Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Angelina Xavier da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3228
Resumo: Esse estudo teve a finalidade de analisar as continuidades e as rupturas das Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil, no período de 2015 a 2020. Assim, buscamos caracterizar as Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais, presente no ano de 2015, e as analisamos utilizando como parâmetro de comparação o ano anterior com os de ruptura democrática (2016, 2017, 2018). Por fim, evidenciamos essas na nova gestão federal (2019, 2020). Para o desenvolvimento desse estudo, debruçamo-nos em compreender a construção das políticas públicas, e recorremos aos seguintes autores: Dantas (2007), Fernandes (2007), Ham; Hill (1993), Lowi (1996), Rua (2009), entre outros. E, quanto ao Brasil, buscamos os seguintes autores: Saviani (2008), Libâneo; Oliveira; Toschi (2007) e outros, com a finalidade de apreender sobre os contextos e objetivos que culminaram nos avanços e retrocessos. Nessa linha, buscamos nos subsidiar em pesquisas dos últimos cinco anos que tratavam dessa problemática. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo documental, e baseia-se análise de conteúdo. A análise mostrou que, no governo eleito pelo povo, foram encontrados dez programas educacionais, em diferentes áreas. E, no que concerne aos anos de ruptura democrática, observamos que algumas políticas foram continuadas, outras silenciadas, ou substituídas, diferindo das concepções democráticas que reconhecemos. Atualmente, podemos constatar que os programas elaborados seguem a mesma linha da gestão de ruptura.
id UFRPE_940dae454da5b4aa156dead9522206a8
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3228
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal.Política públicaEducação e EstadoEnsino FundamentalEsse estudo teve a finalidade de analisar as continuidades e as rupturas das Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil, no período de 2015 a 2020. Assim, buscamos caracterizar as Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais, presente no ano de 2015, e as analisamos utilizando como parâmetro de comparação o ano anterior com os de ruptura democrática (2016, 2017, 2018). Por fim, evidenciamos essas na nova gestão federal (2019, 2020). Para o desenvolvimento desse estudo, debruçamo-nos em compreender a construção das políticas públicas, e recorremos aos seguintes autores: Dantas (2007), Fernandes (2007), Ham; Hill (1993), Lowi (1996), Rua (2009), entre outros. E, quanto ao Brasil, buscamos os seguintes autores: Saviani (2008), Libâneo; Oliveira; Toschi (2007) e outros, com a finalidade de apreender sobre os contextos e objetivos que culminaram nos avanços e retrocessos. Nessa linha, buscamos nos subsidiar em pesquisas dos últimos cinco anos que tratavam dessa problemática. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo documental, e baseia-se análise de conteúdo. A análise mostrou que, no governo eleito pelo povo, foram encontrados dez programas educacionais, em diferentes áreas. E, no que concerne aos anos de ruptura democrática, observamos que algumas políticas foram continuadas, outras silenciadas, ou substituídas, diferindo das concepções democráticas que reconhecemos. Atualmente, podemos constatar que os programas elaborados seguem a mesma linha da gestão de ruptura.This study had an analysis problem as continuities and ruptures of Public Educational Policies for the initial years of Elementary School in Brazil in the period from 2015 to 2020. Thus, we sought to characterize the Public Educational Policies for the years present in 2015. And we analyzed them using as a comparison parameter the previous year with those of democratic rupture (2016, 2017, 2018). And finally, we evidence these, in the new federal administration (2019, 2020). For the development of this study, we focused on understanding the construction of public policies and resorted to the following authors: Dantas (2007), Fernandes (2007), Ham; Hill (1993), Lowi (1996), Rua (2009), among others. As for Brazil, we sought the following authors: Saviani (2008), Libâneo; Oliveira; Toschi (2007) and others, with a deep understanding of the contexts and objectives that culminated in advances and setbacks. Along these lines, we sought to subsidize research from the last five years that dealt with this issue. The research is of a qualitative nature, of the documentary type, and is based on content analysis. A study published that in the government elected by the people, ten educational programs were found, in different areas. And with regard to the years of democratic rupture, we observe that some policies were continued, others silenced, or replaced, differing from the democratic conceptions we recognize. Currently, we can see that the elaborated programs follow the same line as the rupture rupture.BrasilSilva, Fabiana Cristina dahttp://lattes.cnpq.br/3310009359807396http://lattes.cnpq.br/6908776370908653Silva, Angelina Xavier da2022-09-16T20:13:37Z2022-09-16T20:13:37Z2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87 f.application/pdfSilva, Angelina Xavier da. Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3228porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-09-16T20:14:47Zoai:dspace:123456789/3228Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-09-16T20:14:47Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal.
title Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal.
spellingShingle Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal.
Silva, Angelina Xavier da
Política pública
Educação e Estado
Ensino Fundamental
title_short Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal.
title_full Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal.
title_fullStr Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal.
title_full_unstemmed Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal.
title_sort Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal.
author Silva, Angelina Xavier da
author_facet Silva, Angelina Xavier da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fabiana Cristina da
http://lattes.cnpq.br/3310009359807396
http://lattes.cnpq.br/6908776370908653
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Angelina Xavier da
dc.subject.por.fl_str_mv Política pública
Educação e Estado
Ensino Fundamental
topic Política pública
Educação e Estado
Ensino Fundamental
description Esse estudo teve a finalidade de analisar as continuidades e as rupturas das Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil, no período de 2015 a 2020. Assim, buscamos caracterizar as Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais, presente no ano de 2015, e as analisamos utilizando como parâmetro de comparação o ano anterior com os de ruptura democrática (2016, 2017, 2018). Por fim, evidenciamos essas na nova gestão federal (2019, 2020). Para o desenvolvimento desse estudo, debruçamo-nos em compreender a construção das políticas públicas, e recorremos aos seguintes autores: Dantas (2007), Fernandes (2007), Ham; Hill (1993), Lowi (1996), Rua (2009), entre outros. E, quanto ao Brasil, buscamos os seguintes autores: Saviani (2008), Libâneo; Oliveira; Toschi (2007) e outros, com a finalidade de apreender sobre os contextos e objetivos que culminaram nos avanços e retrocessos. Nessa linha, buscamos nos subsidiar em pesquisas dos últimos cinco anos que tratavam dessa problemática. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo documental, e baseia-se análise de conteúdo. A análise mostrou que, no governo eleito pelo povo, foram encontrados dez programas educacionais, em diferentes áreas. E, no que concerne aos anos de ruptura democrática, observamos que algumas políticas foram continuadas, outras silenciadas, ou substituídas, diferindo das concepções democráticas que reconhecemos. Atualmente, podemos constatar que os programas elaborados seguem a mesma linha da gestão de ruptura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10
2022-09-16T20:13:37Z
2022-09-16T20:13:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Angelina Xavier da. Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3228
identifier_str_mv Silva, Angelina Xavier da. Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120133627346945