POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Lia Machado Fiuza; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Francisca Genifer Andrade de; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3938
Resumo: O Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica, passou por reformulações ao longo dos anos, sendo uma das mais expressivas o seu prolongamento, de oito para nove anos. Questiona-se como os profissionais da educação percebem o Ensino Fundamental de nove anos. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com o objetivo compreender como tem se desenvolvido o Ensino Fundamental de nove anos à luz do entendimento dos sujeitos que lidam diariamente com esse nível de escolaridade. Esta envolveu três participantes – a diretora, a coordenadora e uma professora de uma instituição de Ensino Fundamental de Fortaleza-CE. A coleta de dados foi realizada por intermédio de entrevistas semiestruturadas – gravadas, transcritas, textualizadas e validadas – discutidas desde a análise categórica de Bardin (2009). Os resultados suscitaram 5 categorias: 1. Compreensões sobre o Ensino Fundamental; 2. Formação continuada; 3. Material didático; 4. Valorização profissional, e 5. Avanços e dificuldades na área do Ensino Fundamental, por meio das quais foi possível concluir, respectivamente: carência da formação no Ensino Fundamental, insuficiência na formação continuada dos professores, escassez de material didático, desvalorização docente, e também avanços relacionados principalmente à redistribuição de recurso financeiro por meio do Fundeb e do PDDE. A discussão infere que a reformulação do Ensino Fundamental culminou no seu aprimoramento, mas ainda se fazem necessárias melhorias, tais como na área de investimento na valorização docente e no financiamento.
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Compreensões sobre o Ensino Fundamental; 2. Formação continuada; 3. Material didático; 4. Valorização profissional, e 5. Avanços e dificuldades na área do Ensino Fundamental, por meio das quais foi possível concluir, respectivamente: carência da formação no Ensino Fundamental, insuficiência na formação continuada dos professores, escassez de material didático, desvalorização docente, e também avanços relacionados principalmente à redistribuição de recurso financeiro por meio do Fundeb e do PDDE. 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Acesso em: 10 jan. 2020.Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-16T12:44:37Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3938Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2022-02-16T12:44:37Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
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