Templo de muitos deuses: estratégias de sobrevivência femininaao colonialismo e patriarcado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Renata Feitosa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1298
Resumo: Este trabalho é um estudo que analisa, a partir das vivências das protagonistas na obra O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane (2008), a visão de três gerações de mulheres que estiveram: antes da colonização (Serafina),durante (Delfina) e depois (Maria das Dores). Para tanto, consideramos,principalmente, estudos de BONNICI (2012) sobre a teoria pós-colonial, ADEDEJI(2007) para falar sobre feminismos e questões de gênero, DUARTE (2013) com trabalho sobre estratégias de sobrevivência a partir da dissimulação, são alguns dos autores discutidos. Essas três mulheres são avó-mãe-filha, que no decorrer do romance contam um pouco de suas histórias. Serafina relembra em muitas passagens os ritos praticados pelo seu povo, a beleza da paisagem, a língua, acultura que é sua, tentando manter um elo com suas origens e manter-se como sujeito pela continuidade de suas tradições e costumes. A voz mais marcante no romance do período de colonização em Zambézia, é a de Delfina, filha de Serafina,uma mulher muito erotizada pelos homens. Delfina a todo momento exige do marido– do branco e do preto – que a cubra ainda mais de joias, joias que na mente dela parecem a embranquecê-la. Vendida pela mãe, estuprada pelo homem que se diz ser seu marido e perdida em alucinações, Maria das Dores, sofre como fruto da colonização e das escolhas da mãe. A sobrevivência, tanto ao colonialismo quanto ao patriarcado, são os motivos em sua maioria, das ações dessas personagens.
id UFRPE_9f8f243b66bee99a9a078459bc060a05
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1298
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Templo de muitos deuses: estratégias de sobrevivência femininaao colonialismo e patriarcadoPós-colonialismo na literaturaPatriarcadoMulheres na literaturaEste trabalho é um estudo que analisa, a partir das vivências das protagonistas na obra O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane (2008), a visão de três gerações de mulheres que estiveram: antes da colonização (Serafina),durante (Delfina) e depois (Maria das Dores). Para tanto, consideramos,principalmente, estudos de BONNICI (2012) sobre a teoria pós-colonial, ADEDEJI(2007) para falar sobre feminismos e questões de gênero, DUARTE (2013) com trabalho sobre estratégias de sobrevivência a partir da dissimulação, são alguns dos autores discutidos. Essas três mulheres são avó-mãe-filha, que no decorrer do romance contam um pouco de suas histórias. Serafina relembra em muitas passagens os ritos praticados pelo seu povo, a beleza da paisagem, a língua, acultura que é sua, tentando manter um elo com suas origens e manter-se como sujeito pela continuidade de suas tradições e costumes. A voz mais marcante no romance do período de colonização em Zambézia, é a de Delfina, filha de Serafina,uma mulher muito erotizada pelos homens. Delfina a todo momento exige do marido– do branco e do preto – que a cubra ainda mais de joias, joias que na mente dela parecem a embranquecê-la. Vendida pela mãe, estuprada pelo homem que se diz ser seu marido e perdida em alucinações, Maria das Dores, sofre como fruto da colonização e das escolhas da mãe. A sobrevivência, tanto ao colonialismo quanto ao patriarcado, são os motivos em sua maioria, das ações dessas personagens.This search is a study that analyzes, from the experiences of the protagonistsin the book O Alegre Canto da Perdiz, by Paulina Chiziane (2008), the vision of threegenerations of women who were: before colonization (Serafina), during (Delfina) andafter (Maria das Dores). Thereunto, we consider, mainly, studies of BONNICI (2012)on postcolonial theory, ADEDEJI (2007) to talk about feminisms and issues ofgender, and DUARTE (2013) with work on survival strategies from the dissimulation,that are some of the authors discussed. These three women are grandmother-mother-daughter, who in the course of the novel tell a little of their stories. Serafinarecalls in many passages the rites practiced by her people, the beauty of thelandscape, the language, the culture that is her, trying to keep a link with your originsto remain as subject by the continuity of its traditions and customs. The most strikingvoice in the novel of the colonization period in Zambezia is the Delfina's voice, thedaughter of