Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Beatriz Sales de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5173
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as motivações de famílias praticantes de Homeschooling em Pernambuco e como suas práticas são desenvolvidas. Fundamentamos o nosso referencial teórico a partir de Novaes (2017), Illich (1970), Barbosa (2013-2017), Brandão (1993), Vidal (2003) et al. A metodologia selecionada foi constituída de entrevistas semiestruturadas e questionários, por uma abordagem qualitativa Lüdke; André (1986). Duas famílias praticantes foram os sujeitos da pesquisa. Os resultados foram organizados por meio de categorias de análise. Conclui-se que os participantes da pesquisa possuem motivações religiosas, onde suas cosmovisões permeiam a forma quem conduzem a prática e selecionam os materiais educativos, além de motivações financeiras e geográficas, onde revelam a dificuldade de encontrarem escolas acessíveis nesses aspectos e que conduzam com o que desejam para os filhos em termos educacionais assim como apresentaram insatisfações com o sistema de ensino, como os métodos e o currículo, a socialização, qual seria o ambiente favorável para a criança e insatisfação com os resultados acadêmicos. Com rotinas distintas, analisamos alguns processos formativos envolvidos em suas práticas e um recorte acerca da liberdade educacional com a questão legal e jurídica da prática no país.
id UFRPE_b2f805ef12fedf77b76c7e8b9701970a
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5173
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs.Educação - Participação dos paisEnsino domiciliarO presente trabalho teve como objetivo geral analisar as motivações de famílias praticantes de Homeschooling em Pernambuco e como suas práticas são desenvolvidas. Fundamentamos o nosso referencial teórico a partir de Novaes (2017), Illich (1970), Barbosa (2013-2017), Brandão (1993), Vidal (2003) et al. A metodologia selecionada foi constituída de entrevistas semiestruturadas e questionários, por uma abordagem qualitativa Lüdke; André (1986). Duas famílias praticantes foram os sujeitos da pesquisa. Os resultados foram organizados por meio de categorias de análise. Conclui-se que os participantes da pesquisa possuem motivações religiosas, onde suas cosmovisões permeiam a forma quem conduzem a prática e selecionam os materiais educativos, além de motivações financeiras e geográficas, onde revelam a dificuldade de encontrarem escolas acessíveis nesses aspectos e que conduzam com o que desejam para os filhos em termos educacionais assim como apresentaram insatisfações com o sistema de ensino, como os métodos e o currículo, a socialização, qual seria o ambiente favorável para a criança e insatisfação com os resultados acadêmicos. Com rotinas distintas, analisamos alguns processos formativos envolvidos em suas práticas e um recorte acerca da liberdade educacional com a questão legal e jurídica da prática no país.BrasilSilva, Fabiana Cristina dahttp://lattes.cnpq.br/7134149672912220http://lattes.cnpq.br/6908776370908653Souza, Beatriz Sales de2023-11-06T21:24:05Z2023-11-06T21:24:05Z2022-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 f.application/pdfSOUZA, Beatriz Sales de. Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5173porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-11-06T21:24:09Zoai:dspace:123456789/5173Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-11-06T21:24:09Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs.
title Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs.
spellingShingle Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs.
Souza, Beatriz Sales de
Educação - Participação dos pais
Ensino domiciliar
title_short Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs.
title_full Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs.
title_fullStr Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs.
title_full_unstemmed Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs.
title_sort Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs.
author Souza, Beatriz Sales de
author_facet Souza, Beatriz Sales de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fabiana Cristina da
http://lattes.cnpq.br/7134149672912220
http://lattes.cnpq.br/6908776370908653
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Beatriz Sales de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Participação dos pais
Ensino domiciliar
topic Educação - Participação dos pais
Ensino domiciliar
description O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as motivações de famílias praticantes de Homeschooling em Pernambuco e como suas práticas são desenvolvidas. Fundamentamos o nosso referencial teórico a partir de Novaes (2017), Illich (1970), Barbosa (2013-2017), Brandão (1993), Vidal (2003) et al. A metodologia selecionada foi constituída de entrevistas semiestruturadas e questionários, por uma abordagem qualitativa Lüdke; André (1986). Duas famílias praticantes foram os sujeitos da pesquisa. Os resultados foram organizados por meio de categorias de análise. Conclui-se que os participantes da pesquisa possuem motivações religiosas, onde suas cosmovisões permeiam a forma quem conduzem a prática e selecionam os materiais educativos, além de motivações financeiras e geográficas, onde revelam a dificuldade de encontrarem escolas acessíveis nesses aspectos e que conduzam com o que desejam para os filhos em termos educacionais assim como apresentaram insatisfações com o sistema de ensino, como os métodos e o currículo, a socialização, qual seria o ambiente favorável para a criança e insatisfação com os resultados acadêmicos. Com rotinas distintas, analisamos alguns processos formativos envolvidos em suas práticas e um recorte acerca da liberdade educacional com a questão legal e jurídica da prática no país.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-06
2023-11-06T21:24:05Z
2023-11-06T21:24:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Beatriz Sales de. Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5173
identifier_str_mv SOUZA, Beatriz Sales de. Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277146749730816