A influência da participação popular nas políticas públicas para a educação infantil no município do Recife
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17240 |
Resumo: | O presente artigo discute a relação entre as políticas públicas para educação infantil e as possibilidades de interferência da participação popular nas ações que são de responsabilidade dos municípios. Tem como objetivo analisar a influência da participação popular nas decisões para política educativas nessa área, considerando a concepção de infância e suas especificidades. Toma como espaço de estudo o município do Recife e adota como campo empírico documentos concernentes ao assunto. Procurou considerar os avanços e contradições que permearam o processo de reconhecimento da educação infantil como direito da criança. Os dados revelaram que a participação das comunidades e seus representantes foi determinante para a construção do perfil das ações para a educação infantil municipal.Palavras-chave: Políticas Educacional. Participação Popular. Educação Infantil. Recife.The influence of popular participation in early chilhood educaction’s public policies in the city of RecifeAbstractThis article discusses the correlation between early childhood education's public policies and the possibilities of popular participation interference in actions which are the city’s responsibility. It aims to analyze the influence of popular participation in decisions for educational policies in this field, considering the concept of childhood and its specificities. Takes the city of Recife as a study space, and documents concerning the subject as an empirical field. It pursued to consider the advances and contradictions which permeated the recognition process of early childhood education as a child’s right. The data revealed that the participation of communities and their representatives was decisive in developing the action’s profile for municipal early childhood education.Keywords: Educational Policies. Popular Participation. Childhood Education. Recife.La influencia de la participación popular em las políticas públicas para la edcación de la primera infancia en el município de RecifeResumenEste artículo analisa la relación entre las políticas públicas para la educación de la primera infancia y las possibilidades de la interferência del participación popular en acciones que son responsabilidade de los municípios. Su objetivoes analizar la influencia de la participación popular em las decisiones del política educativa para primera infância, considerando la concepción de la infância y sus especificidades. La ciudad de Recife fuera lo espacio del estúdio y adopta documentos empíricos sobre el tema. Intentó considerar los avances y contradicciones que permearon el proceso que he reconocido la educación de la primera infancia como un derecho del niño. Los datos revelaron que la participación de las comunidades y sus representantes fue determinante en la construcción del perfil de acciones para la educación infantil municipal.Palabras Clave: Políticas Educativas, Participación Popular, Educación Infantil, Ciudad de Recife. |
id |
UFMA-3_d737ae9a4fba7ee07ef95290ef48885e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17240 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da participação popular nas políticas públicas para a educação infantil no município do RecifePolíticas Educacional. Participação Popular. Educação Infantil. Recife.O presente artigo discute a relação entre as políticas públicas para educação infantil e as possibilidades de interferência da participação popular nas ações que são de responsabilidade dos municípios. Tem como objetivo analisar a influência da participação popular nas decisões para política educativas nessa área, considerando a concepção de infância e suas especificidades. Toma como espaço de estudo o município do Recife e adota como campo empírico documentos concernentes ao assunto. Procurou considerar os avanços e contradições que permearam o processo de reconhecimento da educação infantil como direito da criança. Os dados revelaram que a participação das comunidades e seus representantes foi determinante para a construção do perfil das ações para a educação infantil municipal.Palavras-chave: Políticas Educacional. Participação Popular. Educação Infantil. Recife.The influence of popular participation in early chilhood educaction’s public policies in the city of RecifeAbstractThis article discusses the correlation between early childhood education's public policies and the possibilities of popular participation interference in actions which are the city’s responsibility. It aims to analyze the influence of popular participation in decisions for educational policies in this field, considering the concept of childhood and its specificities. Takes the city of Recife as a study space, and documents concerning the subject as an empirical field. It pursued to consider the advances and contradictions which permeated the recognition process of early childhood education as a child’s right. The data revealed that the participation of communities and their representatives was decisive in developing the action’s profile for municipal early childhood education.Keywords: Educational Policies. Popular Participation. Childhood Education. Recife.La influencia de la participación popular em las políticas públicas para la edcación de la primera infancia en el município de RecifeResumenEste artículo analisa la relación entre las políticas públicas para la educación de la primera infancia y las possibilidades de la interferência del participación popular en acciones que son responsabilidade de los municípios. Su objetivoes analizar la influencia de la participación popular em las decisiones del política educativa para primera infância, considerando la concepción de la infância y sus especificidades. La ciudad de Recife fuera lo espacio del estúdio y adopta documentos