A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Larissa da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Silvania Maria da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3900
Resumo: O desenvolvimento desse trabalho tem como objetivo demonstrar a importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula como um modelo prático de vivência. Destacar o direito da criança de brincar viabilizando as interações e as brincadeiras, proporcionando vivenciar experiências nas quais as crianças utilizam para construir e apropriar-se de conhecimentos através de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, facilitando o processo de aprendizagem e socialização. Através da revisão narrativa e pesquisa qualitativa de cunho investigativo bibliográfico, foi possível verificar a abordagem de diferentes autores sobre o tema buscando entender o processo de aprendizagem por meio da ludicidade. O presente artigo intenciona a análise sobre a importância das atividades lúdicas para o ensino das crianças na Educação Infantil, certificando sua soma no raciocínio lógico, na expressão corporal, na memória, na concentração e na criatividade do aluno desenvolvida através do brincar. Esclarecer as vantagens da utilização dessa ferramenta no processo de ensino/aprendizagem é de suma importância não só para todos os profissionais em educação, mas também para seus familiares e a comunidade em geral, trazendo a percepção que educar vai muito além do repasse de informações e que as atividades lúdicas são instrumentos para a construção do desenvolvimento integral das crianças. O brincar na Educação Infantil é visto como uma valiosa ferramenta de auxílio na aprendizagem, mas para isto acontecer é fundamental o incentivo de todos na utilização de atividades que destaquem o lúdico, tornando rica a aprendizagem nesse ambiente, fortalecendo o processo de aprendizagem e ensino onde o ato de educar transpassará as barreiras do repasse de conhecimento.
id UFRPE_a5d77abbf79d4dc866da8e6a8d89e53a
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3900
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aulaBrincadeirasCrianças – DesenvolvimentoAprendizagemEducação infantilO desenvolvimento desse trabalho tem como objetivo demonstrar a importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula como um modelo prático de vivência. Destacar o direito da criança de brincar viabilizando as interações e as brincadeiras, proporcionando vivenciar experiências nas quais as crianças utilizam para construir e apropriar-se de conhecimentos através de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, facilitando o processo de aprendizagem e socialização. Através da revisão narrativa e pesquisa qualitativa de cunho investigativo bibliográfico, foi possível verificar a abordagem de diferentes autores sobre o tema buscando entender o processo de aprendizagem por meio da ludicidade. O presente artigo intenciona a análise sobre a importância das atividades lúdicas para o ensino das crianças na Educação Infantil, certificando sua soma no raciocínio lógico, na expressão corporal, na memória, na concentração e na criatividade do aluno desenvolvida através do brincar. Esclarecer as vantagens da utilização dessa ferramenta no processo de ensino/aprendizagem é de suma importância não só para todos os profissionais em educação, mas também para seus familiares e a comunidade em geral, trazendo a percepção que educar vai muito além do repasse de informações e que as atividades lúdicas são instrumentos para a construção do desenvolvimento integral das crianças. O brincar na Educação Infantil é visto como uma valiosa ferramenta de auxílio na aprendizagem, mas para isto acontecer é fundamental o incentivo de todos na utilização de atividades que destaquem o lúdico, tornando rica a aprendizagem nesse ambiente, fortalecendo o processo de aprendizagem e ensino onde o ato de educar transpassará as barreiras do repasse de conhecimento.BrasilSouza, Sandra Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/4678692939311710Silva, Jéssica Larissa daSilva, Silvania Maria da2023-02-07T22:57:32Z2023-02-07T22:57:32Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis14 f.application/pdfSILVA, Jéssica Larissa da; SILVA, Silvania Maria da. A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula. 2021. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3900porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-02-07T22:57:52Zoai:dspace:123456789/3900Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-02-07T22:57:52Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula
title A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula
spellingShingle A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula
Silva, Jéssica Larissa da
Brincadeiras
Crianças – Desenvolvimento
Aprendizagem
Educação infantil
title_short A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula
title_full A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula
title_fullStr A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula
title_full_unstemmed A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula
title_sort A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula
author Silva, Jéssica Larissa da
author_facet Silva, Jéssica Larissa da
Silva, Silvania Maria da
author_role author
author2 Silva, Silvania Maria da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Sandra Rodrigues de
http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jéssica Larissa da
Silva, Silvania Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras
Crianças – Desenvolvimento
Aprendizagem
Educação infantil
topic Brincadeiras
Crianças – Desenvolvimento
Aprendizagem
Educação infantil
description O desenvolvimento desse trabalho tem como objetivo demonstrar a importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula como um modelo prático de vivência. Destacar o direito da criança de brincar viabilizando as interações e as brincadeiras, proporcionando vivenciar experiências nas quais as crianças utilizam para construir e apropriar-se de conhecimentos através de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, facilitando o processo de aprendizagem e socialização. Através da revisão narrativa e pesquisa qualitativa de cunho investigativo bibliográfico, foi possível verificar a abordagem de diferentes autores sobre o tema buscando entender o processo de aprendizagem por meio da ludicidade. O presente artigo intenciona a análise sobre a importância das atividades lúdicas para o ensino das crianças na Educação Infantil, certificando sua soma no raciocínio lógico, na expressão corporal, na memória, na concentração e na criatividade do aluno desenvolvida através do brincar. Esclarecer as vantagens da utilização dessa ferramenta no processo de ensino/aprendizagem é de suma importância não só para todos os profissionais em educação, mas também para seus familiares e a comunidade em geral, trazendo a percepção que educar vai muito além do repasse de informações e que as atividades lúdicas são instrumentos para a construção do desenvolvimento integral das crianças. O brincar na Educação Infantil é visto como uma valiosa ferramenta de auxílio na aprendizagem, mas para isto acontecer é fundamental o incentivo de todos na utilização de atividades que destaquem o lúdico, tornando rica a aprendizagem nesse ambiente, fortalecendo o processo de aprendizagem e ensino onde o ato de educar transpassará as barreiras do repasse de conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-02-07T22:57:32Z
2023-02-07T22:57:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Jéssica Larissa da; SILVA, Silvania Maria da. A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula. 2021. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3900
identifier_str_mv SILVA, Jéssica Larissa da; SILVA, Silvania Maria da. A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula. 2021. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 14 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277171478298624