Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237647 |
Resumo: | Esta pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e delineamento de estudo de caso, único, raro e intrínseco, teve como objetivo geral investigar a rotina dos monitores escolares no acompanhamento dos alunos com deficiência, no sistema remoto emergencial de ensino. Os objetivos específicos foram: Descrever a organização das atividades, métodos de ensino e avaliação utilizados durante as aulas remotas de turmas que contêm alunos de inclusão; Apontar diferenças na atuação dos monitores escolares dos alunos com deficiência, entre as atividades presenciais (pré-pandemia de COVID-19) e as atividades remotas (durante a pandemia); Verificar quais foram as dificuldades e facilidades encontradas pelos monitores dos alunos com deficiência no período de atividades remotas. Pretendeu-se, portanto, investigar durante o ano de 2021, como se caracteriza/caracterizou a atuação do profissional de apoio/monitor em uma escola da rede particular de ensino no município de Porto Alegre, no acompanhamento dos alunos com deficiência nas classes comuns, no sistema remoto de ensino durante a pandemia de COVID-19. Por não haver produção acadêmica ampla sobre o tema de investigação, busca-se produzir conhecimentos sobre o objeto investigado. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram as entrevistas semiestruturadas aplicadas em monitores de inclusão. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Constatou-se que os monitores, apesar de estar pisando em caminhos desconhecidos, mais uma vez não apegaram-se ao que de fato delimita a profissão e por presenciar o despreparo de professores em lidar com seus alunos, por tratarem-se de graduando e graduado em licenciatura, desempenhavam funções pedagógicas com seus alunos na tentativa de proporcionar um ensino e amparo institucional de qualidade. |
id |
UFRGS-2_23b70cdec82f2ced03badbf1a9e919c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237647 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Chaves, Guilherme de OliveiraStrapasson, Aline Miranda2022-04-21T04:40:13Z2021http://hdl.handle.net/10183/237647001138631Esta pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e delineamento de estudo de caso, único, raro e intrínseco, teve como objetivo geral investigar a rotina dos monitores escolares no acompanhamento dos alunos com deficiência, no sistema remoto emergencial de ensino. Os objetivos específicos foram: Descrever a organização das atividades, métodos de ensino e avaliação utilizados durante as aulas remotas de turmas que contêm alunos de inclusão; Apontar diferenças na atuação dos monitores escolares dos alunos com deficiência, entre as atividades presenciais (pré-pandemia de COVID-19) e as atividades remotas (durante a pandemia); Verificar quais foram as dificuldades e facilidades encontradas pelos monitores dos alunos com deficiência no período de atividades remotas. Pretendeu-se, portanto, investigar durante o ano de 2021, como se caracteriza/caracterizou a atuação do profissional de apoio/monitor em uma escola da rede particular de ensino no município de Porto Alegre, no acompanhamento dos alunos com deficiência nas classes comuns, no sistema remoto de ensino durante a pandemia de COVID-19. Por não haver produção acadêmica ampla sobre o tema de investigação, busca-se produzir conhecimentos sobre o objeto investigado. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram as entrevistas semiestruturadas aplicadas em monitores de inclusão. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Constatou-se que os monitores, apesar de estar pisando em caminhos desconhecidos, mais uma vez não apegaram-se ao que de fato delimita a profissão e por presenciar o despreparo de professores em lidar com seus alunos, por tratarem-se de graduando e graduado em licenciatura, desempenhavam funções pedagógicas com seus alunos na tentativa de proporcionar um ensino e amparo institucional de qualidade.application/pdfporPessoa com deficiênciaEnsino Remoto Emergencial (ERE)PandemiasEnsino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138631.pdf.txt001138631.pdf.txtExtracted Texttext/plain95357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237647/2/001138631.pdf.txt2eabd5e1b49d55be7384e62258293250MD52ORIGINAL001138631.pdfTexto completoapplication/pdf506735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237647/1/001138631.pdf72ff83b991edacd0ae63d810d6461bd3MD5110183/2376472022-04-28 04:42:20.582651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237647Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-28T07:42:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso |
title |
Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso |
spellingShingle |
Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso Chaves, Guilherme de Oliveira Pessoa com deficiência Ensino Remoto Emergencial (ERE) Pandemias |
title_short |
Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso |
title_full |
Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso |
title_fullStr |
Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso |
title_sort |
Ensino remoto emergencial em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19 na perspectiva dos monitores dos alunos com deficiência : um estudo de caso |
author |
Chaves, Guilherme de Oliveira |
author_facet |
Chaves, Guilherme de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Guilherme de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Strapasson, Aline Miranda |
contributor_str_mv |
Strapasson, Aline Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoa com deficiência Ensino Remoto Emergencial (ERE) Pandemias |
topic |
Pessoa com deficiência Ensino Remoto Emergencial (ERE) Pandemias |
description |
Esta pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e delineamento de estudo de caso, único, raro e intrínseco, teve como objetivo geral investigar a rotina dos monitores escolares no acompanhamento dos alunos com deficiência, no sistema remoto emergencial de ensino. Os objetivos específicos foram: Descrever a organização das atividades, métodos de ensino e avaliação utilizados durante as aulas remotas de turmas que contêm alunos de inclusão; Apontar diferenças na atuação dos monitores escolares dos alunos com deficiência, entre as atividades presenciais (pré-pandemia de COVID-19) e as atividades remotas (durante a pandemia); Verificar quais foram as dificuldades e facilidades encontradas pelos monitores dos alunos com deficiência no período de atividades remotas. Pretendeu-se, portanto, investigar durante o ano de 2021, como se caracteriza/caracterizou a atuação do profissional de apoio/monitor em uma escola da rede particular de ensino no município de Porto Alegre, no acompanhamento dos alunos com deficiência nas classes comuns, no sistema remoto de ensino durante a pandemia de COVID-19. Por não haver produção acadêmica ampla sobre o tema de investigação, busca-se produzir conhecimentos sobre o objeto investigado. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram as entrevistas semiestruturadas aplicadas em monitores de inclusão. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Constatou-se que os monitores, apesar de estar pisando em caminhos desconhecidos, mais uma vez não apegaram-se ao que de fato delimita a profissão e por presenciar o despreparo de professores em lidar com seus alunos, por tratarem-se de graduando e graduado em licenciatura, desempenhavam funções pedagógicas com seus alunos na tentativa de proporcionar um ensino e amparo institucional de qualidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-21T04:40:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237647 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138631 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237647 |
identifier_str_mv |
001138631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237647/2/001138631.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237647/1/001138631.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2eabd5e1b49d55be7384e62258293250 72ff83b991edacd0ae63d810d6461bd3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447305539551232 |