Insidiosidade na retórica discursiva hitlerista: linguagem, discurso e poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Lorrayne Johanson de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1021
Resumo: Considerando-se o marcante “legado” de Adolf Hitler quanto à Segunda Guerra Mundial (doravante SGM), esta pesquisa, baseada em Análise de Discurso francesa psicanalítica (doravante AD), visa analisar um dos discursos de Hitler, proferido em setembro de 1934, voltado à Juventude Hitlerista. Atentando-se para as condições de produção desse discurso e para estratégias retórico-discursivas do locutor, é possível perceber diferentes interdiscursos (e distorções destes) dentre outros elementos abordados pela AD. Uma vez que, segundo Pêcheux (1997) e Orlandi (2009), as ideias escapam ao enunciador, é necessário traçarmos um percurso histórico de Hitler e a quem se destinavam suas palavras, já que as ideias podem mudar de sentido dependendo de quem as empregue. Uma vez que o discurso, em sua essência, resulta no agir sobre o outro, que o enunciador buscará conduzir o ouvinte ou leitor a pensar, dizer e agir conforme seu desejo, este se faz justamente como um dos pontos os quais esta pesquisa procura elucidar e analisar. Nessa linha, ao analisarmos o discurso em questão, procurar-se-á discutir como uma população parece ter sido motivada, através de utilizações discursivas distorcidas e extremistas, a engajar-se na SGM por meio de ideologias propagadas por alguém que se mostrava um habilidoso líder e discursista. Com isso, pretendemos, então, realizar (e contribuir com) discussões sobre escolhas e funcionamento discursivo; sobre como o discurso pode revelar mais do que o desejado pelo locutor (podendo deixar marcas que podem revelar traços provenientes do inconsciente); e quais os efeitos de sentido de cada uma das partes do discurso aqui em foco.
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