A música na educação infantil: intervenção com o livro didático Bandinha DÓ RÉ MI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jaíne de Siqueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2033
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo intervir com música em uma escola de Educação Infantil Municipal de Garanhuns através do livro didático intitulado: BANDINHA DÓ RÉ MI, Método de Musicalização Infantil. Para tanto, buscamos observar se ele está adequado à Proposta Educacional Infantil do Município de Garanhuns, referente ao que deve ser trabalhado em sala de aula com música. Procuramos identificar, através de entrevistas, como está sendo trabalhada a música na Educação Infantil, na referida escola. Aplicamos, na sala da Educação Infantil II, algumas atividades do livro “BANDINHA DÓ RÉ MI”, durante a disciplina de Estágio I, quando utilizamos uma sequência didática com musicalização, elaborada por nós, que continha em alguns momentos a intervenção com o livro. Por fim, analisamos e discutimos os resultados encontrados. Realizamos a entrevista com três professoras da Educação Infantil, que não possuíam formação musical. Através da entrevista e das observações, percebemos que a música não era trabalhada em seus aspectos específicos, como por exemplo, som, silêncio e ritmo, como sugeria a proposta do Município de Garanhuns utilizada pela escola. Constatamos que as professoras não utilizavam nenhum livro didático, apesar de existirem livros com esse tema na sala de leitura da escola. Observamos, ainda, que os livros encontrados não contemplavam totalmente a Proposta Municipal, pois trabalhavam os aspectos específicos da música separadamente. A partir dessas observações e levantamentos bibliográficos, foram realizadas três intervenções, usando o livro BANDINHA DÓ RÉ MI, para introdução dos primeiros conhecimentos dos aspectos musicais específicos com as crianças. Como resultados desta intervenção, conseguimos demonstrar que o livro sugerido atende às especificidades da Proposta Municipal e pode orientar as professoras sem formação musical quanto à prática de musicalização na Educação Infantil. Por meio das atividades, percebemos que as crianças compreenderam o que era ritmo, som, silêncio e notação musical, entre outros aspectos. Por fim, a partir da apresentação de um coral dos alunos, acompanhados por instrumentos confeccionados por eles, observou-se uma integração e socialização entre os alunos e também professoras. Com isso concluímos que é possível introduzir, na Educação Infantil, a música com suas especificidades, uma vez que as crianças conseguiram apreender os assuntos sem dificuldades, além de demonstrar que é possível o professor lecionar com música, mesmo sem ter uma formação específica, baseando-se apenas em alguns bons direcionamentos do livro.
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Realizamos a entrevista com três professoras da Educação Infantil, que não possuíam formação musical. Através da entrevista e das observações, percebemos que a música não era trabalhada em seus aspectos específicos, como por exemplo, som, silêncio e ritmo, como sugeria a proposta do Município de Garanhuns utilizada pela escola. Constatamos que as professoras não utilizavam nenhum livro didático, apesar de existirem livros com esse tema na sala de leitura da escola. Observamos, ainda, que os livros encontrados não contemplavam totalmente a Proposta Municipal, pois trabalhavam os aspectos específicos da música separadamente. A partir dessas observações e levantamentos bibliográficos, foram realizadas três intervenções, usando o livro BANDINHA DÓ RÉ MI, para introdução dos primeiros conhecimentos dos aspectos musicais específicos com as crianças. Como resultados desta intervenção, conseguimos demonstrar que o livro sugerido atende às especificidades da Proposta Municipal e pode orientar as professoras sem formação musical quanto à prática de musicalização na Educação Infantil. Por meio das atividades, percebemos que as crianças compreenderam o que era ritmo, som, silêncio e notação musical, entre outros aspectos. Por fim, a partir da apresentação de um coral dos alunos, acompanhados por instrumentos confeccionados por eles, observou-se uma integração e socialização entre os alunos e também professoras. Com isso concluímos que é possível introduzir, na Educação Infantil, a música com suas especificidades, uma vez que as crianças conseguiram apreender os assuntos sem dificuldades, além de demonstrar que é possível o professor lecionar com música, mesmo sem ter uma formação específica, baseando-se apenas em alguns bons direcionamentos do livro.This research aimed to intervene with music in a Garanhuns Municipal Kindergarten through the textbook titled: BANDINHA DÓ RÉ MI, Method of Children's Musicalization. To this end, we seek to observe if it is appropriate to the Children's Educational Proposal of the Municipality of Garanhuns, regarding what should be worked in the classroom with music. We sought to identify, through interviews, how music is being worked on in kindergarten in that school. We applied, in the kindergarten room II, some activities of the book “BANDINHA DÓ RÉ MI”, during the Stage I discipline, when we used a didactic sequence with musicalization, elaborated by us, which contained in some moments the intervention with the book. Finally, we analyze and discuss the results found. We conducted the interview with three preschool teachers who had no musical education. Through the interview and the observations, we realized that the music was not worked on its specific aspects, such as sound, silence and rhythm, as suggested by the Garanhuns Municipality proposal used by the school. We found that the teachers did not use any textbook, although there are books with this theme in the reading room of the school. We also observed that the books found did not fully contemplate the Municipal Proposal, as they worked the specific aspects of music separately. From these observations and bibliographic surveys, three interventions were made, using the book BANDINHA DÓ RÉ MI, to introduce the first knowledge of the specific musical aspects with the children. As a result of this intervention, we can demonstrate that the suggested book meets the specificities of the Municipal Proposal and can guide teachers without musical training regarding the practice of musicalization in early childhood education. Through the activities, we realized that the children understood what was rhythm, sound, silence and musical notation, among other aspects. Finally, from the presentation of a choir of the students, accompanied by instruments made by them, there was an integration and socialization between the students and also teachers. With this we conclude that it is possible to introduce, in the kindergarten, the music with its specificities, since the children were able to grasp the subjects without difficulties, besides demonstrating that it is possible the teacher to teach with music, even without having a specific formation, based on only in some good directions of the book.BrasilSouza Júnior, Cláudio Galvão dehttp://lattes.cnpq.br/6819587873371892http://lattes.cnpq.br/4962378893474390Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbregahttp://lattes.cnpq.br/6266838424159082Santos, Jaíne de Siqueira2020-03-04T20:18:40Z2020-03-04T20:18:40Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfSANTOS, Jaíne de Siqueira. A música na educação infantil: intervenção com o livro didático Bandinha DÓ RÉ MI. 2019. 75 f. 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