A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Nayne Thauane dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/793
Resumo: O presente trabalho surge da necessidade em compreender a realidade do currículo da Educação Infantil da rede municipal de ensino do Recife e apontar possibilidades para o trato do conhecimento Educação Física desde os primeiros anos escolares. A pesquisa do tipo bibliográfico de caráter documental se constituiu, num primeiro movimento através da utilização da base de dados digital da prefeitura do Recife que dispõe de documentos acerca das gestões e das secretarias existentes. Em um segundo momento, na busca pela relação com a Educação, foi feito um recorte de busca para o banco de dados da Secretaria de Educação do Recife, então os documentos encontrados foram utilizados como fonte de pesquisa. A partir disso, foram localizados inicialmente 2 (dois) documentos, entretanto apenas 1 (um) tratava da Educação Infantil. Através da análise do documento encontrado, por meio da técnica de Análise de Conteúdo, fundamentamos a importância de entender sobre o desenvolvimento humano, de forma que possibilite superar os limites encontrados no documento no que diz respeito à concepção de ser humano, escola e de educação física, para que assim, possa haver a promoção de uma formação humana completa da criança desde os primeiros anos escolares.
id UFRPE_a437d3aca0ee6769282be678f8cbca3c
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/793
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?Educação infantil - Recife (PE)Educação física para crianças - Legislação - Recife (PE)Crianças - DesenvolvimentoO presente trabalho surge da necessidade em compreender a realidade do currículo da Educação Infantil da rede municipal de ensino do Recife e apontar possibilidades para o trato do conhecimento Educação Física desde os primeiros anos escolares. A pesquisa do tipo bibliográfico de caráter documental se constituiu, num primeiro movimento através da utilização da base de dados digital da prefeitura do Recife que dispõe de documentos acerca das gestões e das secretarias existentes. Em um segundo momento, na busca pela relação com a Educação, foi feito um recorte de busca para o banco de dados da Secretaria de Educação do Recife, então os documentos encontrados foram utilizados como fonte de pesquisa. A partir disso, foram localizados inicialmente 2 (dois) documentos, entretanto apenas 1 (um) tratava da Educação Infantil. Através da análise do documento encontrado, por meio da técnica de Análise de Conteúdo, fundamentamos a importância de entender sobre o desenvolvimento humano, de forma que possibilite superar os limites encontrados no documento no que diz respeito à concepção de ser humano, escola e de educação física, para que assim, possa haver a promoção de uma formação humana completa da criança desde os primeiros anos escolares.The present work arises from the need to understand the reality of the curriculum of Early Childhood Education of the municipal school of Recife and to point out possibilities for the treatment of knowledge Physical Education from the first school years. The research of the bibliographic type of documentary character was constituted, in a first movement through the use of the digital database of the prefecture of Recife that has documents about the of the managements and the existing secretariats. In a second moment, in the search for the relationship with Education, a search was made for the database of the Education Department of Recife, so the documents found were used as a research source. From this, two (2) documents were initially located, however only 1 (one) dealt with Early Childhood Education. Through the analysis of the document found, through the technique of Content Analysis, we base the importance of understanding about human development, in a way that allows to overcome the limits found in the document with respect to the conception of human being, school and education physical, so that there can be the promotion of a complete human formation of the child from the first years of school.BrasilSilva, Eduardo Jorge Souza dahttp://lattes.cnpq.br/1345549510183485http://lattes.cnpq.br/5214370124132694Araújo, Nayne Thauane dos Santos2019-03-11T13:59:58Z2019-03-11T13:59:58Z2019-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfARAÚJO, Nayne Thauane dos Santos. A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/793porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-03-11T13:59:59Zoai:dspace:123456789/793Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-03-11T13:59:59Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?
title A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?
spellingShingle A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?
Araújo, Nayne Thauane dos Santos
Educação infantil - Recife (PE)
Educação física para crianças - Legislação - Recife (PE)
Crianças - Desenvolvimento
title_short A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?
title_full A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?
title_fullStr A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?
title_full_unstemmed A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?
title_sort A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?
author Araújo, Nayne Thauane dos Santos
author_facet Araújo, Nayne Thauane dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Eduardo Jorge Souza da
http://lattes.cnpq.br/1345549510183485
http://lattes.cnpq.br/5214370124132694
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Nayne Thauane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil - Recife (PE)
Educação física para crianças - Legislação - Recife (PE)
Crianças - Desenvolvimento
topic Educação infantil - Recife (PE)
Educação física para crianças - Legislação - Recife (PE)
Crianças - Desenvolvimento
description O presente trabalho surge da necessidade em compreender a realidade do currículo da Educação Infantil da rede municipal de ensino do Recife e apontar possibilidades para o trato do conhecimento Educação Física desde os primeiros anos escolares. A pesquisa do tipo bibliográfico de caráter documental se constituiu, num primeiro movimento através da utilização da base de dados digital da prefeitura do Recife que dispõe de documentos acerca das gestões e das secretarias existentes. Em um segundo momento, na busca pela relação com a Educação, foi feito um recorte de busca para o banco de dados da Secretaria de Educação do Recife, então os documentos encontrados foram utilizados como fonte de pesquisa. A partir disso, foram localizados inicialmente 2 (dois) documentos, entretanto apenas 1 (um) tratava da Educação Infantil. Através da análise do documento encontrado, por meio da técnica de Análise de Conteúdo, fundamentamos a importância de entender sobre o desenvolvimento humano, de forma que possibilite superar os limites encontrados no documento no que diz respeito à concepção de ser humano, escola e de educação física, para que assim, possa haver a promoção de uma formação humana completa da criança desde os primeiros anos escolares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-11T13:59:58Z
2019-03-11T13:59:58Z
2019-02-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Nayne Thauane dos Santos. A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/793
identifier_str_mv ARAÚJO, Nayne Thauane dos Santos. A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120128230326272