POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3938 |
Resumo: | O Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica, passou por reformulações ao longo dos anos, sendo uma das mais expressivas o seu prolongamento, de oito para nove anos. Questiona-se como os profissionais da educação percebem o Ensino Fundamental de nove anos. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com o objetivo compreender como tem se desenvolvido o Ensino Fundamental de nove anos à luz do entendimento dos sujeitos que lidam diariamente com esse nível de escolaridade. Esta envolveu três participantes – a diretora, a coordenadora e uma professora de uma instituição de Ensino Fundamental de Fortaleza-CE. A coleta de dados foi realizada por intermédio de entrevistas semiestruturadas – gravadas, transcritas, textualizadas e validadas – discutidas desde a análise categórica de Bardin (2009). Os resultados suscitaram 5 categorias: 1. Compreensões sobre o Ensino Fundamental; 2. Formação continuada; 3. Material didático; 4. Valorização profissional, e 5. Avanços e dificuldades na área do Ensino Fundamental, por meio das quais foi possível concluir, respectivamente: carência da formação no Ensino Fundamental, insuficiência na formação continuada dos professores, escassez de material didático, desvalorização docente, e também avanços relacionados principalmente à redistribuição de recurso financeiro por meio do Fundeb e do PDDE. A discussão infere que a reformulação do Ensino Fundamental culminou no seu aprimoramento, mas ainda se fazem necessárias melhorias, tais como na área de investimento na valorização docente e no financiamento. |
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POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOSEnsino Fundamental; Políticas educativas; DocênciaO Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica, passou por reformulações ao longo dos anos, sendo uma das mais expressivas o seu prolongamento, de oito para nove anos. Questiona-se como os profissionais da educação percebem o Ensino Fundamental de nove anos. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com o objetivo compreender como tem se desenvolvido o Ensino Fundamental de nove anos à luz do entendimento dos sujeitos que lidam diariamente com esse nível de escolaridade. Esta envolveu três participantes – a diretora, a coordenadora e uma professora de uma instituição de Ensino Fundamental de Fortaleza-CE. A coleta de dados foi realizada por intermédio de entrevistas semiestruturadas – gravadas, transcritas, textualizadas e validadas – discutidas desde a análise categórica de Bardin (2009). Os resultados suscitaram 5 categorias: 1. Compreensões sobre o Ensino Fundamental; 2. Formação continuada; 3. Material didático; 4. Valorização profissional, e 5. Avanços e dificuldades na área do Ensino Fundamental, por meio das quais foi possível concluir, respectivamente: carência da formação no Ensino Fundamental, insuficiência na formação continuada dos professores, escassez de material didático, desvalorização docente, e também avanços relacionados principalmente à redistribuição de recurso financeiro por meio do Fundeb e do PDDE. A discussão infere que a reformulação do Ensino Fundamental culminou no seu aprimoramento, mas ainda se fazem necessárias melhorias, tais como na área de investimento na valorização docente e no financiamento.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACNPQFialho, Lia Machado Fiuza; Universidade Estadual do Ceará (UECE)Sousa, Francisca Genifer Andrade de; Universidade Estadual do Ceará (UECE)2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/393810.25190/rec.v9i1.3938Revista Expressão Católica; v. 9, n. 1 (2020): Rev. Expr. Catól.2357-848310.25190/rec.v9i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3938/05/*ref*/ADRIÃO, T; PERONI, V. Implicações do programa dinheiro direto na escola para a gestão da escola pública, Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 98, p. 253-267, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n98/a13v2898.pdf. Acesso em: 19 mar. 2019./*ref*/ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F. Currículo na educação infantil: o que pensam os professores? Práxis Educacional, v. 15, n. 31, p. 251-272, jan. 2019. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4672. Acesso em: 10 jan. 2020./*ref*/ARELARO, L. R. O Ensino Fundamental no Brasil: Avanços, Perplexidades e Tendências. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1039-1066, 2005./*ref*/BRASIL. Proposta de Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica. Ministério da Educação: Brasília, 2018./*ref*/BRASIL. Lei nº 11.274, 6 de fevereiro de 2006. 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Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5757. Acesso em: 10 jan. 2020./*ref*/FRANÇA, M. G. O financiamento da educação especial no âmbito dos fundos da educação básica: Fundef e Fundeb. Educar em Revista, Curitiba, n. 58, p. 271-286, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n58/1984-0411-er-58-00271.pdf. Acesso em: 19 mar. 2019./*ref*/FREITAS, M. C. de; BICCAS, M. de S. História Social da Educação no Brasil (1926-1996). São Paulo, Cortez, 2009./*ref*/GONDRA, J, G; SCHUELER, A. Educação, poder e Sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008./*ref*/JACOMINI, M. A; PENNA, M. G de O. Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Pro.posições, v. 27, n. 2, 2016, p.177-202. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v27n2/1980-6248-pp-27-02-00177.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019./*ref*/MENEZES, E. T; SANTOS, T. H dos. Verbete PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). 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Acesso em: 10 jan. 2020.Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-16T12:44:37Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3938Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2022-02-16T12:44:37Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
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