Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/868 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar se o uso de atividade experimental em eletrólise, contextualizada pelas questões ambientais, trará para os alunos do ensino médio um entendimento mais abrangente sobre o tema nas aulas de química. Para isso, foi adotado o seguinte procedimento metodológico: 1) pesquisa com professores do Estado de Pernambuco a respeito de como eles analisam o experimento da eletrólise, como recurso didático a ser desenvolvido em sala de aula; e 2) construção do planejamento didático e aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre o tema eletrólise. O presente estudo foi baseado em análise qualitativa de nível descritivo e exploratório, onde os dados obtidos serviram de parâmetro pessoal para responder ao questionamento do objetivo supracitado nesse trabalho. Todos os dados realizados com os professores nesta pesquisa, após serem processados, foram construindo a ideia para uma relevância do tema ligado à conscientização ambiental, visto que, este tema transversal deverá estar presente no processo educativo de alunos em vários níveis escolares, conforme preconiza a Política Nacional de Educação Ambiental Brasileira e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Para construir o conhecimento dos alunos de forma bem planejada, a aplicação da SD foi dividida em dois momentos: aula teórica sobre alguns tópicos de eletroquímica, cuja ênfase recaía principalmente na aprendizagem do assunto eletrólise; e ato seguinte, aula experimental na própria sala sobre a eletrocoagulação, utilizando materiais de fácil acesso. A verificação do fenômeno ocorrido no experimento teve como característica fundamental o uso da eletrólise para fins de tratamento da água, utilizando eletrodo de ferro em uma amostra hipotética de uma solução contendo tinta de tingimento para roupas. |
id |
UFRPE_a06668b8e8d7b68116dca78d0381e137 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/868 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escolaQuímica - Estudo e ensinoEletroquímicaEletróliseEducação AmbientalEste trabalho tem como objetivo analisar se o uso de atividade experimental em eletrólise, contextualizada pelas questões ambientais, trará para os alunos do ensino médio um entendimento mais abrangente sobre o tema nas aulas de química. Para isso, foi adotado o seguinte procedimento metodológico: 1) pesquisa com professores do Estado de Pernambuco a respeito de como eles analisam o experimento da eletrólise, como recurso didático a ser desenvolvido em sala de aula; e 2) construção do planejamento didático e aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre o tema eletrólise. O presente estudo foi baseado em análise qualitativa de nível descritivo e exploratório, onde os dados obtidos serviram de parâmetro pessoal para responder ao questionamento do objetivo supracitado nesse trabalho. Todos os dados realizados com os professores nesta pesquisa, após serem processados, foram construindo a ideia para uma relevância do tema ligado à conscientização ambiental, visto que, este tema transversal deverá estar presente no processo educativo de alunos em vários níveis escolares, conforme preconiza a Política Nacional de Educação Ambiental Brasileira e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Para construir o conhecimento dos alunos de forma bem planejada, a aplicação da SD foi dividida em dois momentos: aula teórica sobre alguns tópicos de eletroquímica, cuja ênfase recaía principalmente na aprendizagem do assunto eletrólise; e ato seguinte, aula experimental na própria sala sobre a eletrocoagulação, utilizando materiais de fácil acesso. A verificação do fenômeno ocorrido no experimento teve como característica fundamental o uso da eletrólise para fins de tratamento da água, utilizando eletrodo de ferro em uma amostra hipotética de uma solução contendo tinta de tingimento para roupas.This work aims to analyze if the use of experimental activity in electrolysis, contextualized by environmental issues, will bring to the students of high school a more comprehensive understanding on the subject in the classes of chemistry. For this, the following methodological procedure was adopted: 1) research with teachers from the State of Pernambuco about how they analyze the electrolysis experiment, as a didactic resource to be developed in the classroom; and 2) construction of didactic planning and application of a Didactic Sequence (SD) on the electrolysis theme. The present study was based on a descriptive and exploratory qualitative analysis, where the data obtained served as a personal parameter to answer the questioning of the objective mentioned above. All the data made with the teachers in this research, after being processed, were constructing the idea for a relevance of the topic related to environmental awareness, since this transversal theme should be present in the educational process of students at various school levels, as recommended by the National Policy on Brazilian Environmental Education and the National Curricular Parameters. In order to construct students' knowledge in a well-planned way, the application of SD was divided into two moments: theoretical lecture on some topics of electrochemistry, whose emphasis was mainly on learning the electrolysis subject; and next, an experimental class in the room about electrocoagulation, using easily accessible materials. The verification of the phenomenon occurred in the experiment had as fundamental characteristic the use of electrolysis for water treatment purposes, using iron electrode in a hypothetical sample of a solution containing dyeing paint for clothes.BrasilFreitas, Kátia Cristina Silva dehttp://lattes.cnpq.br/3205312853023513http://lattes.cnpq.br/5859266863241551Silva, Thiago Ramos da2019-04-04T22:50:36Z2019-04-04T22:50:36Z2018-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfSILVA, Thiago Ramos da. Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/868porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-05-30T14:22:14Zoai:dspace:123456789/868Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-05-30T14:22:14Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola |
title |
Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola |
spellingShingle |
Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola Silva, Thiago Ramos da Química - Estudo e ensino Eletroquímica Eletrólise Educação Ambiental |
title_short |
Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola |
title_full |
Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola |
title_fullStr |
Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola |
title_full_unstemmed |
Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola |
title_sort |
Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola |
author |
Silva, Thiago Ramos da |
author_facet |
Silva, Thiago Ramos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Kátia Cristina Silva de http://lattes.cnpq.br/3205312853023513 http://lattes.cnpq.br/5859266863241551 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thiago Ramos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química - Estudo e ensino Eletroquímica Eletrólise Educação Ambiental |
topic |
Química - Estudo e ensino Eletroquímica Eletrólise Educação Ambiental |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar se o uso de atividade experimental em eletrólise, contextualizada pelas questões ambientais, trará para os alunos do ensino médio um entendimento mais abrangente sobre o tema nas aulas de química. Para isso, foi adotado o seguinte procedimento metodológico: 1) pesquisa com professores do Estado de Pernambuco a respeito de como eles analisam o experimento da eletrólise, como recurso didático a ser desenvolvido em sala de aula; e 2) construção do planejamento didático e aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre o tema eletrólise. O presente estudo foi baseado em análise qualitativa de nível descritivo e exploratório, onde os dados obtidos serviram de parâmetro pessoal para responder ao questionamento do objetivo supracitado nesse trabalho. Todos os dados realizados com os professores nesta pesquisa, após serem processados, foram construindo a ideia para uma relevância do tema ligado à conscientização ambiental, visto que, este tema transversal deverá estar presente no processo educativo de alunos em vários níveis escolares, conforme preconiza a Política Nacional de Educação Ambiental Brasileira e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Para construir o conhecimento dos alunos de forma bem planejada, a aplicação da SD foi dividida em dois momentos: aula teórica sobre alguns tópicos de eletroquímica, cuja ênfase recaía principalmente na aprendizagem do assunto eletrólise; e ato seguinte, aula experimental na própria sala sobre a eletrocoagulação, utilizando materiais de fácil acesso. A verificação do fenômeno ocorrido no experimento teve como característica fundamental o uso da eletrólise para fins de tratamento da água, utilizando eletrodo de ferro em uma amostra hipotética de uma solução contendo tinta de tingimento para roupas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-17 2019-04-04T22:50:36Z 2019-04-04T22:50:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Thiago Ramos da. Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/868 |
identifier_str_mv |
SILVA, Thiago Ramos da. Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277151625609216 |