Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4399 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo desenvolver propostas didáticas na abordagem CTS para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. Nessa perspectiva, as etapas metodológicas foram: levantamento e seleção das TS; descrição das TS selecionadas; organização dos conteúdos CTS; e desenvolvimento das propostas didáticas. Foram selecionadas quatro TS de diferentes áreas, a saber: energia, educação, meio ambiente e alimentação. As TS selecionadas foram: Biodigestor Sertanejo; Projeto De olho na água, A Trama de Algodão que transforma; e Agricultura urbana e a Revolução dos baldinhos. Espera-se que as propostas didáticas desenvolvidas possam contribuir para o ensino de Química quando pretende-se implementar a Abordagem CTS em sala de aula e considera-se a tecnologia social como ferramenta de inclusão social. Além disso, tais propostas podem contribuir para o desenvolvimento de um ensino de Química com caráter interdisciplinar, dialogando com outras áreas do conhecimento. |
id |
UFRPE_e621e9f8e56997af3424aeb3cae12753 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4399 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais.Química - Estudo e ensinoCiência, tecnologia e sociedade (CTS)DidáticaTecnologias sociaisO presente trabalho teve como objetivo desenvolver propostas didáticas na abordagem CTS para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. Nessa perspectiva, as etapas metodológicas foram: levantamento e seleção das TS; descrição das TS selecionadas; organização dos conteúdos CTS; e desenvolvimento das propostas didáticas. Foram selecionadas quatro TS de diferentes áreas, a saber: energia, educação, meio ambiente e alimentação. As TS selecionadas foram: Biodigestor Sertanejo; Projeto De olho na água, A Trama de Algodão que transforma; e Agricultura urbana e a Revolução dos baldinhos. Espera-se que as propostas didáticas desenvolvidas possam contribuir para o ensino de Química quando pretende-se implementar a Abordagem CTS em sala de aula e considera-se a tecnologia social como ferramenta de inclusão social. Além disso, tais propostas podem contribuir para o desenvolvimento de um ensino de Química com caráter interdisciplinar, dialogando com outras áreas do conhecimento.BrasilFirme, Ruth do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/1991208361955032http://lattes.cnpq.br/7234636790850019Silva, Paula Priscila Monteiro da2023-04-19T15:49:35Z2023-04-19T15:49:35Z2021-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfSilva, Paula Priscila Monteiro da. Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4399porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-19T15:50:16Zoai:dspace:123456789/4399Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-19T15:50:16Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. |
title |
Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. |
spellingShingle |
Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. Silva, Paula Priscila Monteiro da Química - Estudo e ensino Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Didática Tecnologias sociais |
title_short |
Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. |
title_full |
Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. |
title_fullStr |
Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. |
title_full_unstemmed |
Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. |
title_sort |
Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. |
author |
Silva, Paula Priscila Monteiro da |
author_facet |
Silva, Paula Priscila Monteiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Firme, Ruth do Nascimento http://lattes.cnpq.br/1991208361955032 http://lattes.cnpq.br/7234636790850019 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paula Priscila Monteiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química - Estudo e ensino Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Didática Tecnologias sociais |
topic |
Química - Estudo e ensino Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Didática Tecnologias sociais |
description |
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver propostas didáticas na abordagem CTS para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. Nessa perspectiva, as etapas metodológicas foram: levantamento e seleção das TS; descrição das TS selecionadas; organização dos conteúdos CTS; e desenvolvimento das propostas didáticas. Foram selecionadas quatro TS de diferentes áreas, a saber: energia, educação, meio ambiente e alimentação. As TS selecionadas foram: Biodigestor Sertanejo; Projeto De olho na água, A Trama de Algodão que transforma; e Agricultura urbana e a Revolução dos baldinhos. Espera-se que as propostas didáticas desenvolvidas possam contribuir para o ensino de Química quando pretende-se implementar a Abordagem CTS em sala de aula e considera-se a tecnologia social como ferramenta de inclusão social. Além disso, tais propostas podem contribuir para o desenvolvimento de um ensino de Química com caráter interdisciplinar, dialogando com outras áreas do conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-08 2023-04-19T15:49:35Z 2023-04-19T15:49:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Paula Priscila Monteiro da. Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4399 |
identifier_str_mv |
Silva, Paula Priscila Monteiro da. Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
56 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277151037358080 |