PIBID: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Laiane Caroline
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Vera Lúcia Catodo, Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1404
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa inicial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores para a educação básica. O presente projeto tem como objetivo investigar o processo de aquisição da leitura, utilizando Histórias em Quadrinhos como um recurso estimulador. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ,2005), foi desenvolvida pela observação participante de duas bolsistas PIBID, em sala do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, estado de São Paulo, no ano de 2014. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Oliveira (2007), Vergueiro (2010) e Santos (2003) dentre outros, seguida de pesquisa de campo, para identificação das contribuições das histórias em Quadrinhos para a aquisição da competência leitora.
id UNIVAP-1_8d7c62e82dc4786fc44e17dabfabe713
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1404
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling PIBID: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORAAlfabetizaçãoleiturahistória em quadrinho.PIBIDHISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORAEste trabalho é uma pesquisa inicial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores para a educação básica. O presente projeto tem como objetivo investigar o processo de aquisição da leitura, utilizando Histórias em Quadrinhos como um recurso estimulador. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ,2005), foi desenvolvida pela observação participante de duas bolsistas PIBID, em sala do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, estado de São Paulo, no ano de 2014. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Oliveira (2007), Vergueiro (2010) e Santos (2003) dentre outros, seguida de pesquisa de campo, para identificação das contribuições das histórias em Quadrinhos para a aquisição da competência leitora.IBICT2017-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativo ; Estudo de Casoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/140410.18066/revistaunivap.v22i40.1404Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 684Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 6842237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1404/1102Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Laiane CarolineDias, Vera Lúcia CatodoOliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1404Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA
title PIBID: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA
spellingShingle PIBID: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA
de Lima, Laiane Caroline
Alfabetização
leitura
história em quadrinho.
PIBID
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA
title_short PIBID: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA
title_full PIBID: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA
title_fullStr PIBID: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA
title_full_unstemmed PIBID: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA
title_sort PIBID: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA
author de Lima, Laiane Caroline
author_facet de Lima, Laiane Caroline
Dias, Vera Lúcia Catodo
Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón
author_role author
author2 Dias, Vera Lúcia Catodo
Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Laiane Caroline
Dias, Vera Lúcia Catodo
Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
leitura
história em quadrinho.
PIBID
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA
topic Alfabetização
leitura
história em quadrinho.
PIBID
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA
description Este trabalho é uma pesquisa inicial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores para a educação básica. O presente projeto tem como objetivo investigar o processo de aquisição da leitura, utilizando Histórias em Quadrinhos como um recurso estimulador. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ,2005), foi desenvolvida pela observação participante de duas bolsistas PIBID, em sala do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, estado de São Paulo, no ano de 2014. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Oliveira (2007), Vergueiro (2010) e Santos (2003) dentre outros, seguida de pesquisa de campo, para identificação das contribuições das histórias em Quadrinhos para a aquisição da competência leitora.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo ; Estudo de Caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1404
10.18066/revistaunivap.v22i40.1404
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1404
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1404/1102
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 684
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 684
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042289426563072