O trabalho docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Pernambuco – IFPE: intensificação e a precarização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/996 |
Resumo: | A pesquisa teve como principal objetivo analisar as condições de precarização do trabalho docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Para isso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: o primeiro foi o levantamento bibliográfico na área da Sociologia do Trabalho e Educação, a fim de contextualizar a pesquisa e conceber seu referencial teórico e o segundo a análise de dados primários a partir dos questionários respondidos eletronicamente pelos docentes. Ressalta-se que foram utilizados os dados coletados no âmbito do projeto de pesquisa “A expansão dos Institutos Federais de Educação: perfil político-ideológico e condições de trabalho dos docentes da Educação Básica, Técnica e Tecnológica” desenvolvido na Fundação Joaquim Nabuco. As mudanças no campo da Educação Profissional e Tecnológica e a reestruturação e expansão da Rede Federal tiveram impactos sobre o trabalho dos docentes dos Institutos Federais, tendo em vista que a criação de novos regimentos legais e normativos e a configuração de uma nova cultura institucional provocaram novos ritmos e sentidos para o trabalho docente, o qual se caracteriza pelo envolvimento em diferentes atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Tal processo tem levado, continuamente, os professores a conviverem com uma intensificação do trabalho que não se limita a jornada na instituição, mas que incide em outros tempos e espaços de âmbito privado. |
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