Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Daniel Lemos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5494
Resumo: Com as medidas de isolamento social causadas pela pandemia em 2020,as instituições de ensino tiveram que planejar alternativas para assegurar o ensino de forma remota. Dentre as diversas abordagem, citamos a estratégica da aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL, do inglês, Computer Supported CollaborativeLearning), a qual busca, através de computadores, promover um ensino colaborativo de forma remota. Este trabalho busca avaliar como foi a utilização do CSCL durante esse período de isolamento, através de uma revisão sistemática. A partir da consulta em diversas bases foi possível identificar 120 de trabalhos que relataram experiências utilizando CSCL. Os resultados indicam um considerável sucesso na adoção da estratégia CSCL, além de tendências de usos de tecnologias e abordagens em cada região do planeta.
id UFRPE_ae50ec31990a807c64375a4f0af6ef56
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5494
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemáticaEnsino Remoto Emergencial (ERE)Aprendizagem colaborativaTecnologia educacionalCOVID-19, Pandemia deCom as medidas de isolamento social causadas pela pandemia em 2020,as instituições de ensino tiveram que planejar alternativas para assegurar o ensino de forma remota. Dentre as diversas abordagem, citamos a estratégica da aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL, do inglês, Computer Supported CollaborativeLearning), a qual busca, através de computadores, promover um ensino colaborativo de forma remota. Este trabalho busca avaliar como foi a utilização do CSCL durante esse período de isolamento, através de uma revisão sistemática. A partir da consulta em diversas bases foi possível identificar 120 de trabalhos que relataram experiências utilizando CSCL. Os resultados indicam um considerável sucesso na adoção da estratégia CSCL, além de tendências de usos de tecnologias e abordagens em cada região do planeta.With the social isolation measures caused by the pandemic in 2020, educational institutions had to plan alternatives to ensure remote teaching. Among the various approaches, we cite the Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) strategy, which seeks, through computers, to promote collaborative teaching remotely. This study seeks to evaluate how the use of the CSCL was during this period of isolation, through a systematic review. From the query in several databases, it was possible to identify 120 works that reported experiences using CSCL. The results indicate considerable success in adopting the CSCL strategy, as well as trends in technology use and approaches in each region of the planet.BrasilAraújo, Carlos Julian Menezeshttp://lattes.cnpq.br/4495434877384543http://lattes.cnpq.br/3156174527107999Andrade, Ermeson Carneiro dehttp://lattes.cnpq.br/2466077615273972Melo, Daniel Lemos de2024-01-26T11:55:02Z2024-01-26T11:55:02Z2022-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis24 f.application/pdfMELO, Daniel Lemos de. Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5494porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-26T11:55:06Zoai:dspace:123456789/5494Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-26T11:55:06Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática
title Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática
spellingShingle Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática
Melo, Daniel Lemos de
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Aprendizagem colaborativa
Tecnologia educacional
COVID-19, Pandemia de
title_short Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática
title_full Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática
title_fullStr Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática
title_sort Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática
author Melo, Daniel Lemos de
author_facet Melo, Daniel Lemos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Carlos Julian Menezes
http://lattes.cnpq.br/4495434877384543
http://lattes.cnpq.br/3156174527107999
Andrade, Ermeson Carneiro de
http://lattes.cnpq.br/2466077615273972
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Daniel Lemos de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Aprendizagem colaborativa
Tecnologia educacional
COVID-19, Pandemia de
topic Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Aprendizagem colaborativa
Tecnologia educacional
COVID-19, Pandemia de
description Com as medidas de isolamento social causadas pela pandemia em 2020,as instituições de ensino tiveram que planejar alternativas para assegurar o ensino de forma remota. Dentre as diversas abordagem, citamos a estratégica da aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL, do inglês, Computer Supported CollaborativeLearning), a qual busca, através de computadores, promover um ensino colaborativo de forma remota. Este trabalho busca avaliar como foi a utilização do CSCL durante esse período de isolamento, através de uma revisão sistemática. A partir da consulta em diversas bases foi possível identificar 120 de trabalhos que relataram experiências utilizando CSCL. Os resultados indicam um considerável sucesso na adoção da estratégia CSCL, além de tendências de usos de tecnologias e abordagens em cada região do planeta.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-07
2024-01-26T11:55:02Z
2024-01-26T11:55:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Daniel Lemos de. Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5494
identifier_str_mv MELO, Daniel Lemos de. Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277152207568896