Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5494 |
Resumo: | Com as medidas de isolamento social causadas pela pandemia em 2020,as instituições de ensino tiveram que planejar alternativas para assegurar o ensino de forma remota. Dentre as diversas abordagem, citamos a estratégica da aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL, do inglês, Computer Supported CollaborativeLearning), a qual busca, através de computadores, promover um ensino colaborativo de forma remota. Este trabalho busca avaliar como foi a utilização do CSCL durante esse período de isolamento, através de uma revisão sistemática. A partir da consulta em diversas bases foi possível identificar 120 de trabalhos que relataram experiências utilizando CSCL. Os resultados indicam um considerável sucesso na adoção da estratégia CSCL, além de tendências de usos de tecnologias e abordagens em cada região do planeta. |
id |
UFRPE_ae50ec31990a807c64375a4f0af6ef56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/5494 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemáticaEnsino Remoto Emergencial (ERE)Aprendizagem colaborativaTecnologia educacionalCOVID-19, Pandemia deCom as medidas de isolamento social causadas pela pandemia em 2020,as instituições de ensino tiveram que planejar alternativas para assegurar o ensino de forma remota. Dentre as diversas abordagem, citamos a estratégica da aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL, do inglês, Computer Supported CollaborativeLearning), a qual busca, através de computadores, promover um ensino colaborativo de forma remota. Este trabalho busca avaliar como foi a utilização do CSCL durante esse período de isolamento, através de uma revisão sistemática. A partir da consulta em diversas bases foi possível identificar 120 de trabalhos que relataram experiências utilizando CSCL. Os resultados indicam um considerável sucesso na adoção da estratégia CSCL, além de tendências de usos de tecnologias e abordagens em cada região do planeta.With the social isolation measures caused by the pandemic in 2020, educational institutions had to plan alternatives to ensure remote teaching. Among the various approaches, we cite the Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) strategy, which seeks, through computers, to promote collaborative teaching remotely. This study seeks to evaluate how the use of the CSCL was during this period of isolation, through a systematic review. From the query in several databases, it was possible to identify 120 works that reported experiences using CSCL. The results indicate considerable success in adopting the CSCL strategy, as well as trends in technology use and approaches in each region of the planet.BrasilAraújo, Carlos Julian Menezeshttp://lattes.cnpq.br/4495434877384543http://lattes.cnpq.br/3156174527107999Andrade, Ermeson Carneiro dehttp://lattes.cnpq.br/2466077615273972Melo, Daniel Lemos de2024-01-26T11:55:02Z2024-01-26T11:55:02Z2022-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis24 f.application/pdfMELO, Daniel Lemos de. Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5494porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-26T11:55:06Zoai:dspace:123456789/5494Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-26T11:55:06Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática |
title |
Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática |
spellingShingle |
Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática Melo, Daniel Lemos de Ensino Remoto Emergencial (ERE) Aprendizagem colaborativa Tecnologia educacional COVID-19, Pandemia de |
title_short |
Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática |
title_full |
Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática |
title_sort |
Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática |
author |
Melo, Daniel Lemos de |
author_facet |
Melo, Daniel Lemos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Carlos Julian Menezes http://lattes.cnpq.br/4495434877384543 http://lattes.cnpq.br/3156174527107999 Andrade, Ermeson Carneiro de http://lattes.cnpq.br/2466077615273972 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Daniel Lemos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Emergencial (ERE) Aprendizagem colaborativa Tecnologia educacional COVID-19, Pandemia de |
topic |
Ensino Remoto Emergencial (ERE) Aprendizagem colaborativa Tecnologia educacional COVID-19, Pandemia de |
description |
Com as medidas de isolamento social causadas pela pandemia em 2020,as instituições de ensino tiveram que planejar alternativas para assegurar o ensino de forma remota. Dentre as diversas abordagem, citamos a estratégica da aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL, do inglês, Computer Supported CollaborativeLearning), a qual busca, através de computadores, promover um ensino colaborativo de forma remota. Este trabalho busca avaliar como foi a utilização do CSCL durante esse período de isolamento, através de uma revisão sistemática. A partir da consulta em diversas bases foi possível identificar 120 de trabalhos que relataram experiências utilizando CSCL. Os resultados indicam um considerável sucesso na adoção da estratégia CSCL, além de tendências de usos de tecnologias e abordagens em cada região do planeta. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-07 2024-01-26T11:55:02Z 2024-01-26T11:55:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Daniel Lemos de. Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5494 |
identifier_str_mv |
MELO, Daniel Lemos de. Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
24 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277152207568896 |