A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/860 |
Resumo: | Esse trabalho teve como foco discutir a contação de histórias nos anos finais da educação infantil, bem como suas contribuições pedagógicas, lançando um olhar específico para os professores dos grupos IV e V da educação básica, em uma escola municipal localizada na cidade do Recife-PE. Como objetivo geral buscamos compreender a importância da prática de contação de histórias enquanto recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem, bem como o seu aspecto lúdico e imaginativo, e, mais especificamente, a) compreender como os livros de literatura infantil contribuem no desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita dos estudantes; e b) observar se os objetivos didáticos do docente são alcançados à medida que ele lança mão do instrumento pedagógico da contação de histórias.. Sendo esse um estudo de natureza qualitativa, buscamos construir um dispositivo metodológico que, dentre outros instrumentos, utilizou-se da análise de conteúdo para produzir uma análise descritivo-analítica das narrativas de três professores entrevistados que trabalham com a contação de histórias junto aos seus aprendizes. Por fim, a nossa pesquisa constatou a utilidade e a funcionalidade da contação de histórias como instrumento psicopedagógico que abre possibilidades no campo cognitivo e de interação mútua entre o professor e o estudante. Além de demonstrar ser bastante útil não só para o desenvolvimento da leitura e escrita nas crianças, mas também para o despertar de outras habilidades significativas a outros campos do aprendizado, sobretudo a formação cidadã. |
id |
UFRPE_dcfe5d56f60ffb652442227b11306a9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/860 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagemEducação infantil - Recife (PE)Arte de contar históriasCrianças - Livros e leituraConhecimento e aprendizagemEsse trabalho teve como foco discutir a contação de histórias nos anos finais da educação infantil, bem como suas contribuições pedagógicas, lançando um olhar específico para os professores dos grupos IV e V da educação básica, em uma escola municipal localizada na cidade do Recife-PE. Como objetivo geral buscamos compreender a importância da prática de contação de histórias enquanto recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem, bem como o seu aspecto lúdico e imaginativo, e, mais especificamente, a) compreender como os livros de literatura infantil contribuem no desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita dos estudantes; e b) observar se os objetivos didáticos do docente são alcançados à medida que ele lança mão do instrumento pedagógico da contação de histórias.. Sendo esse um estudo de natureza qualitativa, buscamos construir um dispositivo metodológico que, dentre outros instrumentos, utilizou-se da análise de conteúdo para produzir uma análise descritivo-analítica das narrativas de três professores entrevistados que trabalham com a contação de histórias junto aos seus aprendizes. Por fim, a nossa pesquisa constatou a utilidade e a funcionalidade da contação de histórias como instrumento psicopedagógico que abre possibilidades no campo cognitivo e de interação mútua entre o professor e o estudante. Além de demonstrar ser bastante útil não só para o desenvolvimento da leitura e escrita nas crianças, mas também para o despertar de outras habilidades significativas a outros campos do aprendizado, sobretudo a formação cidadã.This work focused on discussing storytelling in the last days of preschool, as well as their pedagogical contributions, giving a specific look to the teachers of the groups IV and V of Elementary School of preschool, in a municipal school. Recife PE. As a general goal we seek to understand the practice of continuing a career as a facilitator in the teaching and learning process, as well as its playful and imaginative appearance, and more specifically, a) how children's literature books contribute to the development of reading and student writing; and b) to observe the didactic objectives of the teacher are reached as he uses the pedagogical instrument of storytelling. Being this a study of the qualitative nature, we sought a methodological protocol that, from other instruments, was used from content analysis to a descriptive-analytical analysis of the narratives of three interviewed teachers who work with storytelling with their learners. Finally, the research consisted of a utility and a feature of story-keeping as a psycho-pedagogical tool that opens up possibilities in the cognitive field and interaction between teacher and student. Besides showing that it is a little useful for the development of reading and writing in children, but also for the awakening of the help of other languages, other fields of learning, especially for a new way of life.BrasilAlves, Bruno Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/8856941415871205http://lattes.cnpq.br/8297422717781216Assis, Leonardo José Nunes de2019-04-02T18:32:17Z2019-04-02T18:32:17Z2019-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47 f.application/pdfASSIS, Leonardo José Nunes de. A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/860porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-05-30T14:14:37Zoai:dspace:123456789/860Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-05-30T14:14:37Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem |
title |
A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem Assis, Leonardo José Nunes de Educação infantil - Recife (PE) Arte de contar histórias Crianças - Livros e leitura Conhecimento e aprendizagem |
title_short |
A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem |
title_full |
A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem |
title_sort |
A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem |
author |
Assis, Leonardo José Nunes de |
author_facet |
Assis, Leonardo José Nunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Bruno Fernandes http://lattes.cnpq.br/8856941415871205 http://lattes.cnpq.br/8297422717781216 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Leonardo José Nunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil - Recife (PE) Arte de contar histórias Crianças - Livros e leitura Conhecimento e aprendizagem |
topic |
Educação infantil - Recife (PE) Arte de contar histórias Crianças - Livros e leitura Conhecimento e aprendizagem |
description |
Esse trabalho teve como foco discutir a contação de histórias nos anos finais da educação infantil, bem como suas contribuições pedagógicas, lançando um olhar específico para os professores dos grupos IV e V da educação básica, em uma escola municipal localizada na cidade do Recife-PE. Como objetivo geral buscamos compreender a importância da prática de contação de histórias enquanto recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem, bem como o seu aspecto lúdico e imaginativo, e, mais especificamente, a) compreender como os livros de literatura infantil contribuem no desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita dos estudantes; e b) observar se os objetivos didáticos do docente são alcançados à medida que ele lança mão do instrumento pedagógico da contação de histórias.. Sendo esse um estudo de natureza qualitativa, buscamos construir um dispositivo metodológico que, dentre outros instrumentos, utilizou-se da análise de conteúdo para produzir uma análise descritivo-analítica das narrativas de três professores entrevistados que trabalham com a contação de histórias junto aos seus aprendizes. Por fim, a nossa pesquisa constatou a utilidade e a funcionalidade da contação de histórias como instrumento psicopedagógico que abre possibilidades no campo cognitivo e de interação mútua entre o professor e o estudante. Além de demonstrar ser bastante útil não só para o desenvolvimento da leitura e escrita nas crianças, mas também para o despertar de outras habilidades significativas a outros campos do aprendizado, sobretudo a formação cidadã. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-02T18:32:17Z 2019-04-02T18:32:17Z 2019-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ASSIS, Leonardo José Nunes de. A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/860 |
identifier_str_mv |
ASSIS, Leonardo José Nunes de. A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277156841226240 |