Adaptação escolar e educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237175 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo uma breve revisão sobre o processo de adaptação do aluno no início de sua jornada educacional. Entende-se que esta fase escolar é um período que pode ser marcado como um processo doloroso, pois as crianças iniciam sua vida escolar e isso lhes causa um estranhamento do diferente, justamente pela separação causada entre o indivíduo e a família. O estudo visou apresentar uma breve revisão sobre a importância da parceria escola, família na inserção e melhor adaptação da criança, fazendo com que este processo seja gradativo. A metododologia utilizada foi de revisão do tema a partir de uma pequena amostra de textos acadêmicos e livros que abordam a adaptação escolar e educação infantil. A leitura desses materiais permitiu algumas considerações sobre a importância da participação da família e da escola no acolhimento da criança na educação infantil, para que ela seja inserida em um ambiente que transmita segurança, confiança e sinta-se incentivada por todas as partes envolvidas com seu desenvolvimento a iniciar de forma satisfatória e saudável sua vida escolar. Como considerações finais foi possível indicar a necessidade de que o tema possa ser abordado com maior profundidade nos cursos de formação de professores. |
id |
UNSP_0846fd240f5650d4262cc67d6f1f80e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/237175 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Adaptação escolar e educação infantilSchool adaptation and early childhood educationEducação infantilAdaptação escolarAcolhimentoAprendizagemLetramentoO presente estudo teve como objetivo uma breve revisão sobre o processo de adaptação do aluno no início de sua jornada educacional. Entende-se que esta fase escolar é um período que pode ser marcado como um processo doloroso, pois as crianças iniciam sua vida escolar e isso lhes causa um estranhamento do diferente, justamente pela separação causada entre o indivíduo e a família. O estudo visou apresentar uma breve revisão sobre a importância da parceria escola, família na inserção e melhor adaptação da criança, fazendo com que este processo seja gradativo. A metododologia utilizada foi de revisão do tema a partir de uma pequena amostra de textos acadêmicos e livros que abordam a adaptação escolar e educação infantil. A leitura desses materiais permitiu algumas considerações sobre a importância da participação da família e da escola no acolhimento da criança na educação infantil, para que ela seja inserida em um ambiente que transmita segurança, confiança e sinta-se incentivada por todas as partes envolvidas com seu desenvolvimento a iniciar de forma satisfatória e saudável sua vida escolar. Como considerações finais foi possível indicar a necessidade de que o tema possa ser abordado com maior profundidade nos cursos de formação de professores.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Débora Cristina [UNESP]Cardoso, Priscila Carla [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vettore, Caroline2022-10-21T18:29:46Z2022-10-21T18:29:46Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237175porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:26:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237175Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:46:43.094019Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação escolar e educação infantil School adaptation and early childhood education |
title |
Adaptação escolar e educação infantil |
spellingShingle |
Adaptação escolar e educação infantil Vettore, Caroline Educação infantil Adaptação escolar Acolhimento Aprendizagem Letramento |
title_short |
Adaptação escolar e educação infantil |
title_full |
Adaptação escolar e educação infantil |
title_fullStr |
Adaptação escolar e educação infantil |
title_full_unstemmed |
Adaptação escolar e educação infantil |
title_sort |
Adaptação escolar e educação infantil |
author |
Vettore, Caroline |
author_facet |
Vettore, Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, Débora Cristina [UNESP] Cardoso, Priscila Carla [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vettore, Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Adaptação escolar Acolhimento Aprendizagem Letramento |
topic |
Educação infantil Adaptação escolar Acolhimento Aprendizagem Letramento |
description |
O presente estudo teve como objetivo uma breve revisão sobre o processo de adaptação do aluno no início de sua jornada educacional. Entende-se que esta fase escolar é um período que pode ser marcado como um processo doloroso, pois as crianças iniciam sua vida escolar e isso lhes causa um estranhamento do diferente, justamente pela separação causada entre o indivíduo e a família. O estudo visou apresentar uma breve revisão sobre a importância da parceria escola, família na inserção e melhor adaptação da criança, fazendo com que este processo seja gradativo. A metododologia utilizada foi de revisão do tema a partir de uma pequena amostra de textos acadêmicos e livros que abordam a adaptação escolar e educação infantil. A leitura desses materiais permitiu algumas considerações sobre a importância da participação da família e da escola no acolhimento da criança na educação infantil, para que ela seja inserida em um ambiente que transmita segurança, confiança e sinta-se incentivada por todas as partes envolvidas com seu desenvolvimento a iniciar de forma satisfatória e saudável sua vida escolar. Como considerações finais foi possível indicar a necessidade de que o tema possa ser abordado com maior profundidade nos cursos de formação de professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-10-21T18:29:46Z 2022-10-21T18:29:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/237175 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/237175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129247318900736 |