo momento ministramos aulas expositivas com uso de recursos didáticos interativos, no terceiro momento os estudantes assistiram a um documentário sobre viagem espacial, no quarto momento aplicamos o jogo educacional que desenvolvemos e no quinto e último momento reaplicamos o teste diagnóstico com o propósito de discutir os resultados óbitos através do produto educacional. O produto educacional consiste num jogo físico de tabuleiro, adaptado a partir do jogo Imobiliário (Monopoly) onde em todo o seu percurso os estudantes devem contar com estratégias e com seu conhecimento de astronomia. A partir desse trabalho foi possível constatar que aulas com o uso de software interativo permitem ao educando interagir melhor com o conteúdo e desenvolverem um senso crítico acerca das dificuldades de uma colonização espacial, adicionalmente o uso de jogos didáticos se mostra um método capaz de incentivar os estudantes pelos tópicos relacionados ao ensino de astronomia e outras áreas afins.
id UFRPE_8f0f5079f7f93c7b55430c25968d7266
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4601
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marteAstronomiaJogos educativosAprendizagemGamificaçãoSistema solarColonizaçãoNessa pesquisa abordamos o ensino de Astronomia com foco no Sistema Solar e na colonização do planeta Marte. A pesquisa tem por objetivo analisar a aplicação de um jogo educacional com estudantes do Ensino Médio da EREM Sizenando Silveira, foram escolhidas duas turmas do 1º ano e duas turmas do 2º ano para aplicação do produto educacional. O referencial teórico foi baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel e nas teorias de ensino através de jogos de Lev Vygotsky. Para isso dividimos o presente trabalho em 5 momentos, no primeiro momento aplicamos um teste de sondagem, no segundo momento ministramos aulas expositivas com uso de recursos didáticos interativos, no terceiro momento os estudantes assistiram a um documentário sobre viagem espacial, no quarto momento aplicamos o jogo educacional que desenvolvemos e no quinto e último momento reaplicamos o teste diagnóstico com o propósito de discutir os resultados óbitos através do produto educacional. O produto educacional consiste num jogo físico de tabuleiro, adaptado a partir do jogo Imobiliário (Monopoly) onde em todo o seu percurso os estudantes devem contar com estratégias e com seu conhecimento de astronomia. A partir desse trabalho foi possível constatar que aulas com o uso de software interativo permitem ao educando interagir melhor com o conteúdo e desenvolverem um senso crítico acerca das dificuldades de uma colonização espacial, adicionalmente o uso de jogos didáticos se mostra um método capaz de incentivar os estudantes pelos tópicos relacionados ao ensino de astronomia e outras áreas afins.In this research we approach the teaching of Astronomy with a focus on the Solar System and the colonization of the planet Mars. The research aims to analyse the application of an educational game with high school students from EREM Sizenando Silveira, two classes of the 1st year and two classes of the 2nd year were chosen for the application of the educational product. The theoretical framework was based on David Ausubel's meaningful learning and Lev Vygotsky's theories of teaching through games. For this, we divided the present work into 5 moments, in the first moment we applied a probing test, in the second moment we taught lectures using interactive teaching resources, in the third moment the students watched a documentary about space travel, in the fourth moment we applied the educational game that we developed and in the fifth and last moment we reapplied the diagnostic test with the purpose of discussing the results of deaths through the educational product. The educational product consists of a physical board game, adapted from the Monopoly game where throughout their journey students must rely on strategies and their knowledge of astronomy. From this work it was possible to verify that classes with the use of interactive software allow the student to better interact with the content and develop a critical sense about the difficulties of a space colonization, in addition the use of didactic games is a method capable of encouraging students through topics related to the teaching of astronomy and other related areas.BrasilMiranda, Antônio Carlos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6354901727868389http://lattes.cnpq.br/9143007203563032http://lattes.cnpq.br/3236324734090101Alencar, John MirandaCavalcante, Vinícius Albuquerque2023-05-31T21:45:58Z2023-05-31T21:45:58Z2022-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87 f.application/pdfALENCAR, John Miranda; CAVALCANTE, Vinícius Albuquerque. Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4601porAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-05-31T21:45:59Zoai:dspace:123456789/4601Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-05-31T21:45:59Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte
title Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte
spellingShingle Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte
Alencar, John Miranda
Astronomia
Jogos educativos
Aprendizagem
Gamificação
Sistema solar
Colonização
title_short Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte
title_full Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte
title_fullStr Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte
title_full_unstemmed Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte
title_sort Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte
author Alencar, John Miranda
author_facet Alencar, John Miranda
Cavalcante, Vinícius Albuquerque
author_role author
author2 Cavalcante, Vinícius Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Antônio Carlos da Silva
http://lattes.cnpq.br/6354901727868389
http://lattes.cnpq.br/9143007203563032
http://lattes.cnpq.br/3236324734090101
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, John Miranda
Cavalcante, Vinícius Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Jogos educativos
Aprendizagem
Gamificação
Sistema solar
Colonização
topic Astronomia
Jogos educativos
Aprendizagem
Gamificação
Sistema solar
Colonização
description Nessa pesquisa abordamos o ensino de Astronomia com foco no Sistema Solar e na colonização do planeta Marte. A pesquisa tem por objetivo analisar a aplicação de um jogo educacional com estudantes do Ensino Médio da EREM Sizenando Silveira, foram escolhidas duas turmas do 1º ano e duas turmas do 2º ano para aplicação do produto educacional. O referencial teórico foi baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel e nas teorias de ensino através de jogos de Lev Vygotsky. Para isso dividimos o presente trabalho em 5 momentos, no primeiro momento aplicamos um teste de sondagem, no segundo momento ministramos aulas expositivas com uso de recursos didáticos interativos, no terceiro momento os estudantes assistiram a um documentário sobre viagem espacial, no quarto momento aplicamos o jogo educacional que desenvolvemos e no quinto e último momento reaplicamos o teste diagnóstico com o propósito de discutir os resultados óbitos através do produto educacional. O produto educacional consiste num jogo físico de tabuleiro, adaptado a partir do jogo Imobiliário (Monopoly) onde em todo o seu percurso os estudantes devem contar com estratégias e com seu conhecimento de astronomia. A partir desse trabalho foi possível constatar que aulas com o uso de software interativo permitem ao educando interagir melhor com o conteúdo e desenvolverem um senso crítico acerca das dificuldades de uma colonização espacial, adicionalmente o uso de jogos didáticos se mostra um método capaz de incentivar os estudantes pelos tópicos relacionados ao ensino de astronomia e outras áreas afins.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-08
2023-05-31T21:45:58Z
2023-05-31T21:45:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALENCAR, John Miranda; CAVALCANTE, Vinícius Albuquerque. Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4601
identifier_str_mv ALENCAR, John Miranda; CAVALCANTE, Vinícius Albuquerque. Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277166903361536