Controle vetorial em quadratura de velocidade em motores de indução trifásicos para aplicações em controle de vazão de ar em ventiladores industriais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nailson Figueiredo dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4285
Resumo: O controle de vazão de ar por meio de ventiladores pode ser aplicado em diversas áreas, desde a indústria, em processos de combustão ou renovação do ar ambiente, até sistemas de condicionamento de ar comerciais e residenciais. Os ventiladores responsáveis pelo controle de fluxo de ar são equipamentos cuja força motriz é disponibilizada com o acoplamento de motores elétricos de indução em suas pás, e o controle de vazão é relacionado diretamente ao controle de velocidade, de acordo com a primeira lei dos ventiladores. Existem algumas formas de se controlar a velocidade de motores de indução: mudança no número de polos, variação da frequência de alimentação, ou com as técnicas de controle vetorial, que apresentam bom desempenho dinâmico e rendimento. As técnicas ditas vetoriais proporcionam um desacoplamento entre o fluxo magnético e o conjugado, possibilitando o controle independente dessas grandezas, mas necessitando de um modelo dinâmico do motor bem estabelecido, para que seja possível realizar a sintonia das malhas de controle. Com base nisso, e visando a importância de um controle de vazão confiável, o presente trabalho tem como objetivo projetar um sistema de controle vetorial em quadratura com o fluxo estatórico em malha fechada, por meio da obtenção de um modelo dinâmico de um motor de indução aplicado a uma carga que simula um ventilador, a partir de uma metodologia analítica para obtenção dos parâmetros do modelo do motor. Os testes via simulações, bem como a sintonia dos controladores foram desenvolvidas com os softwares PSIM e MATLAB, em que se obtiveram resultados que comprovaram a validade da metodologia de desenvolvimento do modelo e de sintonia dos controladores, bem como o controle de velocidade em regime permanente previsto.
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