Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Fernando Augusto de Araujo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3759
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio revela desafios quanto aos processos de ensino e aprendizagem em relação às práticas de leitura e escrita, sobretudo, no contexto da cultura digital. Os educadores precisam motivar os discentes da EJA - Ensino Médio, visando à ampliação de práticas de letramentos em sintonia com as demandas da sociedade tecnológica. Na atual era das fake news, trabalhar com o gênero notícia pode se transformar em uma estratégia didática importante para a formação de leitores críticos, especialmente, se considerando o contexto da EJA. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é propor o gênero textual notícia, veiculado em meios digitais, como estratégia para motivar as práticas de letramentos dos discentes da EJA no Ensino Médio. Como aporte teórico, priorizamos abordagens que discutem as orientações curriculares para EJA e as noções de letramento. Em termos metodológicos, a pesquisa se deu em uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica. Os instrumentos utilizados para a coleta dos conteúdos foram a leitura de obras científicas, livros, legislações pertinentes e relatório, sejam nas formas física ou digital, assim como a observação e a comparação de pesquisas sobre o conteúdo abordado. Com base nas reflexões realizadas, sugerimos uma sequência didática para a EJA do Ensino Médio, com foco na articulação entre a temática da Pandemia de Covid-19 e o gênero notícia como recursos importantes para oportunizar práticas de letramentos significativas e em sintonia com as demandas da cultura digital.
id UFRPE_e4a183e10878bd7513dfe2740320f53f
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3759
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológicaLetramentoEducação de jovens e adultosNotíciaGêneros textuaisTecnologias digitaisA Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio revela desafios quanto aos processos de ensino e aprendizagem em relação às práticas de leitura e escrita, sobretudo, no contexto da cultura digital. Os educadores precisam motivar os discentes da EJA - Ensino Médio, visando à ampliação de práticas de letramentos em sintonia com as demandas da sociedade tecnológica. Na atual era das fake news, trabalhar com o gênero notícia pode se transformar em uma estratégia didática importante para a formação de leitores críticos, especialmente, se considerando o contexto da EJA. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é propor o gênero textual notícia, veiculado em meios digitais, como estratégia para motivar as práticas de letramentos dos discentes da EJA no Ensino Médio. Como aporte teórico, priorizamos abordagens que discutem as orientações curriculares para EJA e as noções de letramento. Em termos metodológicos, a pesquisa se deu em uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica. Os instrumentos utilizados para a coleta dos conteúdos foram a leitura de obras científicas, livros, legislações pertinentes e relatório, sejam nas formas física ou digital, assim como a observação e a comparação de pesquisas sobre o conteúdo abordado. Com base nas reflexões realizadas, sugerimos uma sequência didática para a EJA do Ensino Médio, com foco na articulação entre a temática da Pandemia de Covid-19 e o gênero notícia como recursos importantes para oportunizar práticas de letramentos significativas e em sintonia com as demandas da cultura digital.BrasilSilva, Ivanda Maria Martinshttp://lattes.cnpq.br/5694169644237772http://lattes.cnpq.br/8436216704557833Cavalcante, Fernando Augusto de Araujo2023-01-18T13:44:12Z2023-01-18T13:44:12Z2020-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis14 f.application/pdfCAVALCANTE, Fernando Augusto de Araujo. Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica. 2020. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3759porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-01-18T13:44:19Zoai:dspace:123456789/3759Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-01-18T13:44:19Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica
title Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica
spellingShingle Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica
Cavalcante, Fernando Augusto de Araujo
Letramento
Educação de jovens e adultos
Notícia
Gêneros textuais
Tecnologias digitais
title_short Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica
title_full Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica
title_fullStr Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica
title_full_unstemmed Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica
title_sort Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica
author Cavalcante, Fernando Augusto de Araujo
author_facet Cavalcante, Fernando Augusto de Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ivanda Maria Martins
http://lattes.cnpq.br/5694169644237772
http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Fernando Augusto de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Educação de jovens e adultos
Notícia
Gêneros textuais
Tecnologias digitais
topic Letramento
Educação de jovens e adultos
Notícia
Gêneros textuais
Tecnologias digitais
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio revela desafios quanto aos processos de ensino e aprendizagem em relação às práticas de leitura e escrita, sobretudo, no contexto da cultura digital. Os educadores precisam motivar os discentes da EJA - Ensino Médio, visando à ampliação de práticas de letramentos em sintonia com as demandas da sociedade tecnológica. Na atual era das fake news, trabalhar com o gênero notícia pode se transformar em uma estratégia didática importante para a formação de leitores críticos, especialmente, se considerando o contexto da EJA. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é propor o gênero textual notícia, veiculado em meios digitais, como estratégia para motivar as práticas de letramentos dos discentes da EJA no Ensino Médio. Como aporte teórico, priorizamos abordagens que discutem as orientações curriculares para EJA e as noções de letramento. Em termos metodológicos, a pesquisa se deu em uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica. Os instrumentos utilizados para a coleta dos conteúdos foram a leitura de obras científicas, livros, legislações pertinentes e relatório, sejam nas formas física ou digital, assim como a observação e a comparação de pesquisas sobre o conteúdo abordado. Com base nas reflexões realizadas, sugerimos uma sequência didática para a EJA do Ensino Médio, com foco na articulação entre a temática da Pandemia de Covid-19 e o gênero notícia como recursos importantes para oportunizar práticas de letramentos significativas e em sintonia com as demandas da cultura digital.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-11
2023-01-18T13:44:12Z
2023-01-18T13:44:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Fernando Augusto de Araujo. Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica. 2020. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3759
identifier_str_mv CAVALCANTE, Fernando Augusto de Araujo. Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica. 2020. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 14 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120141406732288