Instagram e ensino de Química: análise de alguns perfis destinados a abordagem de conhecimentos químicos na rede social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Beatriz Silva de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3200
Resumo: O uso da Internet e redes sociais está cada vez difundido, principalmente entre jovens, enquanto que os métodos tradicionais de ensino se tornam menos eficientes, pois não motivam os estudantes. Partindo dessa relação, esse trabalho tem como objetivos: (i) analisar a dinâmica de gestão de perfis do Instagram destinados a abordagem de Química, visando a discussão conceitual, e (ii) avaliar o potencial de algumas publicações presentes nos feeds destes perfis para a aprendizagem de conceitos da Química. Buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: o Instagram tem potencial para contribuir para a aprendizagem da Química? Como referencial teórico, o trabalho aborda três principais tópicos: divulgação científica, internet e redes sociais e redes sociais e o ensino de Química, para conhecer melhor o papel do divulgador científico na sociedade, quais são os impactos que as redes sociais causam nas pessoas e quais são as principais contribuições para o ensino de Química quando vinculado a divulgação científica e essas redes. Em seguida, apresentamos a visão de alguns professores sobre o uso das redes sociais na educação, em que percebemos que eles apoiam o uso e relatam a necessidade de uma formação para que as redes sejam consideradas de forma adequada, para que possam contribuir com o ensino. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e dividida em quatro momentos, a saber: seleção dos perfis a serem analisados, questionários com os responsáveis pelos perfis, análise das vinte últimas publicações de cada perfil, trazendo uma discussão detalhada de como as suas publicações contribuem para a aprendizagem de Química, e, por último, uma análise geral, com o intuito de comparar e indicar como cada um pode ser utilizado no processo de aprendizagem. Foram selecionados sete perfis que abordam a Química no Instagram, e em quatro deles obtivemos respostas ao questionário. A partir da análise, podemos compreender como se dá a gestão dos perfis, quais as suas principais motivações, dificuldades e o processo de elaboração das publicações, com base nas percepções que cada perfil tem das preferências dos seus seguidores. Em seguida, analisamos as vinte últimas publicações de cada perfil e foi possível concluir que os perfis analisados possuem potencial para contribuir no processo de aprendizagem. Apontamos, na etapa de análise geral dos perfis, como as publicações podem serem utilizadas nas aulas de Química, considerando as possibilidades de revisão de conceitos, curiosidades que relacionam a Química e o cotidiano, e o uso de “memes” para momentos de ludicidade nas aulas de Química. Por fim, concluímos que o Instagram tem potencial para contribuir para a aprendizagem da Química, no entanto, para que essa e outras redes sociais sejam utilizadas se faz necessário que seja trabalhado, com os docentes, os meios para tal utilização, visando uma qualificação para o uso das redes na educação.
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Como referencial teórico, o trabalho aborda três principais tópicos: divulgação científica, internet e redes sociais e redes sociais e o ensino de Química, para conhecer melhor o papel do divulgador científico na sociedade, quais são os impactos que as redes sociais causam nas pessoas e quais são as principais contribuições para o ensino de Química quando vinculado a divulgação científica e essas redes. Em seguida, apresentamos a visão de alguns professores sobre o uso das redes sociais na educação, em que percebemos que eles apoiam o uso e relatam a necessidade de uma formação para que as redes sejam consideradas de forma adequada, para que possam contribuir com o ensino. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e dividida em quatro momentos, a saber: seleção dos perfis a serem analisados, questionários com os responsáveis pelos perfis, análise das vinte últimas publicações de cada perfil, trazendo uma discussão detalhada de como as suas publicações contribuem para a aprendizagem de Química, e, por último, uma análise geral, com o intuito de comparar e indicar como cada um pode ser utilizado no processo de aprendizagem. Foram selecionados sete perfis que abordam a Química no Instagram, e em quatro deles obtivemos respostas ao questionário. A partir da análise, podemos compreender como se dá a gestão dos perfis, quais as suas principais motivações, dificuldades e o processo de elaboração das publicações, com base nas percepções que cada perfil tem das preferências dos seus seguidores. Em seguida, analisamos as vinte últimas publicações de cada perfil e foi possível concluir que os perfis analisados possuem potencial para contribuir no processo de aprendizagem. Apontamos, na etapa de análise geral dos perfis, como as publicações podem serem utilizadas nas aulas de Química, considerando as possibilidades de revisão de conceitos, curiosidades que relacionam a Química e o cotidiano, e o uso de “memes” para momentos de ludicidade nas aulas de Química. Por fim, concluímos que o Instagram tem potencial para contribuir para a aprendizagem da Química, no entanto, para que essa e outras redes sociais sejam utilizadas se faz necessário que seja trabalhado, com os docentes, os meios para tal utilização, visando uma qualificação para o uso das redes na educação.The use of the Internet and social networks is increasingly widespread, especially among young people, while traditional teaching methods become less efficient, as they do not motivate students. Based on this relationship, this work aims to: (i) analyze the dynamics of Instagram profiles management aimed at approaching Chemistry, aiming at conceptual discussion, and (ii) evaluate the potential of some publications present in the feeds of these profiles for the learning chemistry concepts. We seek to answer the following research problem: does Instagram have the potential to contribute to the learning of Chemistry? As a theoretical reference, the work addresses three main topics: scientific dissemination, internet and social networks and social networks and the teaching of chemistry, to better understand the role of the scientific disseminator in society, what are the impacts that social networks cause on people and what are the main contributions to the teaching of Chemistry when linked to scientific dissemination and these networks. Then, we present the view of some teachers on the use of social networks in education, in which we realize that they support the use and report the need for training so that networks are properly considered, so that they can contribute to teaching. . The methodology follows a qualitative approach and is divided into four stages, namely: selection of profiles to be analyzed, questionnaires with those responsible for the profiles, analysis of the last twenty publications of each profile, bringing a detailed discussion of how their publications contribute to the Chemistry learning, and, finally, a general analysis, in order to compare and indicate how each one can be used in the learning process. Seven profiles that address Chemistry on Instagram were selected, and in four of them, we obtained answers to the questionnaire. From the analysis, we can understand how profiles are managed, what are their main motivations, difficulties and the process of preparing publications, based on the perceptions that each profile has of the preferences of its followers. Then, we analyzed the last twenty publications of each profile and it was possible to conclude that the analyzed profiles have the potential to contribute to the learning process. We point out, in the stage of general analysis of the profiles, how publications can be used in Chemistry classes, considering the possibilities of reviewing concepts, curiosities that relate Chemistry and everyday life, and the use of "memes" for moments of playfulness in the classroom. Chemistry classes. Finally, we conclude that Instagram has the potential to contribute to the learning of Chemistry, however, for this and other social networks to be used, it is necessary to work with teachers on the means for such use, aiming at a qualification for the use of networks in education.BrasilSimões Neto, José Euzebiohttp://lattes.cnpq.br/2474572588511667http://lattes.cnpq.br/3560726840212196Oliveira, Ana Beatriz Silva de2022-09-05T21:10:52Z2022-09-05T21:10:52Z2022-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfOliveira, Ana Beatriz Silva de. Instagram e ensino de Química: análise de alguns perfis destinados a abordagem de conhecimentos químicos na rede social. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3200porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-09-05T21:10:59Zoai:dspace:123456789/3200Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-09-05T21:10:59Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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