Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Edson Severiano de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1643
Resumo: Esta pesquisa fez uma análise de uma prática pedagógica com a Robótica Sustentável no Ensino de Química, observando como esse trabalho pôde contribuir com o ensino e aprendizagem dos temas abordados na atividade. Foram realizados alguns encontros com estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola privada discutindo temas de Química relacionados à Educação Ambiental. Foi feita uma coleta de lixo eletrônico na comunidade de forma que esse material foi utilizado pelos alunos no desenvolvimento de três protótipos. Depois da construção desses artefatos, foi aplicado um questionário com os estudantes de forma que suas respos-tas foram categorizadas e organizadas em tabelas e, consequentemente, analisa-das. Observou-se que a atividade fez com que os alunos entendessem melhor os problemas causados pelo descarte do lixo eletrônico, propondo, inclusive, algumas soluções, e possibilitou uma prática na qual os estudantes puderam aprender assun-tos de Química que muitas vezes são vistos só na teoria simples.
id UFRPE_afc99411eb968c2f587c4a728f9a5580
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1643
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de químicaQuímica - Estudo e ensinoRobóticaLixo eletrônico - ReaproveitamentoEsta pesquisa fez uma análise de uma prática pedagógica com a Robótica Sustentável no Ensino de Química, observando como esse trabalho pôde contribuir com o ensino e aprendizagem dos temas abordados na atividade. Foram realizados alguns encontros com estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola privada discutindo temas de Química relacionados à Educação Ambiental. Foi feita uma coleta de lixo eletrônico na comunidade de forma que esse material foi utilizado pelos alunos no desenvolvimento de três protótipos. Depois da construção desses artefatos, foi aplicado um questionário com os estudantes de forma que suas respos-tas foram categorizadas e organizadas em tabelas e, consequentemente, analisa-das. Observou-se que a atividade fez com que os alunos entendessem melhor os problemas causados pelo descarte do lixo eletrônico, propondo, inclusive, algumas soluções, e possibilitou uma prática na qual os estudantes puderam aprender assun-tos de Química que muitas vezes são vistos só na teoria simples.This essay analized a pedagogical pratice with a sustainable robotics in chemis-try teaching, observing how this work could contribute with teaching and learning of topics discussed in the following activity. Some meetings up were realized with 9th grade elementary school student from a private school in order to discuss some chemistry topics related to enviromment education. An eletronical waste collection was done in the neighborhood and these things were used by the students in the de-velopment of three prototypes. After these artifacts building, a questionnaire was aplied to the students and their results were categorized and organized in charts, and later analized. This activity made the students undestand better the problems of dis-posal eletronical waste, promoting, in addition, some solutions, and could enable a praticing where the students learned the real chemistry that many times has been studying only in theory.BrasilLeão, Marcelo Brito Carneirohttp://lattes.cnpq.br/7276831284746984http://lattes.cnpq.br/2437159839645198Souza, Rodrigo Baldow dehttp://lattes.cnpq.br/7464451242948613Albuquerque, Edson Severiano de2019-11-13T22:12:55Z2019-11-13T22:12:55Z2018-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59 f.application/pdfALBUQUERQUE, Edson Severiano de. Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1643porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-11-13T22:13:02Zoai:dspace:123456789/1643Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-11-13T22:13:02Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química
title Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química
spellingShingle Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química
Albuquerque, Edson Severiano de
Química - Estudo e ensino
Robótica
Lixo eletrônico - Reaproveitamento
title_short Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química
title_full Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química
title_fullStr Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química
title_full_unstemmed Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química
title_sort Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química
author Albuquerque, Edson Severiano de
author_facet Albuquerque, Edson Severiano de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leão, Marcelo Brito Carneiro
http://lattes.cnpq.br/7276831284746984
http://lattes.cnpq.br/2437159839645198
Souza, Rodrigo Baldow de
http://lattes.cnpq.br/7464451242948613
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Edson Severiano de
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Robótica
Lixo eletrônico - Reaproveitamento
topic Química - Estudo e ensino
Robótica
Lixo eletrônico - Reaproveitamento
description Esta pesquisa fez uma análise de uma prática pedagógica com a Robótica Sustentável no Ensino de Química, observando como esse trabalho pôde contribuir com o ensino e aprendizagem dos temas abordados na atividade. Foram realizados alguns encontros com estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola privada discutindo temas de Química relacionados à Educação Ambiental. Foi feita uma coleta de lixo eletrônico na comunidade de forma que esse material foi utilizado pelos alunos no desenvolvimento de três protótipos. Depois da construção desses artefatos, foi aplicado um questionário com os estudantes de forma que suas respos-tas foram categorizadas e organizadas em tabelas e, consequentemente, analisa-das. Observou-se que a atividade fez com que os alunos entendessem melhor os problemas causados pelo descarte do lixo eletrônico, propondo, inclusive, algumas soluções, e possibilitou uma prática na qual os estudantes puderam aprender assun-tos de Química que muitas vezes são vistos só na teoria simples.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-29
2019-11-13T22:12:55Z
2019-11-13T22:12:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Edson Severiano de. Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1643
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Edson Severiano de. Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120147117277184