VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS MAIS INFLUENTES NAS VENDAS DE MÓVEIS NO VAREJO BRASILEIRO: análise do período de 2005 a 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Roraima - RARR |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/4852 |
Resumo: | O setor do varejo de mobiliário acompanhou proporcionalmente o crescimento econômico e social do Brasil entre os anos de 2005 a 2012. Porém, esse mesmo mercado sofre com a crise econômica instalada desde 2014, mostrando ser sensível às mudanças macroeconômicas. Esta pesquisa busca identificar os fatores macroeconômicos que se correlacionam com as vendas de mobiliário no varejo brasileiro e as variáveis que são estatisticamente relevantes para explicar as variações do mercado. Como método de pesquisa, foram testadas séries temporais macroeconômicas, utilizando-se testes no modelo de regressão linear múltipla pelo método dos mínimos quadrados ordinários (MQO) para definição do modelo de melhor aderência e robustez estatística. Os resultados apresentaram como variáveis estatisticamente significantes ao modelo a taxa básica de juros (SELIC Over), a massa salarial nacional e o índice de confiança do consumidor. O modelo apresentou-se coerente com a literatura vigente sobre a influência macroeconômica nas vendas no varejo. |
id |
UFRR-2_75e240a84def1cd522537bace5f76cbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/4852 |
network_acronym_str |
UFRR-2 |
network_name_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository_id_str |
|
spelling |
VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS MAIS INFLUENTES NAS VENDAS DE MÓVEIS NO VAREJO BRASILEIRO: análise do período de 2005 a 2016Fatores macroeconômicosVendaVarejoMercado varejista de móveisO setor do varejo de mobiliário acompanhou proporcionalmente o crescimento econômico e social do Brasil entre os anos de 2005 a 2012. Porém, esse mesmo mercado sofre com a crise econômica instalada desde 2014, mostrando ser sensível às mudanças macroeconômicas. Esta pesquisa busca identificar os fatores macroeconômicos que se correlacionam com as vendas de mobiliário no varejo brasileiro e as variáveis que são estatisticamente relevantes para explicar as variações do mercado. Como método de pesquisa, foram testadas séries temporais macroeconômicas, utilizando-se testes no modelo de regressão linear múltipla pelo método dos mínimos quadrados ordinários (MQO) para definição do modelo de melhor aderência e robustez estatística. Os resultados apresentaram como variáveis estatisticamente significantes ao modelo a taxa básica de juros (SELIC Over), a massa salarial nacional e o índice de confiança do consumidor. O modelo apresentou-se coerente com a literatura vigente sobre a influência macroeconômica nas vendas no varejo.Universidade Federal de Roraima2018-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAdFapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/485210.18227/2237-8057rarr.v8i2.4852Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 8 No. 2 (2018); 351-363Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 8 Núm. 2 (2018); 351-363Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 8 n. 2 (2018); 351-3632237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/4852/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Administração de Roraima - RARRinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Leonardo Parma deLeitão Júnior, José Fábio ZaneliDemartini, Kellen2018-12-29T00:45:24Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4852Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2018-12-29T00:45:24Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS MAIS INFLUENTES NAS VENDAS DE MÓVEIS NO VAREJO BRASILEIRO: análise do período de 2005 a 2016 |
title |
VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS MAIS INFLUENTES NAS VENDAS DE MÓVEIS NO VAREJO BRASILEIRO: análise do período de 2005 a 2016 |
spellingShingle |
VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS MAIS INFLUENTES NAS VENDAS DE MÓVEIS NO VAREJO BRASILEIRO: análise do período de 2005 a 2016 Lima, Leonardo Parma de Fatores macroeconômicos Venda Varejo Mercado varejista de móveis |
title_short |
VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS MAIS INFLUENTES NAS VENDAS DE MÓVEIS NO VAREJO BRASILEIRO: análise do período de 2005 a 2016 |
title_full |
VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS MAIS INFLUENTES NAS VENDAS DE MÓVEIS NO VAREJO BRASILEIRO: análise do período de 2005 a 2016 |
title_fullStr |
VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS MAIS INFLUENTES NAS VENDAS DE MÓVEIS NO VAREJO BRASILEIRO: análise do período de 2005 a 2016 |
title_full_unstemmed |
VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS MAIS INFLUENTES NAS VENDAS DE MÓVEIS NO VAREJO BRASILEIRO: análise do período de 2005 a 2016 |
title_sort |
VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS MAIS INFLUENTES NAS VENDAS DE MÓVEIS NO VAREJO BRASILEIRO: análise do período de 2005 a 2016 |
author |
Lima, Leonardo Parma de |
author_facet |
Lima, Leonardo Parma de Leitão Júnior, José Fábio Zaneli Demartini, Kellen |
author_role |
author |
author2 |
Leitão Júnior, José Fábio Zaneli Demartini, Kellen |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Leonardo Parma de Leitão Júnior, José Fábio Zaneli Demartini, Kellen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fatores macroeconômicos Venda Varejo Mercado varejista de móveis |
topic |
Fatores macroeconômicos Venda Varejo Mercado varejista de móveis |
description |
O setor do varejo de mobiliário acompanhou proporcionalmente o crescimento econômico e social do Brasil entre os anos de 2005 a 2012. Porém, esse mesmo mercado sofre com a crise econômica instalada desde 2014, mostrando ser sensível às mudanças macroeconômicas. Esta pesquisa busca identificar os fatores macroeconômicos que se correlacionam com as vendas de mobiliário no varejo brasileiro e as variáveis que são estatisticamente relevantes para explicar as variações do mercado. Como método de pesquisa, foram testadas séries temporais macroeconômicas, utilizando-se testes no modelo de regressão linear múltipla pelo método dos mínimos quadrados ordinários (MQO) para definição do modelo de melhor aderência e robustez estatística. Os resultados apresentaram como variáveis estatisticamente significantes ao modelo a taxa básica de juros (SELIC Over), a massa salarial nacional e o índice de confiança do consumidor. O modelo apresentou-se coerente com a literatura vigente sobre a influência macroeconômica nas vendas no varejo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AdF |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/4852 10.18227/2237-8057rarr.v8i2.4852 |
url |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/4852 |
identifier_str_mv |
10.18227/2237-8057rarr.v8i2.4852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/4852/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Administração de Roraima - RARR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Administração de Roraima - RARR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 8 No. 2 (2018); 351-363 Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 8 Núm. 2 (2018); 351-363 Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 8 n. 2 (2018); 351-363 2237-8057 reponame:Revista de Administração de Roraima - RARR instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
collection |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
rarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com |
_version_ |
1799769917316136960 |