Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5173 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as motivações de famílias praticantes de Homeschooling em Pernambuco e como suas práticas são desenvolvidas. Fundamentamos o nosso referencial teórico a partir de Novaes (2017), Illich (1970), Barbosa (2013-2017), Brandão (1993), Vidal (2003) et al. A metodologia selecionada foi constituída de entrevistas semiestruturadas e questionários, por uma abordagem qualitativa Lüdke; André (1986). Duas famílias praticantes foram os sujeitos da pesquisa. Os resultados foram organizados por meio de categorias de análise. Conclui-se que os participantes da pesquisa possuem motivações religiosas, onde suas cosmovisões permeiam a forma quem conduzem a prática e selecionam os materiais educativos, além de motivações financeiras e geográficas, onde revelam a dificuldade de encontrarem escolas acessíveis nesses aspectos e que conduzam com o que desejam para os filhos em termos educacionais assim como apresentaram insatisfações com o sistema de ensino, como os métodos e o currículo, a socialização, qual seria o ambiente favorável para a criança e insatisfação com os resultados acadêmicos. Com rotinas distintas, analisamos alguns processos formativos envolvidos em suas práticas e um recorte acerca da liberdade educacional com a questão legal e jurídica da prática no país. |
id |
UFRPE_b2f805ef12fedf77b76c7e8b9701970a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/5173 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs.Educação - Participação dos paisEnsino domiciliarO presente trabalho teve como objetivo geral analisar as motivações de famílias praticantes de Homeschooling em Pernambuco e como suas práticas são desenvolvidas. Fundamentamos o nosso referencial teórico a partir de Novaes (2017), Illich (1970), Barbosa (2013-2017), Brandão (1993), Vidal (2003) et al. A metodologia selecionada foi constituída de entrevistas semiestruturadas e questionários, por uma abordagem qualitativa Lüdke; André (1986). Duas famílias praticantes foram os sujeitos da pesquisa. Os resultados foram organizados por meio de categorias de análise. Conclui-se que os participantes da pesquisa possuem motivações religiosas, onde suas cosmovisões permeiam a forma quem conduzem a prática e selecionam os materiais educativos, além de motivações financeiras e geográficas, onde revelam a dificuldade de encontrarem escolas acessíveis nesses aspectos e que conduzam com o que desejam para os filhos em termos educacionais assim como apresentaram insatisfações com o sistema de ensino, como os métodos e o currículo, a socialização, qual seria o ambiente favorável para a criança e insatisfação com os resultados acadêmicos. Com rotinas distintas, analisamos alguns processos formativos envolvidos em suas práticas e um recorte acerca da liberdade educacional com a questão legal e jurídica da prática no país.BrasilSilva, Fabiana Cristina dahttp://lattes.cnpq.br/7134149672912220http://lattes.cnpq.br/6908776370908653Souza, Beatriz Sales de2023-11-06T21:24:05Z2023-11-06T21:24:05Z2022-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 f.application/pdfSOUZA, Beatriz Sales de. Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5173porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-11-06T21:24:09Zoai:dspace:123456789/5173Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-11-06T21:24:09Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs. |
title |
Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs. |
spellingShingle |
Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs. Souza, Beatriz Sales de Educação - Participação dos pais Ensino domiciliar |
title_short |
Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs. |
title_full |
Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs. |
title_fullStr |
Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs. |
title_full_unstemmed |
Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs. |
title_sort |
Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs. |
author |
Souza, Beatriz Sales de |
author_facet |
Souza, Beatriz Sales de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Fabiana Cristina da http://lattes.cnpq.br/7134149672912220 http://lattes.cnpq.br/6908776370908653 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Beatriz Sales de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Participação dos pais Ensino domiciliar |
topic |
Educação - Participação dos pais Ensino domiciliar |
description |
O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as motivações de famílias praticantes de Homeschooling em Pernambuco e como suas práticas são desenvolvidas. Fundamentamos o nosso referencial teórico a partir de Novaes (2017), Illich (1970), Barbosa (2013-2017), Brandão (1993), Vidal (2003) et al. A metodologia selecionada foi constituída de entrevistas semiestruturadas e questionários, por uma abordagem qualitativa Lüdke; André (1986). Duas famílias praticantes foram os sujeitos da pesquisa. Os resultados foram organizados por meio de categorias de análise. Conclui-se que os participantes da pesquisa possuem motivações religiosas, onde suas cosmovisões permeiam a forma quem conduzem a prática e selecionam os materiais educativos, além de motivações financeiras e geográficas, onde revelam a dificuldade de encontrarem escolas acessíveis nesses aspectos e que conduzam com o que desejam para os filhos em termos educacionais assim como apresentaram insatisfações com o sistema de ensino, como os métodos e o currículo, a socialização, qual seria o ambiente favorável para a criança e insatisfação com os resultados acadêmicos. Com rotinas distintas, analisamos alguns processos formativos envolvidos em suas práticas e um recorte acerca da liberdade educacional com a questão legal e jurídica da prática no país. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-06 2023-11-06T21:24:05Z 2023-11-06T21:24:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Beatriz Sales de. Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5173 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Beatriz Sales de. Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
51 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277146749730816 |