empíricos sobre el tema. Intentó considerar los avances y contradicciones que permearon el proceso que he reconocido la educación de la primera infancia como un derecho del niño. Los datos revelaron que la participación de las comunidades y sus representantes fue determinante en la construcción del perfil de acciones para la educación infantil municipal.Palabras Clave: Políticas Educativas, Participación Popular, Educación Infantil, Ciudad de Recife.Universidade Federal do Maranhão2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1724010.18764/2358-4319.v14n2p480-505Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.480-5052358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17240/9324Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Joyce Danielly Pedrosa daSantos, Ana Lúcia Felix dos2021-07-17T16:51:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17240Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2021-07-17T16:51:22Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da participação popular nas políticas públicas para a educação infantil no município do Recife |
title |
A influência da participação popular nas políticas públicas para a educação infantil no município do Recife |
spellingShingle |
A influência da participação popular nas políticas públicas para a educação infantil no município do Recife Silva, Joyce Danielly Pedrosa da Políticas Educacional. Participação Popular. Educação Infantil. Recife. |
title_short |
A influência da participação popular nas políticas públicas para a educação infantil no município do Recife |
title_full |
A influência da participação popular nas políticas públicas para a educação infantil no município do Recife |
title_fullStr |
A influência da participação popular nas políticas públicas para a educação infantil no município do Recife |
title_full_unstemmed |
A influência da participação popular nas políticas públicas para a educação infantil no município do Recife |
title_sort |
A influência da participação popular nas políticas públicas para a educação infantil no município do Recife |
author |
Silva, Joyce Danielly Pedrosa da |
author_facet |
Silva, Joyce Danielly Pedrosa da Santos, Ana Lúcia Felix dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ana Lúcia Felix dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joyce Danielly Pedrosa da Santos, Ana Lúcia Felix dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacional. Participação Popular. Educação Infantil. Recife. |
topic |
Políticas Educacional. Participação Popular. Educação Infantil. Recife. |
description |
O presente artigo discute a relação entre as políticas públicas para educação infantil e as possibilidades de interferência da participação popular nas ações que são de responsabilidade dos municípios. Tem como objetivo analisar a influência da participação popular nas decisões para política educativas nessa área, considerando a concepção de infância e suas especificidades. Toma como espaço de estudo o município do Recife e adota como campo empírico documentos concernentes ao assunto. Procurou considerar os avanços e contradições que permearam o processo de reconhecimento da educação infantil como direito da criança. Os dados revelaram que a participação das comunidades e seus representantes foi determinante para a construção do perfil das ações para a educação infantil municipal.Palavras-chave: Políticas Educacional. Participação Popular. Educação Infantil. Recife.The influence of popular participation in early chilhood educaction’s public policies in the city of RecifeAbstractThis article discusses the correlation between early childhood education's public policies and the possibilities of popular participation interference in actions which are the city’s responsibility. It aims to analyze the influence of popular participation in decisions for educational policies in this field, considering the concept of childhood and its specificities. Takes the city of Recife as a study space, and documents concerning the subject as an empirical field. It pursued to consider the advances and contradictions which permeated the recognition process of early childhood education as a child’s right. The data revealed that the participation of communities and their representatives was decisive in developing the action’s profile for municipal early childhood education.Keywords: Educational Policies. Popular Participation. Childhood Education. Recife.La influencia de la participación popular em las políticas públicas para la edcación de la primera infancia en el município de RecifeResumenEste artículo analisa la relación entre las políticas públicas para la educación de la primera infancia y las possibilidades de la interferência del participación popular en acciones que son responsabilidade de los municípios. Su objetivoes analizar la influencia de la participación popular em las decisiones del política educativa para primera infância, considerando la concepción de la infância y sus especificidades. La ciudad de Recife fuera lo espacio del estúdio y adopta documentos empíricos sobre el tema. Intentó considerar los avances y contradicciones que permearon el proceso que he reconocido la educación de la primera infancia como un derecho del niño. Los datos revelaron que la participación de las comunidades y sus representantes fue determinante en la construcción del perfil de acciones para la educación infantil municipal.Palabras Clave: Políticas Educativas, Participación Popular, Educación Infantil, Ciudad de Recife. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17240 10.18764/2358-4319.v14n2p480-505 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17240 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v14n2p480-505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17240/9324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.480-505 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711321742114816 |