O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, André Bezerra Amorim
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5279
Resumo: As pesquisas acadêmicas na área de Educação acerca dos métodos pedagógicos envolvendo o uso de recursos digitais e tecnológicos tem feito avanços significativos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e eficiente. As tecnologias têm permitido também aos estudantes (usuários de um modo geral) acessar informações e recursos de forma mais rápida e fácil, aprender de forma mais colaborativa e personalizada e desenvolver habilidades para o século XXI. As redes sociais se tornaram populares entre os jovens, a maioria delas está cadastrada em pelo menos uma delas. O Instagram tem se apresentado como um recurso educativo para o ensino de Química compartilhados por perfis de professores e entusiastas da ciência. Tendo em vista essa gama de material digital compartilhado, a seguinte pesquisa apresentada tem como objetivo analisar o perfil do Instagram @quimica.massa por meio de abordagem qualitativa explicativa como um recurso facilitador do ensino de Química no Ensino Médio por meio do uso de memes, imagens e vídeos que acompanham os assuntos tratados em sala de aula.
id UFRPE_1497edbe6707e3db6528162ef0fcc352
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5279
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio.Ensino de QuímicaInstagram (Rede social on-line)AprendizagemEnsino médioAs pesquisas acadêmicas na área de Educação acerca dos métodos pedagógicos envolvendo o uso de recursos digitais e tecnológicos tem feito avanços significativos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e eficiente. As tecnologias têm permitido também aos estudantes (usuários de um modo geral) acessar informações e recursos de forma mais rápida e fácil, aprender de forma mais colaborativa e personalizada e desenvolver habilidades para o século XXI. As redes sociais se tornaram populares entre os jovens, a maioria delas está cadastrada em pelo menos uma delas. O Instagram tem se apresentado como um recurso educativo para o ensino de Química compartilhados por perfis de professores e entusiastas da ciência. Tendo em vista essa gama de material digital compartilhado, a seguinte pesquisa apresentada tem como objetivo analisar o perfil do Instagram @quimica.massa por meio de abordagem qualitativa explicativa como um recurso facilitador do ensino de Química no Ensino Médio por meio do uso de memes, imagens e vídeos que acompanham os assuntos tratados em sala de aula.The broad development of Information and Communication Technologies (ICT) and, later, Digital Information and Communication Technologies (TDIC), in Education has made significant advances, making the teaching and learning process more effective and efficient. Such technologies have also allowed students (users in general) to access information and resources more quickly and easily, learn in a more collaborative and personalized way, and develop skills for the 21st century. Social networks have become popular among young people, most of them are registered on at least one of them. Instagram has presented itself as an educational resource for teaching Chemistry shared by profiles of teachers and science enthusiasts. Given this range of shared digital material, the following research presented aims to analyze the Instagram profile @quimica.massa through an explanatory qualitative approach as a resource to facilitate the teaching of Chemistry in High School through the use of memes, images and videos that accompany the subjects covered in the classroom.BrasilLeite, Bruno Silvahttp://lattes.cnpq.br/4932752031807872Lopes, André Bezerra Amorim2023-12-27T19:53:55Z2023-12-27T19:53:55Z2023-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 f.application/pdfLOPES, André Bezerra Amorim. O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5279porhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-12-27T19:55:22Zoai:dspace:123456789/5279Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-12-27T19:55:22Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio.
title O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio.
spellingShingle O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio.
Lopes, André Bezerra Amorim
Ensino de Química
Instagram (Rede social on-line)
Aprendizagem
Ensino médio
title_short O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio.
title_full O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio.
title_fullStr O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio.
title_full_unstemmed O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio.
title_sort O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio.
author Lopes, André Bezerra Amorim
author_facet Lopes, André Bezerra Amorim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Bruno Silva
http://lattes.cnpq.br/4932752031807872
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, André Bezerra Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Instagram (Rede social on-line)
Aprendizagem
Ensino médio
topic Ensino de Química
Instagram (Rede social on-line)
Aprendizagem
Ensino médio
description As pesquisas acadêmicas na área de Educação acerca dos métodos pedagógicos envolvendo o uso de recursos digitais e tecnológicos tem feito avanços significativos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e eficiente. As tecnologias têm permitido também aos estudantes (usuários de um modo geral) acessar informações e recursos de forma mais rápida e fácil, aprender de forma mais colaborativa e personalizada e desenvolver habilidades para o século XXI. As redes sociais se tornaram populares entre os jovens, a maioria delas está cadastrada em pelo menos uma delas. O Instagram tem se apresentado como um recurso educativo para o ensino de Química compartilhados por perfis de professores e entusiastas da ciência. Tendo em vista essa gama de material digital compartilhado, a seguinte pesquisa apresentada tem como objetivo analisar o perfil do Instagram @quimica.massa por meio de abordagem qualitativa explicativa como um recurso facilitador do ensino de Química no Ensino Médio por meio do uso de memes, imagens e vídeos que acompanham os assuntos tratados em sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27T19:53:55Z
2023-12-27T19:53:55Z
2023-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, André Bezerra Amorim. O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5279
identifier_str_mv LOPES, André Bezerra Amorim. O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277157853102080