Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Juliano Paz
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122296
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
id UFSC_5f3aeafba1813d0fd401cc28cd7d19f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122296
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006Variáveis macroeconômicasVendas de varejoPolítica econômicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.O consumo no Brasil vem atravessando nos últimos anos uma fase de grandes mudanças. Existe forte suscetibilidade do setor varejista à política econômica. O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000 a 2006. Conhecer a influência dessas variáveis macroeconômicas sobre o comportamento das vendas de varejo pode ser um indicador de tendência de vendas de grande importância ao setor varejista nacional. Dentre os dados analisados, a conclusão é de que os fatores, índice de inflação (IPCA), taxa de juros (Selic), taxa de câmbio real – dólar americano, rendimento médio real do trabalho principal, PIB, volume de crédito à pessoa física e taxa de juros do crédito à pessoa física apresentam influência relevante sobre o volume de vendas do varejo brasileiro no período entre os anos de 2000 a 2006. Os fatores, índice de horas trabalhadas na indústria, nível de utilização da capacidade instalada e índice de produção industrial aparentam ter sido influenciados pelo volume de vendas do varejo brasileiro no período, porém o oposto também poderia ser verdadeiro. Todos os fatores analisados concentram seu núcleo de influência no trimestre atual ou com 1 trimestre de defasagem. Exceto, o índice de inflação (IPCA) que apresenta núcleo central de influência entre 1 e 2 trimestres de defasagem.FlorianópolisMeurer, RobertoUniversidade Federal de Santa CatarinaRabelo, Juliano Paz2014-07-30T16:09:37Z2014-07-30T16:09:37Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122296porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-30T16:09:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122296Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-30T16:09:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006
title Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006
spellingShingle Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006
Rabelo, Juliano Paz
Variáveis macroeconômicas
Vendas de varejo
Política econômica
title_short Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006
title_full Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006
title_fullStr Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006
title_full_unstemmed Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006
title_sort Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006
author Rabelo, Juliano Paz
author_facet Rabelo, Juliano Paz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meurer, Roberto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Juliano Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Variáveis macroeconômicas
Vendas de varejo
Política econômica
topic Variáveis macroeconômicas
Vendas de varejo
Política econômica
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2014-07-30T16:09:37Z
2014-07-30T16:09:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122296
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652416259719168