Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Alaide Cecília de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3623
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar como bolsistas do PIBID compreendem as histórias em quadrinhos (HQs) como recurso para o ensino de Matemática, após participarem de um minicurso voltado para sua formação docente sobre este tema. A abordagem foi realizada, no formato remoto, ministrado pelos participantes do grupo Neuromatemática. Como referencial teórico seguimos algumas contextualizações para o ensino de Matemática como: práticas sociais; articulações internas à matemática; história da matemática e articulações com outras áreas do conhecimento. A pesquisa é de cunho qualitativo, a partir do “Ciclo de Oficinas - PIBID MATEMÁTICA EM FOCO” realizado pela coordenação do curso de Matemática. A metodologia ocorreu por intermédio de um questionário sobre o conhecimento dos participantes do minicurso a respeito de HQs, realizado no Google Forms seguido do minicurso realizado na plataforma Google Meet que ocorreu em dois momentos. O primeiro foi discutido a importância das HQs envolvendo os diferentes tipos de contextos e a apresentação da ferramenta digital, Pixton, para a criação de HQs; no segundo momento os participantes trouxeram suas HQs produzidas no Pixton. Os resultados apresentados foram referentes à coleta de dados do questionário, as produções dos participantes e aplicação desenvolvida pelos bolsistas na escola participante do programa, utilizando sequências didáticas respeitando as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
id UFRPE_96a09bc507150ca2ce688f65d2cb0240
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3623
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE.Histórias em quadrinhos na educaçãoMatemáticaFormação de professoresEste trabalho tem por objetivo analisar como bolsistas do PIBID compreendem as histórias em quadrinhos (HQs) como recurso para o ensino de Matemática, após participarem de um minicurso voltado para sua formação docente sobre este tema. A abordagem foi realizada, no formato remoto, ministrado pelos participantes do grupo Neuromatemática. Como referencial teórico seguimos algumas contextualizações para o ensino de Matemática como: práticas sociais; articulações internas à matemática; história da matemática e articulações com outras áreas do conhecimento. A pesquisa é de cunho qualitativo, a partir do “Ciclo de Oficinas - PIBID MATEMÁTICA EM FOCO” realizado pela coordenação do curso de Matemática. A metodologia ocorreu por intermédio de um questionário sobre o conhecimento dos participantes do minicurso a respeito de HQs, realizado no Google Forms seguido do minicurso realizado na plataforma Google Meet que ocorreu em dois momentos. O primeiro foi discutido a importância das HQs envolvendo os diferentes tipos de contextos e a apresentação da ferramenta digital, Pixton, para a criação de HQs; no segundo momento os participantes trouxeram suas HQs produzidas no Pixton. Os resultados apresentados foram referentes à coleta de dados do questionário, as produções dos participantes e aplicação desenvolvida pelos bolsistas na escola participante do programa, utilizando sequências didáticas respeitando as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).This paper aims to analyze how PIBID scholars understand how Comics (Comic Books) as a resource for teaching Mathematics, after participating in a mini-course aimed at their teacher training on this topic. An approach was performed, in the remote format, taught by the participants of the Neuromathematics group. As a theoretical framework, we follow some contextualizations for the teaching of Mathematics such as: social practices; internal articulations to mathematics; history of mathematics and links with other areas of knowledge. The research is qualitative, based on the “Cycle of Workshops - PIBID MATHEMATICS IN FOCUS” carried out by the coordination of the Mathematics course. The methodology takes place through a questionnaire on the knowledge of participants in the mini-course about comics, carried out on Google Forms, followed by the mini-course carried out on the Google Meet platform, which took place in two moments. The first one discussed the importance of comics involving different types of contexts and the presentation of the digital tool, Pixton, for the creation of comics; in the second moment, the participants brought their Pixton-produced comics. The results were referenced to the data collection of the questionnaire, the participants' productions and applied by the scholarship holders in the participating school of the program, using didactic sequences respecting the skills of the Common National Curriculum Base (BNCC).BrasilEspíndola, Elisângela Bastos de Melohttp://lattes.cnpq.br/2160149549829088http://lattes.cnpq.br/0367382856462792Lima, Alaide Cecília de2022-11-29T12:08:22Z2022-11-29T12:08:22Z2021-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfLima, Alaide Cecília de. Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3623porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-11-29T12:08:50Zoai:dspace:123456789/3623Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-11-29T12:08:50Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE.
title Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE.
spellingShingle Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE.
Lima, Alaide Cecília de
Histórias em quadrinhos na educação
Matemática
Formação de professores
title_short Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE.
title_full Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE.
title_fullStr Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE.
title_full_unstemmed Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE.
title_sort Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE.
author Lima, Alaide Cecília de
author_facet Lima, Alaide Cecília de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Espíndola, Elisângela Bastos de Melo
http://lattes.cnpq.br/2160149549829088
http://lattes.cnpq.br/0367382856462792
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Alaide Cecília de
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos na educação
Matemática
Formação de professores
topic Histórias em quadrinhos na educação
Matemática
Formação de professores
description Este trabalho tem por objetivo analisar como bolsistas do PIBID compreendem as histórias em quadrinhos (HQs) como recurso para o ensino de Matemática, após participarem de um minicurso voltado para sua formação docente sobre este tema. A abordagem foi realizada, no formato remoto, ministrado pelos participantes do grupo Neuromatemática. Como referencial teórico seguimos algumas contextualizações para o ensino de Matemática como: práticas sociais; articulações internas à matemática; história da matemática e articulações com outras áreas do conhecimento. A pesquisa é de cunho qualitativo, a partir do “Ciclo de Oficinas - PIBID MATEMÁTICA EM FOCO” realizado pela coordenação do curso de Matemática. A metodologia ocorreu por intermédio de um questionário sobre o conhecimento dos participantes do minicurso a respeito de HQs, realizado no Google Forms seguido do minicurso realizado na plataforma Google Meet que ocorreu em dois momentos. O primeiro foi discutido a importância das HQs envolvendo os diferentes tipos de contextos e a apresentação da ferramenta digital, Pixton, para a criação de HQs; no segundo momento os participantes trouxeram suas HQs produzidas no Pixton. Os resultados apresentados foram referentes à coleta de dados do questionário, as produções dos participantes e aplicação desenvolvida pelos bolsistas na escola participante do programa, utilizando sequências didáticas respeitando as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-23
2022-11-29T12:08:22Z
2022-11-29T12:08:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lima, Alaide Cecília de. Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3623
identifier_str_mv Lima, Alaide Cecília de. Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277161853419520