Adaptação escolar e educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vettore, Caroline
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237175
Resumo: O presente estudo teve como objetivo uma breve revisão sobre o processo de adaptação do aluno no início de sua jornada educacional. Entende-se que esta fase escolar é um período que pode ser marcado como um processo doloroso, pois as crianças iniciam sua vida escolar e isso lhes causa um estranhamento do diferente, justamente pela separação causada entre o indivíduo e a família. O estudo visou apresentar uma breve revisão sobre a importância da parceria escola, família na inserção e melhor adaptação da criança, fazendo com que este processo seja gradativo. A metododologia utilizada foi de revisão do tema a partir de uma pequena amostra de textos acadêmicos e livros que abordam a adaptação escolar e educação infantil. A leitura desses materiais permitiu algumas considerações sobre a importância da participação da família e da escola no acolhimento da criança na educação infantil, para que ela seja inserida em um ambiente que transmita segurança, confiança e sinta-se incentivada por todas as partes envolvidas com seu desenvolvimento a iniciar de forma satisfatória e saudável sua vida escolar. Como considerações finais foi possível indicar a necessidade de que o tema possa ser abordado com maior profundidade nos cursos de formação de professores.
id UNSP_0846fd240f5650d4262cc67d6f1f80e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237175
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Adaptação escolar e educação infantilSchool adaptation and early childhood educationEducação infantilAdaptação escolarAcolhimentoAprendizagemLetramentoO presente estudo teve como objetivo uma breve revisão sobre o processo de adaptação do aluno no início de sua jornada educacional. Entende-se que esta fase escolar é um período que pode ser marcado como um processo doloroso, pois as crianças iniciam sua vida escolar e isso lhes causa um estranhamento do diferente, justamente pela separação causada entre o indivíduo e a família. O estudo visou apresentar uma breve revisão sobre a importância da parceria escola, família na inserção e melhor adaptação da criança, fazendo com que este processo seja gradativo. A metododologia utilizada foi de revisão do tema a partir de uma pequena amostra de textos acadêmicos e livros que abordam a adaptação escolar e educação infantil. A leitura desses materiais permitiu algumas considerações sobre a importância da participação da família e da escola no acolhimento da criança na educação infantil, para que ela seja inserida em um ambiente que transmita segurança, confiança e sinta-se incentivada por todas as partes envolvidas com seu desenvolvimento a iniciar de forma satisfatória e saudável sua vida escolar. Como considerações finais foi possível indicar a necessidade de que o tema possa ser abordado com maior profundidade nos cursos de formação de professores.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Débora Cristina [UNESP]Cardoso, Priscila Carla [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vettore, Caroline2022-10-21T18:29:46Z2022-10-21T18:29:46Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237175porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:26:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237175Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:46:43.094019Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação escolar e educação infantil
School adaptation and early childhood education
title Adaptação escolar e educação infantil
spellingShingle Adaptação escolar e educação infantil
Vettore, Caroline
Educação infantil
Adaptação escolar
Acolhimento
Aprendizagem
Letramento
title_short Adaptação escolar e educação infantil
title_full Adaptação escolar e educação infantil
title_fullStr Adaptação escolar e educação infantil
title_full_unstemmed Adaptação escolar e educação infantil
title_sort Adaptação escolar e educação infantil
author Vettore, Caroline
author_facet Vettore, Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Débora Cristina [UNESP]
Cardoso, Priscila Carla [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vettore, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Adaptação escolar
Acolhimento
Aprendizagem
Letramento
topic Educação infantil
Adaptação escolar
Acolhimento
Aprendizagem
Letramento
description O presente estudo teve como objetivo uma breve revisão sobre o processo de adaptação do aluno no início de sua jornada educacional. Entende-se que esta fase escolar é um período que pode ser marcado como um processo doloroso, pois as crianças iniciam sua vida escolar e isso lhes causa um estranhamento do diferente, justamente pela separação causada entre o indivíduo e a família. O estudo visou apresentar uma breve revisão sobre a importância da parceria escola, família na inserção e melhor adaptação da criança, fazendo com que este processo seja gradativo. A metododologia utilizada foi de revisão do tema a partir de uma pequena amostra de textos acadêmicos e livros que abordam a adaptação escolar e educação infantil. A leitura desses materiais permitiu algumas considerações sobre a importância da participação da família e da escola no acolhimento da criança na educação infantil, para que ela seja inserida em um ambiente que transmita segurança, confiança e sinta-se incentivada por todas as partes envolvidas com seu desenvolvimento a iniciar de forma satisfatória e saudável sua vida escolar. Como considerações finais foi possível indicar a necessidade de que o tema possa ser abordado com maior profundidade nos cursos de formação de professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-10-21T18:29:46Z
2022-10-21T18:29:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237175
url http://hdl.handle.net/11449/237175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129247318900736