A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Juliany Ricardo Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2074
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise da metodologia DSOP sobre Educação Financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental. Buscamos observar como se desenvolve essa proposta didática no material comercializado pela editora DSOP na cidade do Recife. No estudo analisamos a visão de duas professoras e de um grupo de 10 alunos sobre o material. Esse processo foi trabalhado no sentido de validar um olhar crítico do material e observar como se comportam os alunos a partir de questionamentos sobre fatos apontados no seu cotidiano que estão relacionados à educação financeira, com base num consumo consciente, que se busca para evitar o desperdício. Utilizamos como base teórica alguns estudos já discutidos na literatura e os livros didáticos utilizados na metodologia DSOP pela editora. O trabalho é uma pesquisa de TCC que foi concretizada a partir do desejo de conhecer o tema e analisar como está sendo trabalhada essa prática nas escolas do ensino fundamental. A experiência foi realizada numa escola da rede particular. Os resultados apontam para uma descrição do processo de ensino da educação financeira no material didático explorado, permitiu analisar a importância da educação financeira como requisito para a formação crítica das crianças e o fato de como perceber questões do cotidiano que envolve tal saber na vida das crianças e ainda, se tal proposta orienta para questões sociais e de valores na perspectiva de um futuro saudável, consumo consciente e formação cidadã.
id UFRPE_db95937ea277bd41210e6ed003175727
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/2074
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamentalEducação financeiraConsumo (Economia)MetodologiaCidadaniaEste trabalho apresenta uma análise da metodologia DSOP sobre Educação Financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental. Buscamos observar como se desenvolve essa proposta didática no material comercializado pela editora DSOP na cidade do Recife. No estudo analisamos a visão de duas professoras e de um grupo de 10 alunos sobre o material. Esse processo foi trabalhado no sentido de validar um olhar crítico do material e observar como se comportam os alunos a partir de questionamentos sobre fatos apontados no seu cotidiano que estão relacionados à educação financeira, com base num consumo consciente, que se busca para evitar o desperdício. Utilizamos como base teórica alguns estudos já discutidos na literatura e os livros didáticos utilizados na metodologia DSOP pela editora. O trabalho é uma pesquisa de TCC que foi concretizada a partir do desejo de conhecer o tema e analisar como está sendo trabalhada essa prática nas escolas do ensino fundamental. A experiência foi realizada numa escola da rede particular. Os resultados apontam para uma descrição do processo de ensino da educação financeira no material didático explorado, permitiu analisar a importância da educação financeira como requisito para a formação crítica das crianças e o fato de como perceber questões do cotidiano que envolve tal saber na vida das crianças e ainda, se tal proposta orienta para questões sociais e de valores na perspectiva de um futuro saudável, consumo consciente e formação cidadã.This work presents a proposal to analyze the DSOP methodology of Financial Education in the 3rd and 4th year of elementary school. In which we seek to see how the methodology is developed, as well as the view of the teachers and some students, to emphasize the need for a critical view and that leads the students to question the facts of their daily life, based on a conscious consumption avoiding waste. We used as theoretical basis some students the textbooks of the DSOP and are search carried, out with some students and two teachers of the 3rd and 4th year of elementary schooI. We believe that this methodology not but also the importance of the same to the formation of the criticality of the children on the questions of their daily life and also on how to improve the prospects for a healthier future, with conscious consumption and basis for the fomentation of citizen ship.BrasilNascimento, Ross Alves dohttp://lattes.cnpq.br/3808993670250484http://lattes.cnpq.br/5067582449651215Pessoa, Juliany Ricardo Lopes2020-03-13T21:02:33Z2020-03-13T21:02:33Z2019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfPESSOA, Juliany Ricardo Lopes A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2074porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2020-03-13T21:02:34Zoai:dspace:123456789/2074Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122020-03-13T21:02:34Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental
title A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental
spellingShingle A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental
Pessoa, Juliany Ricardo Lopes
Educação financeira
Consumo (Economia)
Metodologia
Cidadania
title_short A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental
title_full A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental
title_fullStr A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental
title_sort A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental
author Pessoa, Juliany Ricardo Lopes
author_facet Pessoa, Juliany Ricardo Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Ross Alves do
http://lattes.cnpq.br/3808993670250484
http://lattes.cnpq.br/5067582449651215
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Juliany Ricardo Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Consumo (Economia)
Metodologia
Cidadania
topic Educação financeira
Consumo (Economia)
Metodologia
Cidadania
description Este trabalho apresenta uma análise da metodologia DSOP sobre Educação Financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental. Buscamos observar como se desenvolve essa proposta didática no material comercializado pela editora DSOP na cidade do Recife. No estudo analisamos a visão de duas professoras e de um grupo de 10 alunos sobre o material. Esse processo foi trabalhado no sentido de validar um olhar crítico do material e observar como se comportam os alunos a partir de questionamentos sobre fatos apontados no seu cotidiano que estão relacionados à educação financeira, com base num consumo consciente, que se busca para evitar o desperdício. Utilizamos como base teórica alguns estudos já discutidos na literatura e os livros didáticos utilizados na metodologia DSOP pela editora. O trabalho é uma pesquisa de TCC que foi concretizada a partir do desejo de conhecer o tema e analisar como está sendo trabalhada essa prática nas escolas do ensino fundamental. A experiência foi realizada numa escola da rede particular. Os resultados apontam para uma descrição do processo de ensino da educação financeira no material didático explorado, permitiu analisar a importância da educação financeira como requisito para a formação crítica das crianças e o fato de como perceber questões do cotidiano que envolve tal saber na vida das crianças e ainda, se tal proposta orienta para questões sociais e de valores na perspectiva de um futuro saudável, consumo consciente e formação cidadã.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
2020-03-13T21:02:33Z
2020-03-13T21:02:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PESSOA, Juliany Ricardo Lopes A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2074
identifier_str_mv PESSOA, Juliany Ricardo Lopes A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120137906585600