Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hora, Maria das Graças da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4304
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral compreender práticas pedagógicas exitosas de uma professora polivalente, no 2º ano de Ensino do Fundamental-I em uma escola da rede pública municipal de Camaragibe - Pernambuco. Para tanto, elencamos os objetivos específicos que foram: descrever a rotina do 2º ano do Ensino Fundamental I; analisar as estratégias de ensino da docente no cotidiano escolar e as atividades desenvolvidas durante as aulas observadas. A fundamentação teórica está baseada nos estudos sobre práticas pedagógicas e polivalência de autores como Cunha (1989), Cruz e Neto (2012) e Franco (2016). A metodologia utilizada foi de perspectiva qualitativa em que analisamos a prática de uma docente através de dez observações em sala de aula, entrevista e aplicação de questionário. Como resultados percebemos que a docente tinha uma prática pedagógica exitosa permeada de uma rotina sistemática e organizada, com realização de atividades diversas, estratégias de ensino variadas e um planejamento flexível. Acreditamos que outro elemento importante para uma prática pedagógica de sucesso é o planejamento das atividades e do ambiente da sala de aula. Diante desses aspectos constamos que a docente demonstrou em sua prática pedagógica habilidades metodológicas eficientes e eficazes que ocasionam práticas docentes bem sucedidas.
id UFRPE_e822f9caa97761ae05cff31b9868b6fc
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4304
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental.Prática pedagógicaEnsino fundamentalEste trabalho tem como objetivo geral compreender práticas pedagógicas exitosas de uma professora polivalente, no 2º ano de Ensino do Fundamental-I em uma escola da rede pública municipal de Camaragibe - Pernambuco. Para tanto, elencamos os objetivos específicos que foram: descrever a rotina do 2º ano do Ensino Fundamental I; analisar as estratégias de ensino da docente no cotidiano escolar e as atividades desenvolvidas durante as aulas observadas. A fundamentação teórica está baseada nos estudos sobre práticas pedagógicas e polivalência de autores como Cunha (1989), Cruz e Neto (2012) e Franco (2016). A metodologia utilizada foi de perspectiva qualitativa em que analisamos a prática de uma docente através de dez observações em sala de aula, entrevista e aplicação de questionário. Como resultados percebemos que a docente tinha uma prática pedagógica exitosa permeada de uma rotina sistemática e organizada, com realização de atividades diversas, estratégias de ensino variadas e um planejamento flexível. Acreditamos que outro elemento importante para uma prática pedagógica de sucesso é o planejamento das atividades e do ambiente da sala de aula. Diante desses aspectos constamos que a docente demonstrou em sua prática pedagógica habilidades metodológicas eficientes e eficazes que ocasionam práticas docentes bem sucedidas.This work has as general objective to understand successful pedagogical practices of a polyvalent teacher, in the 2nd year of teaching of elementary-I in a school of the municipal public network of Camaragibe - Pernambuco. For that, we list the specific objectives that were: to describe the routine of the 2nd year of elementary school I; to analyze the teaching strategies of the teacher in the school routine and the activities developed during the observed classes. The theoretical foundation is based on studies on pedagogical practices and versatility by authors such as Cunha (1989), Cruz and Neto (2012) and Franco (2016). The methodology used was from a qualitative perspective in which we analyzed the practice of a teacher through ten observations in the classroom, an interview and the application of a questionnaire. As a result, we realized that the teacher had a successful pedagogical practice permeated by a systematic and organized routine, with different activities, varied teaching strategies and flexible planning. We believe that another important element for a successful pedagogical practice is the planning of activities and the classroom environment. In view of these aspects, we find that the teacher demonstrated in her pedagogical practice efficient and effective methodological skills that cause successful teaching practices.BrasilSilva, Fabiana Cristina dahttp://lattes.cnpq.br/5617761821418113http://lattes.cnpq.br/6908776370908653Hora, Maria das Graças da2023-03-31T19:12:52Z2023-03-31T19:12:52Z2019-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfHora, Maria das Graças da. Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4304porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-31T19:13:06Zoai:dspace:123456789/4304Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-31T19:13:06Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental.
title Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental.
spellingShingle Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental.
Hora, Maria das Graças da
Prática pedagógica
Ensino fundamental
title_short Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental.
title_full Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental.
title_fullStr Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental.
title_full_unstemmed Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental.
title_sort Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental.
author Hora, Maria das Graças da
author_facet Hora, Maria das Graças da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fabiana Cristina da
http://lattes.cnpq.br/5617761821418113
http://lattes.cnpq.br/6908776370908653
dc.contributor.author.fl_str_mv Hora, Maria das Graças da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Ensino fundamental
topic Prática pedagógica
Ensino fundamental
description Este trabalho tem como objetivo geral compreender práticas pedagógicas exitosas de uma professora polivalente, no 2º ano de Ensino do Fundamental-I em uma escola da rede pública municipal de Camaragibe - Pernambuco. Para tanto, elencamos os objetivos específicos que foram: descrever a rotina do 2º ano do Ensino Fundamental I; analisar as estratégias de ensino da docente no cotidiano escolar e as atividades desenvolvidas durante as aulas observadas. A fundamentação teórica está baseada nos estudos sobre práticas pedagógicas e polivalência de autores como Cunha (1989), Cruz e Neto (2012) e Franco (2016). A metodologia utilizada foi de perspectiva qualitativa em que analisamos a prática de uma docente através de dez observações em sala de aula, entrevista e aplicação de questionário. Como resultados percebemos que a docente tinha uma prática pedagógica exitosa permeada de uma rotina sistemática e organizada, com realização de atividades diversas, estratégias de ensino variadas e um planejamento flexível. Acreditamos que outro elemento importante para uma prática pedagógica de sucesso é o planejamento das atividades e do ambiente da sala de aula. Diante desses aspectos constamos que a docente demonstrou em sua prática pedagógica habilidades metodológicas eficientes e eficazes que ocasionam práticas docentes bem sucedidas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
2023-03-31T19:12:52Z
2023-03-31T19:12:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Hora, Maria das Graças da. Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4304
identifier_str_mv Hora, Maria das Graças da. Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120143900246016