O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Brunna Eduarda Alves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5175
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como se dá o processo de adaptação escolar na Educação Infantil para crianças que estão ingressando na primeira etapa da Educação Básica. Para realizar a coleta de dados foi utilizada como instrumento, em primeira instância, a observação e em seguida, entrevistas parcialmente estruturadas. Visando realizar a análise dos dados obtidos, utilizamos como referência a análise de conteúdo, baseada nos estudos de Minayo (2007). Tal análise foi construída e interpretada à luz de alguns autores que embasam a fundamentação teórica da pesquisa, como Balaban (1988) e Davini (1999). Através dos resultados obtidos na análise, foi possível perceber a importância da participação ativa e acolhedora da instituição de ensino no processo de adaptação das crianças, bem como, a importância da participação efetiva da família das mesmas. Tal participação está presente nas estratégias utilizadas pela instituição para esse momento da vida escolar da criança, bem como, nas orientações disponibilizadas às famílias para que as mesmas possam participar de maneira mais ativa e qualitativa.
id UFRPE_90354d8ddad8cc4479a23ea1826b6a96
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5175
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças.Adaptação escolarEducação infantilA presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como se dá o processo de adaptação escolar na Educação Infantil para crianças que estão ingressando na primeira etapa da Educação Básica. Para realizar a coleta de dados foi utilizada como instrumento, em primeira instância, a observação e em seguida, entrevistas parcialmente estruturadas. Visando realizar a análise dos dados obtidos, utilizamos como referência a análise de conteúdo, baseada nos estudos de Minayo (2007). Tal análise foi construída e interpretada à luz de alguns autores que embasam a fundamentação teórica da pesquisa, como Balaban (1988) e Davini (1999). Através dos resultados obtidos na análise, foi possível perceber a importância da participação ativa e acolhedora da instituição de ensino no processo de adaptação das crianças, bem como, a importância da participação efetiva da família das mesmas. Tal participação está presente nas estratégias utilizadas pela instituição para esse momento da vida escolar da criança, bem como, nas orientações disponibilizadas às famílias para que as mesmas possam participar de maneira mais ativa e qualitativa.La presente investigación, titulada: El proceso de adaptación escolar en Educación Infantil: las relaciones escolares en la acogida de los niños, tuvo como objetivo general comprender cómo se da el proceso de adaptación escolar en Educación Infantil para los niños que ingresan al primer ciclo de Básica. Educación. . Para llevar a cabo la recolección de datos se utilizó como instrumento la observación, en primera instancia, seguida de entrevistas parcialmente estructuradas. Para el análisis de los datos obtenidos se tomó como referencia el análisis de contenido, basado en los estudios de Minayo (2007). Dicho análisis fue construido e interpretado a la luz de algunos autores que sustentan el nexo teórico de la investigación, como Balaban (1988) y Davini (1999). A través de los resultados obtenidos en el análisis, fue posible percibir la importancia de la participación activa y acogedora de la institución educativa en el proceso de adaptación de los niños, así como la importancia de la participación efectiva de sus familias. Dicha participación está presente en las estrategias que utiliza la institución para este momento de la vida escolar del niño, así como en las orientaciones puestas a disposición de las familias para que participen de forma más activa y cualitativa.BrasilSales, Michelle Beltrão Soareshttp://lattes.cnpq.br/1145653737118181Araújo, Brunna Eduarda Alves de2023-11-06T21:33:53Z2023-11-06T21:33:53Z2022-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfARAÚJO, Brunna Eduarda Alves de. O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5175porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-11-06T21:33:55Zoai:dspace:123456789/5175Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-11-06T21:33:55Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças.
title O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças.
spellingShingle O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças.
Araújo, Brunna Eduarda Alves de
Adaptação escolar
Educação infantil
title_short O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças.
title_full O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças.
title_fullStr O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças.
title_full_unstemmed O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças.
title_sort O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças.
author Araújo, Brunna Eduarda Alves de
author_facet Araújo, Brunna Eduarda Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sales, Michelle Beltrão Soares
http://lattes.cnpq.br/1145653737118181
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Brunna Eduarda Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação escolar
Educação infantil
topic Adaptação escolar
Educação infantil
description A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como se dá o processo de adaptação escolar na Educação Infantil para crianças que estão ingressando na primeira etapa da Educação Básica. Para realizar a coleta de dados foi utilizada como instrumento, em primeira instância, a observação e em seguida, entrevistas parcialmente estruturadas. Visando realizar a análise dos dados obtidos, utilizamos como referência a análise de conteúdo, baseada nos estudos de Minayo (2007). Tal análise foi construída e interpretada à luz de alguns autores que embasam a fundamentação teórica da pesquisa, como Balaban (1988) e Davini (1999). Através dos resultados obtidos na análise, foi possível perceber a importância da participação ativa e acolhedora da instituição de ensino no processo de adaptação das crianças, bem como, a importância da participação efetiva da família das mesmas. Tal participação está presente nas estratégias utilizadas pela instituição para esse momento da vida escolar da criança, bem como, nas orientações disponibilizadas às famílias para que as mesmas possam participar de maneira mais ativa e qualitativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-06
2023-11-06T21:33:53Z
2023-11-06T21:33:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Brunna Eduarda Alves de. O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5175
identifier_str_mv ARAÚJO, Brunna Eduarda Alves de. O processo de adaptação escolar na Educação Infantil: relações da escola no processo de acolhimento às crianças. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277158637436928