Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Guilherme de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237647
Resumo: Esta pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e delineamento de estudo de caso, único, raro e intrínseco, teve como objetivo geral investigar a rotina dos monitores escolares no acompanhamento dos alunos com deficiência, no sistema remoto emergencial de ensino. Os objetivos específicos foram: Descrever a organização das atividades, métodos de ensino e avaliação utilizados durante as aulas remotas de turmas que contêm alunos de inclusão; Apontar diferenças na atuação dos monitores escolares dos alunos com deficiência, entre as atividades presenciais (pré-pandemia de COVID-19) e as atividades remotas (durante a pandemia); Verificar quais foram as dificuldades e facilidades encontradas pelos monitores dos alunos com deficiência no período de atividades remotas. Pretendeu-se, portanto, investigar durante o ano de 2021, como se caracteriza/caracterizou a atuação do profissional de apoio/monitor em uma escola da rede particular de ensino no município de Porto Alegre, no acompanhamento dos alunos com deficiência nas classes comuns, no sistema remoto de ensino durante a pandemia de COVID-19. Por não haver produção acadêmica ampla sobre o tema de investigação, busca-se produzir conhecimentos sobre o objeto investigado. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram as entrevistas semiestruturadas aplicadas em monitores de inclusão. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Constatou-se que os monitores, apesar de estar pisando em caminhos desconhecidos, mais uma vez não apegaram-se ao que de fato delimita a profissão e por presenciar o despreparo de professores em lidar com seus alunos, por tratarem-se de graduando e graduado em licenciatura, desempenhavam funções pedagógicas com seus alunos na tentativa de proporcionar um ensino e amparo institucional de qualidade.
id UFRGS-2_23b70cdec82f2ced03badbf1a9e919c9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237647
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Chaves, Guilherme de OliveiraStrapasson, Aline Miranda2022-04-21T04:40:13Z2021http://hdl.handle.net/10183/237647001138631Esta pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e delineamento de estudo de caso, único, raro e intrínseco, teve como objetivo geral investigar a rotina dos monitores escolares no acompanhamento dos alunos com deficiência, no sistema remoto emergencial de ensino. Os objetivos específicos foram: Descrever a organização das atividades, métodos de ensino e avaliação utilizados durante as aulas remotas de turmas que contêm alunos de inclusão; Apontar diferenças na atuação dos monitores escolares dos alunos com deficiência, entre as atividades presenciais (pré-pandemia de COVID-19) e as atividades remotas (durante a pandemia); Verificar quais foram as dificuldades e facilidades encontradas pelos monitores dos alunos com deficiência no período de atividades remotas. Pretendeu-se, portanto, investigar durante o ano de 2021, como se caracteriza/caracterizou a atuação do profissional de apoio/monitor em uma escola da rede particular de ensino no município de Porto Alegre, no acompanhamento dos alunos com deficiência nas classes comuns, no sistema remoto de ensino durante a pandemia de COVID-19. Por não haver produção acadêmica ampla sobre o tema de investigação, busca-se produzir conhecimentos sobre o objeto investigado. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram as entrevistas semiestruturadas aplicadas em monitores de inclusão. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Constatou-se que os monitores, apesar de estar pisando em caminhos desconhecidos, mais uma vez não apegaram-se ao que de fato delimita a profissão e por presenciar o despreparo de professores em lidar com seus alunos, por tratarem-se de graduando e graduado em licenciatura, desempenhavam funções pedagógicas com seus alunos na tentativa de proporcionar um ensino e amparo institucional de qualidade.application/pdfporPessoa com deficiênciaEnsino Remoto Emergencial (ERE)PandemiasEnsino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138631.pdf.txt001138631.pdf.txtExtracted Texttext/plain95357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237647/2/001138631.pdf.txt2eabd5e1b49d55be7384e62258293250MD52ORIGINAL001138631.pdfTexto completoapplication/pdf506735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237647/1/001138631.pdf72ff83b991edacd0ae63d810d6461bd3MD5110183/2376472022-04-28 04:42:20.582651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237647Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-28T07:42:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso
title Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso
spellingShingle Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso
Chaves, Guilherme de Oliveira
Pessoa com deficiência
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemias
title_short Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso
title_full Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso
title_fullStr Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso
title_full_unstemmed Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso
title_sort Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso
author Chaves, Guilherme de Oliveira
author_facet Chaves, Guilherme de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Guilherme de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Strapasson, Aline Miranda
contributor_str_mv Strapasson, Aline Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa com deficiência
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemias
topic Pessoa com deficiência
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemias
description Esta pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e delineamento de estudo de caso, único, raro e intrínseco, teve como objetivo geral investigar a rotina dos monitores escolares no acompanhamento dos alunos com deficiência, no sistema remoto emergencial de ensino. Os objetivos específicos foram: Descrever a organização das atividades, métodos de ensino e avaliação utilizados durante as aulas remotas de turmas que contêm alunos de inclusão; Apontar diferenças na atuação dos monitores escolares dos alunos com deficiência, entre as atividades presenciais (pré-pandemia de COVID-19) e as atividades remotas (durante a pandemia); Verificar quais foram as dificuldades e facilidades encontradas pelos monitores dos alunos com deficiência no período de atividades remotas. Pretendeu-se, portanto, investigar durante o ano de 2021, como se caracteriza/caracterizou a atuação do profissional de apoio/monitor em uma escola da rede particular de ensino no município de Porto Alegre, no acompanhamento dos alunos com deficiência nas classes comuns, no sistema remoto de ensino durante a pandemia de COVID-19. Por não haver produção acadêmica ampla sobre o tema de investigação, busca-se produzir conhecimentos sobre o objeto investigado. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram as entrevistas semiestruturadas aplicadas em monitores de inclusão. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Constatou-se que os monitores, apesar de estar pisando em caminhos desconhecidos, mais uma vez não apegaram-se ao que de fato delimita a profissão e por presenciar o despreparo de professores em lidar com seus alunos, por tratarem-se de graduando e graduado em licenciatura, desempenhavam funções pedagógicas com seus alunos na tentativa de proporcionar um ensino e amparo institucional de qualidade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-21T04:40:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237647
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138631
url http://hdl.handle.net/10183/237647
identifier_str_mv 001138631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237647/2/001138631.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237647/1/001138631.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2eabd5e1b49d55be7384e62258293250
72ff83b991edacd0ae63d810d6461bd3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447305539551232