Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Nataly Santana Luna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/819
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem por objetivo geral analisar a formação inicial oferecida pelo curso de Pedagogia da UAG-UFRPE com base na percepção dos egressos, como objetivos específicos busca investigar as percepções dos egressos do curso de Pedagogia da UAG-UFRPE sobre sua formação inicial na Educação Infantil e verificar a atuação dos egressos no nível da Educação Infantil. A pesquisa foi documental, de tipo exploratória e abordagem quantitativa e qualitativa, para obtenção dos resultados foi utilizado um questionário. Os resultados apresentados neste trabalho são um recorte de uma pesquisa que realizei no PIBIC intitulado “Os egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE dizem sua palavra: a formação inicial em debate”. A pesquisa foi realizada com os egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG-UFRPE. Ao total a universidade possuía até a finalização da pesquisa 366 egressos que foram contactados através de e-mail, Whatsapp e Facebook, chegando 59 respostas para análise. Os dados revelaram que os egressos se sentem satisfeitos com a formação oferecida no curso de Pedagogia da UAG-UFRPE na Educação Infantil, principalmente na parte teórica, mas algumas lacunas foram apontadas, principalmente a falta de uma certa concepção de prática no curso. Dentre as sugestões destacaram-se maior carga horária de estágio, eventos e a implantação de um laboratório escola, que mais se destacou, afirmando mais uma vez a necessidade de mais prática no curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG-UFRPE. Finalizando, este trabalho aponta uma contribuição para professores, gestores e coordenadores para reflexão de suas práticas através da avaliação dos egressos que estão atuando ou não na Educação Infantil.
id UFRPE_e2513aefdd87a1ff6089d67bdf0417d5
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/819
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPEEducação de criançasProfessores - formaçãoO presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem por objetivo geral analisar a formação inicial oferecida pelo curso de Pedagogia da UAG-UFRPE com base na percepção dos egressos, como objetivos específicos busca investigar as percepções dos egressos do curso de Pedagogia da UAG-UFRPE sobre sua formação inicial na Educação Infantil e verificar a atuação dos egressos no nível da Educação Infantil. A pesquisa foi documental, de tipo exploratória e abordagem quantitativa e qualitativa, para obtenção dos resultados foi utilizado um questionário. Os resultados apresentados neste trabalho são um recorte de uma pesquisa que realizei no PIBIC intitulado “Os egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE dizem sua palavra: a formação inicial em debate”. A pesquisa foi realizada com os egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG-UFRPE. Ao total a universidade possuía até a finalização da pesquisa 366 egressos que foram contactados através de e-mail, Whatsapp e Facebook, chegando 59 respostas para análise. Os dados revelaram que os egressos se sentem satisfeitos com a formação oferecida no curso de Pedagogia da UAG-UFRPE na Educação Infantil, principalmente na parte teórica, mas algumas lacunas foram apontadas, principalmente a falta de uma certa concepção de prática no curso. Dentre as sugestões destacaram-se maior carga horária de estágio, eventos e a implantação de um laboratório escola, que mais se destacou, afirmando mais uma vez a necessidade de mais prática no curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG-UFRPE. Finalizando, este trabalho aponta uma contribuição para professores, gestores e coordenadores para reflexão de suas práticas através da avaliação dos egressos que estão atuando ou não na Educação Infantil.The purpose of this study, has the general objective of analyzing the initial formation offered by the Pedagogy course UAG-UFRPE based on the perception of the graduates, as specific objectives seeks to investigate the perceptions of the graduates of the UAG-UFRPE Pedagogy course on their initial formation in Early Childhood Education and verify the performance of the graduates at the level of Education Child. The research was documentary and bibliographical, of exploratory type and quantitative and qualitative approach, to obtain the results a questionnaire was used as instrument of collection. The results presented in this work are a summary of a research that I conducted in PIBIC entitled "Graduates of the Degree in Pedagogy of UAG / UFRPE say their word: the initial formation in debate." The research was carried out with the graduates of the UAG-UFRPE Undergraduate Program in Pedagogy, to the total the university had up to the completion of the survey 366 graduates who were contacted through email, Whatsapp and Facebook, arriving 59 answers for analysis. The data revealed that the graduates are satisfied with the training offered in the UAG-UFRPE Pedagogy course in Early Childhood Education, mainly in the theoretical part, but some shortcomings were pointed out, mainly the lack of a certain conception of practice in the course. Among the suggestions brought were a greater number of hours of internship, events and the implementation of a school laboratory, which stood out more, affirming once again the need for more practice in the degree course in Pedagogy of UAG-UFRPE. Finally, this work came to bring a contribution to teachers, managers and coordinators to reflect their practices through the evaluation of alumni who are working or not in Early Childhood Education.BrasilAlencar, Anderson Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/7321602447120816http://lattes.cnpq.br/9517716593738845Cavalcante, Nataly Santana Luna2019-03-18T17:43:20Z2019-03-18T17:43:20Z2018-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfCAVALCANTE, Nataly Santana Luna. Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE. 2018. 56 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/819porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T20:11:56Zoai:dspace:123456789/819Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T20:11:56Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE
title Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE
spellingShingle Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE
Cavalcante, Nataly Santana Luna
Educação de crianças
Professores - formação
title_short Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE
title_full Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE
title_fullStr Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE
title_full_unstemmed Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE
title_sort Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE
author Cavalcante, Nataly Santana Luna
author_facet Cavalcante, Nataly Santana Luna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alencar, Anderson Fernandes de
http://lattes.cnpq.br/7321602447120816
http://lattes.cnpq.br/9517716593738845
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Nataly Santana Luna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Professores - formação
topic Educação de crianças
Professores - formação
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem por objetivo geral analisar a formação inicial oferecida pelo curso de Pedagogia da UAG-UFRPE com base na percepção dos egressos, como objetivos específicos busca investigar as percepções dos egressos do curso de Pedagogia da UAG-UFRPE sobre sua formação inicial na Educação Infantil e verificar a atuação dos egressos no nível da Educação Infantil. A pesquisa foi documental, de tipo exploratória e abordagem quantitativa e qualitativa, para obtenção dos resultados foi utilizado um questionário. Os resultados apresentados neste trabalho são um recorte de uma pesquisa que realizei no PIBIC intitulado “Os egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE dizem sua palavra: a formação inicial em debate”. A pesquisa foi realizada com os egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG-UFRPE. Ao total a universidade possuía até a finalização da pesquisa 366 egressos que foram contactados através de e-mail, Whatsapp e Facebook, chegando 59 respostas para análise. Os dados revelaram que os egressos se sentem satisfeitos com a formação oferecida no curso de Pedagogia da UAG-UFRPE na Educação Infantil, principalmente na parte teórica, mas algumas lacunas foram apontadas, principalmente a falta de uma certa concepção de prática no curso. Dentre as sugestões destacaram-se maior carga horária de estágio, eventos e a implantação de um laboratório escola, que mais se destacou, afirmando mais uma vez a necessidade de mais prática no curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG-UFRPE. Finalizando, este trabalho aponta uma contribuição para professores, gestores e coordenadores para reflexão de suas práticas através da avaliação dos egressos que estão atuando ou não na Educação Infantil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
2019-03-18T17:43:20Z
2019-03-18T17:43:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Nataly Santana Luna. Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE. 2018. 56 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/819
identifier_str_mv CAVALCANTE, Nataly Santana Luna. Formação de professores para a educação infantil: um olhar dos egressos do Curso de Pedagogia da UAG-UFRPE. 2018. 56 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1792624384880410624