Serafina, a woman very eroticized by men. Delfina, all the times,demands from her husband - white and black - to cover her even more with jewels,because in her mind that jewels seem to make her a white woman. Sold by hermother, raped by the man who said to be her husband and lost in hallucinations,Maria das Dores suffers as a result of colonization and mother's choices. Thesurvival, in the colonialism and patriarchy, are the motives for the most part of theactions of these characters.BrasilPereira, Kleyton Ricardo Wanderleyhttp://lattes.cnpq.br/7261048763565372http://lattes.cnpq.br/8902091363038170Lima, Renata Feitosa de2019-08-05T19:07:22Z2019-08-05T19:07:22Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfLIMA, Renata Feitosa de. Templo de muitos deuses: estratégias de sobrevivência femininaao colonialismo e patriarcado. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1298porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-13T19:34:11Zoai:dspace:123456789/1298Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-13T19:34:11Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Templo de muitos deuses: estratégias de sobrevivência femininaao colonialismo e patriarcado
title Templo de muitos deuses: estratégias de sobrevivência femininaao colonialismo e patriarcado
spellingShingle Templo de muitos deuses: estratégias de sobrevivência femininaao colonialismo e patriarcado
Lima, Renata Feitosa de
Pós-colonialismo na literatura
Patriarcado
Mulheres na literatura
title_short Templo de muitos deuses: estratégias de sobrevivência femininaao colonialismo e patriarcado
title_full Templo de muitos deuses: estratégias de sobrevivência femininaao colonialismo e patriarcado
title_fullStr Templo de muitos deuses: estratégias de sobrevivência femininaao colonialismo e patriarcado
title_full_unstemmed Templo de muitos deuses: estratégias de sobrevivência femininaao colonialismo e patriarcado
title_sort Templo de muitos deuses: estratégias de sobrevivência femininaao colonialismo e patriarcado
author Lima, Renata Feitosa de
author_facet Lima, Renata Feitosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Kleyton Ricardo Wanderley
http://lattes.cnpq.br/7261048763565372
http://lattes.cnpq.br/8902091363038170
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Renata Feitosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-colonialismo na literatura
Patriarcado
Mulheres na literatura
topic Pós-colonialismo na literatura
Patriarcado
Mulheres na literatura
description Este trabalho é um estudo que analisa, a partir das vivências das protagonistas na obra O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane (2008), a visão de três gerações de mulheres que estiveram: antes da colonização (Serafina),durante (Delfina) e depois (Maria das Dores). Para tanto, consideramos,principalmente, estudos de BONNICI (2012) sobre a teoria pós-colonial, ADEDEJI(2007) para falar sobre feminismos e questões de gênero, DUARTE (2013) com trabalho sobre estratégias de sobrevivência a partir da dissimulação, são alguns dos autores discutidos. Essas três mulheres são avó-mãe-filha, que no decorrer do romance contam um pouco de suas histórias. Serafina relembra em muitas passagens os ritos praticados pelo seu povo, a beleza da paisagem, a língua, acultura que é sua, tentando manter um elo com suas origens e manter-se como sujeito pela continuidade de suas tradições e costumes. A voz mais marcante no romance do período de colonização em Zambézia, é a de Delfina, filha de Serafina,uma mulher muito erotizada pelos homens. Delfina a todo momento exige do marido– do branco e do preto – que a cubra ainda mais de joias, joias que na mente dela parecem a embranquecê-la. Vendida pela mãe, estuprada pelo homem que se diz ser seu marido e perdida em alucinações, Maria das Dores, sofre como fruto da colonização e das escolhas da mãe. A sobrevivência, tanto ao colonialismo quanto ao patriarcado, são os motivos em sua maioria, das ações dessas personagens.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05T19:07:22Z
2019-08-05T19:07:22Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Renata Feitosa de. Templo de muitos deuses: estratégias de sobrevivência femininaao colonialismo e patriarcado. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1298
identifier_str_mv LIMA, Renata Feitosa de. Templo de muitos deuses: estratégias de sobrevivência femininaao colonialismo e patriarcado. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277161201205248