A representação de música brasileira nos livros didáticos de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nisiane Franklin da
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/1889
Resumo: O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a música brasileira é representada nos livros didáticos de música direcionados para a escola do Ensino Básico e produzidos no Brasil nas décadas de 60 e 70. A escolha desse período é justificada por ser nessas décadas que a música brasileira é apresentada como conteúdo nos livros didáticos de forma mais acentuada do que em outros períodos. Tendo como referencial teórico-metodológico o conceito de representação de R. Chartier, o estudo procurou abarcar as concepções explícitas e implícitas, relativo a idéias, valores e intenções que perpassam nos textos e imagens, permitindo compreender o porquê de certas escolhas referentes a determinados conteúdos, em detrimento de outros, da forma como são abordados nos livros didáticos, bem como identificar os cânones eleitos para representar estilos, gêneros musicais, compositores, obras e épocas da música brasileira.
id URGS_dc01a3acd4d4651abb738960d403521b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1889
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Nisiane Franklin daSouza, Jusamara Vieira de2007-06-06T17:18:57Z2002http://hdl.handle.net/10183/1889000361056O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a música brasileira é representada nos livros didáticos de música direcionados para a escola do Ensino Básico e produzidos no Brasil nas décadas de 60 e 70. A escolha desse período é justificada por ser nessas décadas que a música brasileira é apresentada como conteúdo nos livros didáticos de forma mais acentuada do que em outros períodos. Tendo como referencial teórico-metodológico o conceito de representação de R. Chartier, o estudo procurou abarcar as concepções explícitas e implícitas, relativo a idéias, valores e intenções que perpassam nos textos e imagens, permitindo compreender o porquê de certas escolhas referentes a determinados conteúdos, em detrimento de outros, da forma como são abordados nos livros didáticos, bem como identificar os cânones eleitos para representar estilos, gêneros musicais, compositores, obras e épocas da música brasileira.The present research aimed to analyse how brazilian music is represented in Elementary School didatic books of music as well as their production in Brazil in the sixties and seventies. The decision on chosing such time period relies on the fact that in these decades brazilian music is introduced as pedagogical content in didatic material, in a more stressed way than before. Under the theorical - metodological reference the concept of representation of It. Chartier, the study has tried to hold both explicit and implicit concepts, concerning ideas, values and intentions which can be perceived in texts and images, allowing both comprehension and reason why certain content selections are taken inspite of others, the way in which these contents are approached in didatic books as well as identifying the canons elected to represent styles, music genders, composers, works and brazilian music epochs.application/pdfporMúsica : Livros didáticos : BrasilA representação de música brasileira nos livros didáticos de músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000361056.pdf000361056.pdfTexto completoapplication/pdf26966057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1889/1/000361056.pdf87984ce6396259c040baf4e902de809dMD51TEXT000361056.pdf.txt000361056.pdf.txtExtracted Texttext/plain158143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1889/2/000361056.pdf.txte8b9c232c07bfbb509da011b924e0c1fMD52THUMBNAIL000361056.pdf.jpg000361056.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1889/3/000361056.pdf.jpge9edbda7a35a235a48da8f8a06e6ac5eMD5310183/18892018-10-16 09:32:35.571oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1889Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:32:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação de música brasileira nos livros didáticos de música
title A representação de música brasileira nos livros didáticos de música
spellingShingle A representação de música brasileira nos livros didáticos de música
Silva, Nisiane Franklin da
Música : Livros didáticos : Brasil
title_short A representação de música brasileira nos livros didáticos de música
title_full A representação de música brasileira nos livros didáticos de música
title_fullStr A representação de música brasileira nos livros didáticos de música
title_full_unstemmed A representação de música brasileira nos livros didáticos de música
title_sort A representação de música brasileira nos livros didáticos de música
author Silva, Nisiane Franklin da
author_facet Silva, Nisiane Franklin da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nisiane Franklin da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
contributor_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Música : Livros didáticos : Brasil
topic Música : Livros didáticos : Brasil
description O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a música brasileira é representada nos livros didáticos de música direcionados para a escola do Ensino Básico e produzidos no Brasil nas décadas de 60 e 70. A escolha desse período é justificada por ser nessas décadas que a música brasileira é apresentada como conteúdo nos livros didáticos de forma mais acentuada do que em outros períodos. Tendo como referencial teórico-metodológico o conceito de representação de R. Chartier, o estudo procurou abarcar as concepções explícitas e implícitas, relativo a idéias, valores e intenções que perpassam nos textos e imagens, permitindo compreender o porquê de certas escolhas referentes a determinados conteúdos, em detrimento de outros, da forma como são abordados nos livros didáticos, bem como identificar os cânones eleitos para representar estilos, gêneros musicais, compositores, obras e épocas da música brasileira.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:18:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/1889
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000361056
url http://hdl.handle.net/10183/1889
identifier_str_mv 000361056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1889/1/000361056.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1889/2/000361056.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1889/3/000361056.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 87984ce6396259c040baf4e902de809d
e8b9c232c07bfbb509da011b924e0c1f
e9edbda7a35a235a48da8f8a06e6ac5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085008318136320