Pesquisa de protozoários em caninos domésticos no Município de Águas Belas, Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Samuel Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1564
Resumo: Os cães são susceptíveis à infecção por uma ampla diversidade de protozoários, e dentro desse grupo é importante ressaltar a Leishmania infantum causadora da Leishmaniose Visceral Canina (LVC), o Trypanosoma cruzi que causa a Tripanossomose e a Babesia sp. que causa a Babesiose. Clinicamente os animais acometidos por estes agentes apresentam-se desde assintomáticos até manifestações clínicas variadas. Desta forma, objetivou-se neste estudo detectar cães expostos a L. infantum, e infectados por T. cruzi e Babesia sp. no município de Águas Belas, Pernambuco. Amostras sanguíneas (n = 73) foram obtidas e analisadas através do teste imunocromatográfico TR-DPP Leishmaniose Visceral Canina e microscopia do esfregaço sanguíneo para detecção de T. cruzi e Babesia sp.. Das amostras analisadas 20,55% (15/73) reagiram ao teste imunocromatográfico. Por outro lado, na análise microscópica de esfregaço sanguíneo todas as amostras resultaram negativas. Diante disso, conclui-se que os cães residentes no município de Águas Belas foram expostos a L. infantum sendo importante a adoção de medidas preventivas para o controle da LVC e consequentemente da leishmaniose humana.
id UFRPE_b74942997179ecfd22e02366afd90e02
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1564
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Pesquisa de protozoários em caninos domésticos no Município de Águas Belas, PernambucoCão - DoençasProtozoárioLeishmaniose visceralBabésiaTripanossomose em animaisOs cães são susceptíveis à infecção por uma ampla diversidade de protozoários, e dentro desse grupo é importante ressaltar a Leishmania infantum causadora da Leishmaniose Visceral Canina (LVC), o Trypanosoma cruzi que causa a Tripanossomose e a Babesia sp. que causa a Babesiose. Clinicamente os animais acometidos por estes agentes apresentam-se desde assintomáticos até manifestações clínicas variadas. Desta forma, objetivou-se neste estudo detectar cães expostos a L. infantum, e infectados por T. cruzi e Babesia sp. no município de Águas Belas, Pernambuco. Amostras sanguíneas (n = 73) foram obtidas e analisadas através do teste imunocromatográfico TR-DPP Leishmaniose Visceral Canina e microscopia do esfregaço sanguíneo para detecção de T. cruzi e Babesia sp.. Das amostras analisadas 20,55% (15/73) reagiram ao teste imunocromatográfico. Por outro lado, na análise microscópica de esfregaço sanguíneo todas as amostras resultaram negativas. Diante disso, conclui-se que os cães residentes no município de Águas Belas foram expostos a L. infantum sendo importante a adoção de medidas preventivas para o controle da LVC e consequentemente da leishmaniose humana.BrasilRamos, Rafael Antonio do NascimentoNão encontradohttp://lattes.cnpq.br/2384915943197683Silva, Samuel Souza2019-09-18T12:29:09Z2019-09-18T12:29:09Z2019-01-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfSILVA, Samuel Souza. Pesquisa de protozoários em caninos domésticos no Município de Águas Belas, Pernambuco. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1564porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-19T18:48:32Zoai:dspace:123456789/1564Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-19T18:48:32Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa de protozoários em caninos domésticos no Município de Águas Belas, Pernambuco
title Pesquisa de protozoários em caninos domésticos no Município de Águas Belas, Pernambuco
spellingShingle Pesquisa de protozoários em caninos domésticos no Município de Águas Belas, Pernambuco
Silva, Samuel Souza
Cão - Doenças
Protozoário
Leishmaniose visceral
Babésia
Tripanossomose em animais
title_short Pesquisa de protozoários em caninos domésticos no Município de Águas Belas, Pernambuco
title_full Pesquisa de protozoários em caninos domésticos no Município de Águas Belas, Pernambuco
title_fullStr Pesquisa de protozoários em caninos domésticos no Município de Águas Belas, Pernambuco
title_full_unstemmed Pesquisa de protozoários em caninos domésticos no Município de Águas Belas, Pernambuco
title_sort Pesquisa de protozoários em caninos domésticos no Município de Águas Belas, Pernambuco
author Silva, Samuel Souza
author_facet Silva, Samuel Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Rafael Antonio do Nascimento
Não encontrado
http://lattes.cnpq.br/2384915943197683
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Samuel Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cão - Doenças
Protozoário
Leishmaniose visceral
Babésia
Tripanossomose em animais
topic Cão - Doenças
Protozoário
Leishmaniose visceral
Babésia
Tripanossomose em animais
description Os cães são susceptíveis à infecção por uma ampla diversidade de protozoários, e dentro desse grupo é importante ressaltar a Leishmania infantum causadora da Leishmaniose Visceral Canina (LVC), o Trypanosoma cruzi que causa a Tripanossomose e a Babesia sp. que causa a Babesiose. Clinicamente os animais acometidos por estes agentes apresentam-se desde assintomáticos até manifestações clínicas variadas. Desta forma, objetivou-se neste estudo detectar cães expostos a L. infantum, e infectados por T. cruzi e Babesia sp. no município de Águas Belas, Pernambuco. Amostras sanguíneas (n = 73) foram obtidas e analisadas através do teste imunocromatográfico TR-DPP Leishmaniose Visceral Canina e microscopia do esfregaço sanguíneo para detecção de T. cruzi e Babesia sp.. Das amostras analisadas 20,55% (15/73) reagiram ao teste imunocromatográfico. Por outro lado, na análise microscópica de esfregaço sanguíneo todas as amostras resultaram negativas. Diante disso, conclui-se que os cães residentes no município de Águas Belas foram expostos a L. infantum sendo importante a adoção de medidas preventivas para o controle da LVC e consequentemente da leishmaniose humana.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18T12:29:09Z
2019-09-18T12:29:09Z
2019-01-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Samuel Souza. Pesquisa de protozoários em caninos domésticos no Município de Águas Belas, Pernambuco. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1564
identifier_str_mv SILVA, Samuel Souza. Pesquisa de protozoários em caninos domésticos no Município de Águas Belas, Pernambuco. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1798417295392899072