O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4196 |
Resumo: | Este artigo, realizado através de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo discutir a importância do texto literário na formação do leitor, e concentra-se no estudante de ensino fundamental, levando em consideração aspectos da formação do leitor existentes na BNCC. Este estudo adota a concepção de Perrone-Moisés (2016) na defesa da literatura como uma poderosa mediadora entre diferentes culturas, sobretudo, em um contexto globalizado pela informação e pelos deslocamentos humanos. Logo, podemos inferir que o espaço da literatura deve ser preservado, sobretudo pela função humanizadora da literatura na formação do leitor crítico e cidadão capaz de transformar a realidade social. Estudos como os de Cosson (2009), Candido (1999), Manguel (2009), entre outros, também foram fundamentais na construção do arcabouço teórico deste trabalho. Pretende-se ainda evidenciar relevância do desenvolvimento de estratégias de ensino de literatura através do uso do livro “Doze lendas brasileiras: como nasceram as estrelas”, de Clarice Lispector. |
id |
UFRPE_982c401739984d3a8ba6093227c78880 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4196 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário.LetramentoLiteratura infantojuvenilLeituraEnsino fundamentalEste artigo, realizado através de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo discutir a importância do texto literário na formação do leitor, e concentra-se no estudante de ensino fundamental, levando em consideração aspectos da formação do leitor existentes na BNCC. Este estudo adota a concepção de Perrone-Moisés (2016) na defesa da literatura como uma poderosa mediadora entre diferentes culturas, sobretudo, em um contexto globalizado pela informação e pelos deslocamentos humanos. Logo, podemos inferir que o espaço da literatura deve ser preservado, sobretudo pela função humanizadora da literatura na formação do leitor crítico e cidadão capaz de transformar a realidade social. Estudos como os de Cosson (2009), Candido (1999), Manguel (2009), entre outros, também foram fundamentais na construção do arcabouço teórico deste trabalho. Pretende-se ainda evidenciar relevância do desenvolvimento de estratégias de ensino de literatura através do uso do livro “Doze lendas brasileiras: como nasceram as estrelas”, de Clarice Lispector.Este artículo, realizado a través de una investigación bibliográfica, tiene como objetivo discutir La importancia del texto literario en la formación del lector, y se centra en el alumno de primaria, teniendo en cuenta aspectos de la formación del lector existentes en la BNCC. Este estudio adopta el concepto de Perrone-Moisés (2016) en defensa de la literatura como un poderoso mediador entre diferentes culturas, especialmente en un contexto globalizado por la información y el desplazamiento humano. Por tanto, podemos inferir que el espacio de la literatura debe ser preservado, sobre todo por el papel humanizador de la literatura en la formación de lectores críticos y ciudadanos capaces de transformar la realidad social. Estudios como los de Cosson (2009), Candido (1999), Manguel (2009), entre otros, también fueron fundamentales en la construcción del marco teórico de este trabajo. También se pretende resaltar la relevancia de desarrollar estrategias para la enseñanza de la literatura mediante el uso del libro “Doce leyendas brasileñas: cómo nacieron las estrellas”, de Clarice Lispector.BrasilTeixeira, Renata Pimentelhttp://lattes.cnpq.br/6708575490213010http://lattes.cnpq.br/1789141041884024Silva, Lilliane de Almeida2023-03-22T19:15:59Z2023-03-22T19:15:59Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis17 f.application/pdfSilva, Lilliane de Almeida. O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4196porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-22T19:17:19Zoai:dspace:123456789/4196Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-22T19:17:19Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário. |
title |
O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário. |
spellingShingle |
O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário. Silva, Lilliane de Almeida Letramento Literatura infantojuvenil Leitura Ensino fundamental |
title_short |
O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário. |
title_full |
O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário. |
title_fullStr |
O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário. |
title_full_unstemmed |
O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário. |
title_sort |
O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário. |
author |
Silva, Lilliane de Almeida |
author_facet |
Silva, Lilliane de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Renata Pimentel http://lattes.cnpq.br/6708575490213010 http://lattes.cnpq.br/1789141041884024 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lilliane de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Literatura infantojuvenil Leitura Ensino fundamental |
topic |
Letramento Literatura infantojuvenil Leitura Ensino fundamental |
description |
Este artigo, realizado através de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo discutir a importância do texto literário na formação do leitor, e concentra-se no estudante de ensino fundamental, levando em consideração aspectos da formação do leitor existentes na BNCC. Este estudo adota a concepção de Perrone-Moisés (2016) na defesa da literatura como uma poderosa mediadora entre diferentes culturas, sobretudo, em um contexto globalizado pela informação e pelos deslocamentos humanos. Logo, podemos inferir que o espaço da literatura deve ser preservado, sobretudo pela função humanizadora da literatura na formação do leitor crítico e cidadão capaz de transformar a realidade social. Estudos como os de Cosson (2009), Candido (1999), Manguel (2009), entre outros, também foram fundamentais na construção do arcabouço teórico deste trabalho. Pretende-se ainda evidenciar relevância do desenvolvimento de estratégias de ensino de literatura através do uso do livro “Doze lendas brasileiras: como nasceram as estrelas”, de Clarice Lispector. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-03-22T19:15:59Z 2023-03-22T19:15:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Lilliane de Almeida. O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4196 |
identifier_str_mv |
Silva, Lilliane de Almeida. O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
17 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277153507803136 |