O Jiu-Jitsu brasileiro na educação física escolar: a arte suave como ferramenta pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1416 |
Resumo: | O Jiu-jitsu brasileiro é uma luta que pode ter tido seu início a cerca de 5.000 anos e que tem origem incerta, mas que tomou proporção mundial após chegar ao Brasil, através da família Gracie e que pode ser considerado como parte da cultura corporal, que baseia parte das aulas de educação física escolar. O presente trabalho tem o objetivo de identificar na literatura o Jiu-jitsu brasileiro como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física. Para alcançar tal objetivo foi utilizado um estudo de revisão bibliográfica. O aporte teórico utilizado nos mostra que apesar de ter se tornado parte da cultura do país e da confirmação como conteúdo da cultura corporal, a modalidade ainda sofre com preconceito e se depara com argumentos restritivos dos professores de educação física, mas apresenta também argumentos que superam os restritivos e possibilitam o trato de tal modalidade nas aulas do conteúdo lutas. Durante a análise dos textos identificamos que os autores trazem as três dimensões de conteúdo como possibilidade de trato das lutas e a partir delas também a possibilidade da inserção do Jiu-jitsu brasileiro nessas aulas. Conclui-se que o Jiu-jitsu brasileiro é sim uma possível ferramenta pedagógica para as aulas do conteúdo lutas na educação física escolar quando posto através das três dimensões de conteúdos trazidas pelos autores. |
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O Jiu-Jitsu brasileiro na educação física escolar: a arte suave como ferramenta pedagógicaJiu-jitsuEducação física para criançasArtes marciais para criançasO Jiu-jitsu brasileiro é uma luta que pode ter tido seu início a cerca de 5.000 anos e que tem origem incerta, mas que tomou proporção mundial após chegar ao Brasil, através da família Gracie e que pode ser considerado como parte da cultura corporal, que baseia parte das aulas de educação física escolar. O presente trabalho tem o objetivo de identificar na literatura o Jiu-jitsu brasileiro como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física. Para alcançar tal objetivo foi utilizado um estudo de revisão bibliográfica. O aporte teórico utilizado nos mostra que apesar de ter se tornado parte da cultura do país e da confirmação como conteúdo da cultura corporal, a modalidade ainda sofre com preconceito e se depara com argumentos restritivos dos professores de educação física, mas apresenta também argumentos que superam os restritivos e possibilitam o trato de tal modalidade nas aulas do conteúdo lutas. Durante a análise dos textos identificamos que os autores trazem as três dimensões de conteúdo como possibilidade de trato das lutas e a partir delas também a possibilidade da inserção do Jiu-jitsu brasileiro nessas aulas. Conclui-se que o Jiu-jitsu brasileiro é sim uma possível ferramenta pedagógica para as aulas do conteúdo lutas na educação física escolar quando posto através das três dimensões de conteúdos trazidas pelos autores.Brazilian Jiu-Jitsu is a fight that may have had its beginnings about 5,000 years ago and is of uncertain origin, but which has taken on a worldwide scale after arriving in Brazil through the Gracie family and can be considered as part of body culture, which is one of the basis of physical education. The present work aims to identify Brazilian Jiu-jitsu as a pedagogical tool in physical education classes. To achieve this goal, a bibliographic review study was used. The theoretical contribution used shows that although it has become part of the culture of the country and have been confirmed as a content of body culture, the modality still suffers from prejudice and is faced with restrictive arguments of the physical education teachers, but also presents arguments that overcome the restrictive ones and allow the treatment of such modality in the content of fight classes. During the analysis of the texts we identified that the authors bring the three dimensions of content as a possibility of dealing with the fight as a content and from them also the possibility of insertion of Brazilian Jiu-jitsu in these classes. It is concluded that Brazilian Jiu-jitsu is rather a possible pedagogical tool for content classes fights in school physical education when put through the three dimensions of content brought by the authors.BrasilCosta, Marcos André Nuneshttp://lattes.cnpq.br/2739394540779281Maciel, Breno Henrique Moraes2019-09-03T13:09:23Z2019-09-03T13:09:23Z2019-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis28 f.application/pdfMACIEL, Breno Henrique Moraes. O Jiu-Jitsu brasileiro na educação física escolar: a arte suave como ferramenta pedagógica. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1416porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-09-03T13:09:25Zoai:dspace:123456789/1416Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-09-03T13:09:25Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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