Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paula Priscila Monteiro da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4399
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo desenvolver propostas didáticas na abordagem CTS para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. Nessa perspectiva, as etapas metodológicas foram: levantamento e seleção das TS; descrição das TS selecionadas; organização dos conteúdos CTS; e desenvolvimento das propostas didáticas. Foram selecionadas quatro TS de diferentes áreas, a saber: energia, educação, meio ambiente e alimentação. As TS selecionadas foram: Biodigestor Sertanejo; Projeto De olho na água, A Trama de Algodão que transforma; e Agricultura urbana e a Revolução dos baldinhos. Espera-se que as propostas didáticas desenvolvidas possam contribuir para o ensino de Química quando pretende-se implementar a Abordagem CTS em sala de aula e considera-se a tecnologia social como ferramenta de inclusão social. Além disso, tais propostas podem contribuir para o desenvolvimento de um ensino de Química com caráter interdisciplinar, dialogando com outras áreas do conhecimento.
id UFRPE_e621e9f8e56997af3424aeb3cae12753
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4399
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais.Química - Estudo e ensinoCiência, tecnologia e sociedade (CTS)DidáticaTecnologias sociaisO presente trabalho teve como objetivo desenvolver propostas didáticas na abordagem CTS para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. Nessa perspectiva, as etapas metodológicas foram: levantamento e seleção das TS; descrição das TS selecionadas; organização dos conteúdos CTS; e desenvolvimento das propostas didáticas. Foram selecionadas quatro TS de diferentes áreas, a saber: energia, educação, meio ambiente e alimentação. As TS selecionadas foram: Biodigestor Sertanejo; Projeto De olho na água, A Trama de Algodão que transforma; e Agricultura urbana e a Revolução dos baldinhos. Espera-se que as propostas didáticas desenvolvidas possam contribuir para o ensino de Química quando pretende-se implementar a Abordagem CTS em sala de aula e considera-se a tecnologia social como ferramenta de inclusão social. Além disso, tais propostas podem contribuir para o desenvolvimento de um ensino de Química com caráter interdisciplinar, dialogando com outras áreas do conhecimento.BrasilFirme, Ruth do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/1991208361955032http://lattes.cnpq.br/7234636790850019Silva, Paula Priscila Monteiro da2023-04-19T15:49:35Z2023-04-19T15:49:35Z2021-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfSilva, Paula Priscila Monteiro da. Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4399porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-19T15:50:16Zoai:dspace:123456789/4399Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-19T15:50:16Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais.
title Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais.
spellingShingle Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais.
Silva, Paula Priscila Monteiro da
Química - Estudo e ensino
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Didática
Tecnologias sociais
title_short Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais.
title_full Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais.
title_fullStr Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais.
title_full_unstemmed Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais.
title_sort Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais.
author Silva, Paula Priscila Monteiro da
author_facet Silva, Paula Priscila Monteiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Firme, Ruth do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/1991208361955032
http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paula Priscila Monteiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Didática
Tecnologias sociais
topic Química - Estudo e ensino
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Didática
Tecnologias sociais
description O presente trabalho teve como objetivo desenvolver propostas didáticas na abordagem CTS para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. Nessa perspectiva, as etapas metodológicas foram: levantamento e seleção das TS; descrição das TS selecionadas; organização dos conteúdos CTS; e desenvolvimento das propostas didáticas. Foram selecionadas quatro TS de diferentes áreas, a saber: energia, educação, meio ambiente e alimentação. As TS selecionadas foram: Biodigestor Sertanejo; Projeto De olho na água, A Trama de Algodão que transforma; e Agricultura urbana e a Revolução dos baldinhos. Espera-se que as propostas didáticas desenvolvidas possam contribuir para o ensino de Química quando pretende-se implementar a Abordagem CTS em sala de aula e considera-se a tecnologia social como ferramenta de inclusão social. Além disso, tais propostas podem contribuir para o desenvolvimento de um ensino de Química com caráter interdisciplinar, dialogando com outras áreas do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-08
2023-04-19T15:49:35Z
2023-04-19T15:49:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Paula Priscila Monteiro da. Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4399
identifier_str_mv Silva, Paula Priscila Monteiro da. Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277151037358080