A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química na perspectiva freiriana: uma proposta de oficina temática a partir dos crimes ambientais de Mariana e Brumadinho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Maria Eduarda Tavares de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4389
Resumo: A educação ainda é, por vezes, desenvolvida por processos de ensino e aprendizagem que exigem do estudante uma postura de passividade frente aos conhecimentos adquiridos. No contexto de superação dessa característica destaca-se a educação libertadora, defendida por Paulo Freire, que coloca a educação como prática para a liberdade, buscando uma conscientização política. Na perspectiva de Freire, este trabalho monográfico propôs uma articulação com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, considerando que ela tem como propósito a formação para a cidadania e a tomada de decisão frente às problemáticas sociais relativas às atividades científicas e tecnológicas Uma das possibilidades metodológicas para promover essa articulação é por meio de Oficinas Temáticas. As oficinas temáticas podem contribuir para a aprendizagem de conteúdos escolares contextualizados por meio da resolução de problemas acerca de um determinado tema. Quanto ao tema trabalhado na oficina temática, optou-se pelos dos crimes ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo propor uma oficina temática com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, na perspectiva freiriana, envolvendo dos crimes ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho para o ensino de Química no ensino médio. A proposta em tela foi elaborada considerando os três momentos pedagógicos de Delizoicov: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, abordando conteúdos químicos como: Substâncias, Misturas, Processos de Separação de Misturas, Metais Pesados, Tabela Periódica, Concentração e Estrutura da Matéria. A partir da descrição da oficina temática com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, que pressupõe um processo dialógico entre estudante e professor, sendo a figura do professor um mediador na construção do conhecimento e o conhecimento científico construído a partir das concepções prévias dos alunos, em concordância com a perspectiva freiriana de educação, pode-se dizer que o caminho teórico e metodológico desenhado tem potencialidade para o que se espera no ensino de Química, como, por exemplo, o desenvolvimento de uma consciência política por parte dos estudantes.
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Na perspectiva de Freire, este trabalho monográfico propôs uma articulação com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, considerando que ela tem como propósito a formação para a cidadania e a tomada de decisão frente às problemáticas sociais relativas às atividades científicas e tecnológicas Uma das possibilidades metodológicas para promover essa articulação é por meio de Oficinas Temáticas. As oficinas temáticas podem contribuir para a aprendizagem de conteúdos escolares contextualizados por meio da resolução de problemas acerca de um determinado tema. Quanto ao tema trabalhado na oficina temática, optou-se pelos dos crimes ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo propor uma oficina temática com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, na perspectiva freiriana, envolvendo dos crimes ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho para o ensino de Química no ensino médio. A proposta em tela foi elaborada considerando os três momentos pedagógicos de Delizoicov: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, abordando conteúdos químicos como: Substâncias, Misturas, Processos de Separação de Misturas, Metais Pesados, Tabela Periódica, Concentração e Estrutura da Matéria. A partir da descrição da oficina temática com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, que pressupõe um processo dialógico entre estudante e professor, sendo a figura do professor um mediador na construção do conhecimento e o conhecimento científico construído a partir das concepções prévias dos alunos, em concordância com a perspectiva freiriana de educação, pode-se dizer que o caminho teórico e metodológico desenhado tem potencialidade para o que se espera no ensino de Química, como, por exemplo, o desenvolvimento de uma consciência política por parte dos estudantes.Education is still, sometimes, developed by teaching and learning processes that de-mand from the student a passive attitude towards the acquired knowledge. In the con-text of overcoming this characteristic, the liberating education, defended by Paulo Freire, stands out, which places education as a practice for freedom, seeking political awareness. From Freire's perspective, this monographic work proposed an articulation with the Science-Technology-Society approach, considering that it has as its purpose the formation for citizenship and decision-making in the face of social problems related to scientific and technological activities One of the methodological possibilities for pro-moting this articulation is through Thematic Workshops. Thematic workshops can con-tribute to the learning of contextualized school content through the resolution of prob-lems about a certain theme. As for the theme worked in the thematic workshop, envi-ronmental crimes occurred in Mariana and Brumadinho were chosen. In this context, this research aimed to propose a thematic workshop with a Science-Technology-Soci-ety approach, from the Freirean perspective, involving environmental crimes that oc-curred in Mariana and Brumadinho for the teaching of Chemistry in high school. The proposal on screen was elaborated considering Delizoicov's three pedagogical mo-ments: initial problematization, knowledge organization and application of knowledge, approaching chemical contents such as: Substances, Mixtures, Mixture Separation Processes, Heavy Metals, Periodic Table, Concentration and Structure of the Matter. From the description of the thematic workshop with a Science-Technology-Society ap-proach, which presupposes a dialogic process between student and teacher, with the teacher being a mediator in the construction of knowledge and scientific knowledge built from the students' previous conceptions, in In agreement with the Freirean per-spective of education, it can be said that the theoretical and methodological path de-signed has potential for what is expected in the teaching of Chemistry, such as, for example, the development of a political awareness on the part of students.CAPESBrasilFirme, Ruth do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/2424831962164468http://lattes.cnpq.br/7234636790850019Moura, Maria Eduarda Tavares de2023-04-18T20:57:01Z2023-04-18T20:57:01Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfMoura, Maria Eduarda Tavares de. A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química na perspectiva freiriana: uma proposta de oficina temática a partir dos crimes ambientais de Mariana e Brumadinho. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4389porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-18T20:57:21Zoai:dspace:123456789/4389Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-18T20:57:21Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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