Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122296 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
id |
UFSC_5f3aeafba1813d0fd401cc28cd7d19f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122296 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006Variáveis macroeconômicasVendas de varejoPolítica econômicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.O consumo no Brasil vem atravessando nos últimos anos uma fase de grandes mudanças. Existe forte suscetibilidade do setor varejista à política econômica. O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000 a 2006. Conhecer a influência dessas variáveis macroeconômicas sobre o comportamento das vendas de varejo pode ser um indicador de tendência de vendas de grande importância ao setor varejista nacional. Dentre os dados analisados, a conclusão é de que os fatores, índice de inflação (IPCA), taxa de juros (Selic), taxa de câmbio real – dólar americano, rendimento médio real do trabalho principal, PIB, volume de crédito à pessoa física e taxa de juros do crédito à pessoa física apresentam influência relevante sobre o volume de vendas do varejo brasileiro no período entre os anos de 2000 a 2006. Os fatores, índice de horas trabalhadas na indústria, nível de utilização da capacidade instalada e índice de produção industrial aparentam ter sido influenciados pelo volume de vendas do varejo brasileiro no período, porém o oposto também poderia ser verdadeiro. Todos os fatores analisados concentram seu núcleo de influência no trimestre atual ou com 1 trimestre de defasagem. Exceto, o índice de inflação (IPCA) que apresenta núcleo central de influência entre 1 e 2 trimestres de defasagem.FlorianópolisMeurer, RobertoUniversidade Federal de Santa CatarinaRabelo, Juliano Paz2014-07-30T16:09:37Z2014-07-30T16:09:37Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122296porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-30T16:09:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122296Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-30T16:09:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006 |
title |
Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006 |
spellingShingle |
Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006 Rabelo, Juliano Paz Variáveis macroeconômicas Vendas de varejo Política econômica |
title_short |
Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006 |
title_full |
Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006 |
title_fullStr |
Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006 |
title_full_unstemmed |
Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006 |
title_sort |
Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006 |
author |
Rabelo, Juliano Paz |
author_facet |
Rabelo, Juliano Paz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meurer, Roberto Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rabelo, Juliano Paz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Variáveis macroeconômicas Vendas de varejo Política econômica |
topic |
Variáveis macroeconômicas Vendas de varejo Política econômica |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2014-07-30T16:09:37Z 2014-07-30T16:09:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122296 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
56 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652416259719168 |